Formação política e competência técnica na educação superior das mulheres: um olhar sobre as professoras ativistas da marcha mundial das mulheres em Caruaru-PE

Lage, Allene Carvalho; Macêdo, Perycles

Abstract:

 
Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco teórico, pretendemos distinguir competência técnica de tecnicismo a partir das contribuições de Dermeval Saviani, bem como apresentar as reflexões de Florestan Fernandes sobre a formação política de docentes. O estudo de campo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados empíricos, que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que a formação política dessas professoras, construída a partir de marcos teóricos e imersões nos movimentos sociais, pode resultar em uma práxis docente insurgente e não acomodada, que procura antecipar o progresso social ao invés de esperá-lo.
 
Este artículo tiene como objetivo comprender cómo la formación política y la competencia técnica han influido en la trayectoria de las docentes activistas de la Marcha Mundial de las Mujeres en Caruaru-PE. En el marco teórico pretendemos distinguir la competencia técnica del tecnicismo a partir de los aportes de Dermeval Saviani, así como presentar las reflexiones de Florestan Fernandes sobre la formación política de los docentes. El estudio de campo se realizó a través de un enfoque cualitativo y utilizó la entrevista semiestructurada para adquirir los datos empíricos que se trabajaron a través del análisis de contenido. Los resultados de la investigación muestran que la formación política de estos docentes, construida a partir de marcos teóricos e inmersiones en movimientos sociales, puede resultar en una praxis docente insurgente e inconforme que busca anticipar el progreso social en lugar de esperarlo
 
Thisarticle aims to understand how political formation and technical competence influence the professional trajectory of activist teachers of the World March of Women in Caruaru-PE. We intend to distinguish technical competence from technicality based on the contributions of Dermeval Saviani and present Florestan Fernandes' reflections on the political formation of teachers. The field study was based on a qualitative approach and used the semi-structured interview to acquire the empirical data worked through content analysis. Search result shows that the political formation of these teachers, constructed through theoretical references and immersions in social movements, it can result in an insurgent and non-conformed teaching praxis, which intends to anticipatesocial progress instead of waiting for it.
 

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