O discurso de ódio em tempos de pós-verdade: barreiras à prática pedagógica em prol das identidades dissidentes

Paranhos, William Roslindo

Abstract:

 
Tempos de pós-verdade. Tempos em que o ódio é incutido nos discursos e torna-se verdade. Este é o panorama que vivenciamos no Brasil de 2021 e que atinge todas as pessoas que nele vivem (mesmo aquelas que não percebem). As identidades dissidentes do padrãocisheteronormativo, por sua vez, são atacadas de forma ainda mais expressiva, junto de outras minorias, dado o fato de serem compreendidas como aquelas que vão contra à natureza ou à norma estabelecida. O presente artigo objetiva trazer reflexões e problematizações acerca do cenário atual baseando-se em uma autoetnografia desenhada sobre uma situação vivida pela pessoa autora. Verificou-se que a disseminação de ódio está banalizada, mas que, ainda que sejam utilizadas de práticas violentas, estas não são compreendidas pelas pessoas como tais, o que, por si só, surge como uma grande barreira ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que opere em prol da educação cidadã, pela diversidade e não opressora.
 
Tiempos de la post-verdad. Tiempos en los que el odio se inculca en discursos y se hace realidad Este es el panorama que vivimos en Brasil en 2021 y que afecta a todas las personas que viven allí (incluso a las que no se dan cuenta). Las identidades disidentes del patrón cisheteronormativo, a su vez, son atacadas de manera aún más expresiva, con otras minorías, dado que se entienden como aquellas que van en contra de la naturaleza o la norma establecida. El presente artículo tiene como objetivo traer reflexiones y problematizaciones sobre el escenario actual basado en una autoetnografía extraída de una situación vivida por el autor. Se constató que la diseminación del odio está trivializada, pero que, incluso si se utilizan en prácticas violentas, estos no son entendidos por la gente como tales, lo que, en sí mismo, lo cual, en sí mismo, aparece como una gran barrera para el desarrollo del trabajo pedagógico que trabaje a favor de la educación ciudadana, por la diversidad y no opresiva.
 
Post-Truth Times. Times when hate is instilled in speeches and becomes true.Thisis the panorama that we experience in Brazil in 2021 and that affects all the people who live there (even those who don't realize it). The dissident identities of the cisheteronormative pattern, in turn, are attacked even more significantly, together withother minorities, given the fact that they are understood as those that go against nature or the established norm. This article aims to bring reflections and questions about the current scenario based on an autoethnography drawn on a situation experiencedby the author. It was found that the dissemination of hatred is trivialized, but that, even if violent practices are used, they are not understood by people as such, which, in itself, appears as a great barrier to the development of a pedagogical work that operates in favor of citizen education, through its diversity and not oppressive.
 

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