dc.contributor.author |
Silva Junior, Alcidesio Oliveira da |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-30T12:26:07Z |
|
dc.date.available |
2023-03-30T12:26:07Z |
|
dc.date.issued |
2021-07-30 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA JUNIOR, A. O. “Eu gosto mais das coisas que brilham!”: e se gênero fosse um carnaval?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 169–196, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12958. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12958. Acesso em: 25 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10784 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.169-196, Jan./Jun. 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um corpo minúsculo adentra a sala de aula. Contrastando com sua presença acanhada,
uma lufada de desordem é provocada por Mário e seu vestido cor-de-rosa, dando luz a
um silêncio atônito, assaltado, da ordem do ineditismo. Por meio de uma cartografia
inspirada em Deleuze & Guattari, lanço-me ao curta-metragem Vestido Nuevo (2007)
com uma pergunta: e se gênero fosse um Carnaval? Em diálogo com os Estudos
Culturais da Educação e os Estudos da Performance, concluo o texto dizendo que
Mário, como um currículo-performance, um corpo transviado, queer, anarquista, ensaia
passos de frevo, de fervor, piruetas que fogem às investidas cinzentas do cotidiano
heteronormativo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Un cuerpo diminuto entra al aula. En contraste con su tímida presencia, un soplo de
desorden lo provocan Mario y su vestido rosa, dando luz a un silencio atónito, asaltado,
del orden de la originalidad. A través de una cartografía inspirada en Deleuze &
Guattari, me lanzo al cortometraje Vestido Nuevo (2007) con una pregunta: ¿y si el
género fuera un Carnaval? En diálogo con los Estudios Culturales de Educación y
Estudios de Performance, concluyo el texto diciendo que Mário, como currículum-performance, cuerpo fuera de lugar, queer, anarquista, ensaya pasos de frevo, de fervor,
piruetas que escapan a la embestida gris da la vida cotidiana heteronormativa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A tiny body enters the classroom. In contrast to his sheepish presence, a breath of
disorder is caused by Mário and his pink dress, giving light to an astonished, assaulted
silence, of the order of originality. Through cartography inspired by Deleuze &
Guattari, I launch myself into the short film Vestido Nuevo (2007) with a question: what
if gender was a Carnival? In a dialogue with the Cultural Studies of Education and the
Studies of Performance, I conclude the text by saying that Mário, as a performancecurriculum, a deviated body, queer, anarchist, rehearses steps of frevo, of fever,
pirouettes that escape the gray onslaught of the heteronormative everyday life. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Estudios culturales |
pt_BR |
dc.subject |
Género |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural Studies |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.title |
“Eu gosto mais das coisas que brilham!”: e se gênero fosse um carnaval? |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“¡Me gusta mas cosas que brillan!”: ¿y si el género fue un carnaval? |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“I like more things that shine!”: what if gender was a carnival? |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i1.12958 |
pt_BR |