Show simple item record

dc.contributor.author Silva Junior, Alcidesio Oliveira da
dc.date.accessioned 2023-03-30T12:26:07Z
dc.date.available 2023-03-30T12:26:07Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.citation SILVA JUNIOR, A. O. “Eu gosto mais das coisas que brilham!”: e se gênero fosse um carnaval?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 169–196, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12958. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12958. Acesso em: 25 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10784
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.169-196, Jan./Jun. 2021. pt_BR
dc.description.abstract Um corpo minúsculo adentra a sala de aula. Contrastando com sua presença acanhada, uma lufada de desordem é provocada por Mário e seu vestido cor-de-rosa, dando luz a um silêncio atônito, assaltado, da ordem do ineditismo. Por meio de uma cartografia inspirada em Deleuze & Guattari, lanço-me ao curta-metragem Vestido Nuevo (2007) com uma pergunta: e se gênero fosse um Carnaval? Em diálogo com os Estudos Culturais da Educação e os Estudos da Performance, concluo o texto dizendo que Mário, como um currículo-performance, um corpo transviado, queer, anarquista, ensaia passos de frevo, de fervor, piruetas que fogem às investidas cinzentas do cotidiano heteronormativo. pt_BR
dc.description.abstract Un cuerpo diminuto entra al aula. En contraste con su tímida presencia, un soplo de desorden lo provocan Mario y su vestido rosa, dando luz a un silencio atónito, asaltado, del orden de la originalidad. A través de una cartografía inspirada en Deleuze & Guattari, me lanzo al cortometraje Vestido Nuevo (2007) con una pregunta: ¿y si el género fuera un Carnaval? En diálogo con los Estudios Culturales de Educación y Estudios de Performance, concluyo el texto diciendo que Mário, como currículum-performance, cuerpo fuera de lugar, queer, anarquista, ensaya pasos de frevo, de fervor, piruetas que escapan a la embestida gris da la vida cotidiana heteronormativa. pt_BR
dc.description.abstract A tiny body enters the classroom. In contrast to his sheepish presence, a breath of disorder is caused by Mário and his pink dress, giving light to an astonished, assaulted silence, of the order of originality. Through cartography inspired by Deleuze & Guattari, I launch myself into the short film Vestido Nuevo (2007) with a question: what if gender was a Carnival? In a dialogue with the Cultural Studies of Education and the Studies of Performance, I conclude the text by saying that Mário, as a performancecurriculum, a deviated body, queer, anarchist, rehearses steps of frevo, of fever, pirouettes that escape the gray onslaught of the heteronormative everyday life. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Estudos culturais pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Performance pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Estudios culturales pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Cultural Studies pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.title “Eu gosto mais das coisas que brilham!”: e se gênero fosse um carnaval? pt_BR
dc.title.alternative “¡Me gusta mas cosas que brillan!”: ¿y si el género fue un carnaval? pt_BR
dc.title.alternative “I like more things that shine!”: what if gender was a carnival? pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i1.12958 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record