Abstract:
O surgimento dos Massive Open Online Courses(MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação, pois possibilitam a democratização do conhecimento em contextos formais ou informais para alunos dispersos geograficamente sem prérequisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um MOOC Adaptativo, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. Este trabalho visa contribuir como fonte de pesquisa sobre as limitações e problemas típicos dos MOOCs os quaisse consideram a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos, no processo de adaptação, que frequentam os cursos mencionados. A prova de conceito dá-se com a apresentação de uma ferramenta aberta baseada na solução proposta de criação de um MOOC adaptativo.Este trabalho apresenta,ainda,os resultados de uma revisão da literatura efetuada nas bases de dados bibliográficos referentes ao tema proposto. O levantamento bibliográfico foi realizado com o objetivo de identificar as atuais barreiras e desafios que podem afetar a aprendizagem em Massive Open Online Courses (MOOCs) e interferir na conclusão de um curso. Os resultados permitiram reconhecer os principais fatores que atuam como barreiras,obstáculos linguísticos, barreiras de interação, fatores dos estudantes e aspectos tecnológicos. No campo dos desafios foram identificados vários para a aprendizagem em MOOCs, integrar a aprendizagem online no ensino tradicional,elevado número de participantes,produção de conteúdos, comportamento de estudantes, avaliação da aprendizagem e implementação de MOOCs.
The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has caused a real revolution in traditional educational methods. Due to their large expansion, MOOCs currently represent one of the main resources for universal access to education, as they enable the democratization of knowledge in formal or informal contexts for geographically dispersed students without prerequisites. However, this type of course still faces challenges and distrust regarding high dropout rates, pedagogical effectiveness and doubts about what and how to study. In this context, this paper presents the evaluation of an Adaptive MOOC, which uses context-sensitive techniques, associated with learning styles for automatic generation of Adaptive and Custom MOOCs. This paper aims to contribute as a source of research on the limitations and typical problems of MOOCs which consider the identification of learning styles and preferences of students in the adaptation process, who attend the mentioned courses. The proof of concept comes with the presentation of an open tool based on the proposed solution of creating an adaptive MOOC. This paper also presents the results of a literature review performed in the bibliographic databases related to the proposed theme. The literature review was conducted to identify current barriers and challenges that may affect learning in Massive Open Online Courses (MOOCs) and interfere with the completion of a course. The results allowed us to recognize the main factors that act as barriers, language barriers, interaction barriers, student factors and technological aspects. In the field of challenges, several were identified for learning in MOOCs, integrating online learning into traditional education, high numbers of participants, content production, student behavior, learning assessment and implementation of MOOCs.