A dor do inocente: implicações do racismo para a criança negra

Fiabani, Adelmir; Fiabani, Tainá

Abstract:

 
Em tempos de discussões sobre a obrigatoriedade ou não do psicólogo nas escolas, nossas experiências no campo da Educação e da Psicologia nos levaram a produzir esta reflexão sobre o racismo e seus efeitos, sobretudo, as consequências sobre o processo de formação identitária, aproveitamento/rendimento escolar e processos de adoecimento. Somos uma nação que se construiu tendo a escravidão como base do sistema econômico e ordenamento social. As consequências deste sistema ainda se fazem sentir, como chagas abertas em um corpo doente. O racismo, a exclusão, a discriminação e o preconceito são males que precisamos combater diariamente. A Psicologia Clínica tem função essencial no processo de restituir a saúde mental das vítimas do racismo. A Psicologia Social deverá atuar como orientadora das práticas pedagógicas sadias e acolhedoras, que tornem o ambiente escolar prazeroso para todas as crianças. Há muito que fazer para erradicar o racismo da nossa sociedade. Para este artigo, revisamos alguns estudos publicados na área da Educação e da Saúde Mental. O objetivo principal desta pesquisa consiste em compreender e analisar os efeitos do racismo e da discriminação no psiquico da criança negra e, consequentemente, suas implicações sobre o rendimento escolar. Concluímos que o racismo afeta o comportamento da criança negra e é um dos causadores, possivelmente o basilar, do adoecimento mental.
 
En tiempos de discusiones sobre si se requiere o no al psicólogo en las escuelas, nuestras experiencias en el campo de la educación y la psicología nos han llevado a producir esta reflexión sobre el racismo y sus efectos, especialmente las consecuencias en el proceso de formación, uso / desempeño de la identidad. procesos escolares y de enfermedad. Somos una nación construida sobre la esclavitud como base del sistema económico y el orden social. Las consecuencias de este sistema todavía se sienten, como llagas abiertas en un cuerpo enfermo. El racismo, la exclusión, la discriminación y los prejuicios son males que debemos combatir a diario. La psicología clínica desempeña un papel esencial en el proceso de restauración de la salud mental de las víctimas del racismo. La psicología social debe actuar como una guía para prácticas pedagógicas saludables y acogedoras que hagan que el ambiente escolar sea agradable para todos los niños. Hay mucho por hacer para erradicar el racismo de nuestra sociedad. Para este artículo, revisamos algunos estudios publicados en el área de Educación y Salud Mental. El principal objetivo de esta investigación es comprender y analizar los efectos del racismo y la discriminación en el psíquico de los niños negros y, en consecuencia, sus implicaciones en el desempeño escolar. Concluimos que el racismo afecta el comportamiento de los niños negros y es una de las causas, posiblemente la basilar, de la enfermedad mental.
 
O In times of discussions about whether or not psychologists are required in schools, our experiences in the field of Education and Psychology have led us to produce this reflection on racism and its effects, above all, the consequences on the process of identity formation, use / performance school and illness processes. We are a nation that was built on slavery as the basis of the economic system and social order. The consequences of this system are still felt, like open sores on a sick body. Racism, exclusion, discrimination and prejudice are evils that we need to combat daily. Clinical Psychology plays an essential role in the process of restoring the mental health of victims of racism. Social Psychology should act as a guide for healthy and welcoming pedagogical practices that make the school environment pleasant for all children. There is much to be done to eradicate racism from our society. For this article, we reviewed some studies published in the area of Education and Mental Health. The main objective of this research is to understand and analyze the effects of racism and discrimination on the psychic of black children and, consequently, its implications on school performance. We conclude that racism affects the behavior of black children and is one of the causes, possibly the basilar one, of mental illness.
 

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