Gênero e educação: uma revisão sistematizada da literatura entre 2000 e 2018

Silva, Ester Carolina Martins da; Costa, Mariana Esteves da; Ribeiro, Luiz Paulo

Abstract:

 
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as produções acadêmicas (artigos) sobre a correlação Gênero e Educação entre os anos de 2000 e 2018. O percurso metodológico da pesquisa de análise sistemática de literatura empreendeu uma busca nas bases de dados da SciELO, PePSIC e Plataforma Capes. Os dados foram tratados através da leitura dos resumos dos artigos e a análise envolveu a estatística descritiva. Os resultados apontam mudanças no perfil das publicações no período estudado. Entre os principais achados da pesquisa está a incorporação de estudos voltados a crianças e adolescentes e a baixa presença de artigos que discutem gênero nos materiais didáticos.
 
Este artículo verificó las producciones académicas (artículos) sobre la correlación entre Género y Educación entre los años 2000 y 2018. El camino metodológico de la investigación de análisis sistemático de la literatura emprendió una búsqueda de materiales en portugués en las bases de datos de la plataforma SciELO, PePSIC y Capes. Los datos fueron tratados mediante la lectura de los resúmenes de los artículos y el análisis involucró estadística descriptiva. Los resultados indican un cambio en las publicaciones en el período estudiado. Entre los principales hallazgos de la investigación está la incorporación de estudios dirigidos a niños y adolescentes y la baja presencia de artículos que discutan género en los materiales didácticos.
 
This paper verified the academic productions (articles) on the correlation between Gender and Education between the years 2000 and 2018. The methodological path of systematic literature analysis research undertook a search for materials in Portuguese in the databases of SciELO, PePSIC and Capes platform. The data were treated by reading the abstracts of the articles and the analysis involved descriptive statistics. The results indicate a change in publications in the period studied. Among the main findings of the research is the incorporation of studies aimed at children and adolescents and the low presence of articles that discuss gender in the teaching materials.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p.429-457, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos