“Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil

Morando, André; Souza, Nadia Geisa Silveira de; Santos, Paloma Nascimento dos

Abstract:

 
Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os sentidos atribuídos às famílias pelo grupo, nos inspiramos na netnografia, uma ramificação da etnografia, que tem como campo interações sociais, o universo online. Como ferramenta analítica recorremos aos estudos foucaultianos para conhecer as condições de emergência de determinadas verdades acerca das noções de famílias. A análise mostrou que a maioria das professoras, ainda que se pautando em preceitos da inclusão escolar, entendem a família a partir de papéis bem definidos, como o do pai e o da mãe. Tal entendimento enquadra outras conformações dentro de tal lógica. Assim, ainda que a maioria das professoras reconheça outras conformações como possíveis, a forma de torná-las inteligíveis é a partir da ótica dos papéis sociais de gênero atribuídos ao masculino e ao feminino. Nesse sentido, a escola opera como um espaço de criação de corpos e de condutas ao instituir verdades fixadas em um suposto destino biológico que marca os corpos.
 
En este artículo, analizamos la red de declaraciones sobre la familia y los padres en un grupo virtual de Facebook, que reúne a personas vinculadas a la Educación Infantil. Para conocerlos significados que el grupo atribuye a las familias, nos inspira la netnografía, una rama de la etnografía, que tiene interaccionessociales, el universo en línea como su campo. Como herramienta analítica, recurrimos a los estudios foucaultianos para conocer las condiciones de emergencia de ciertas verdades sobre las nociones de familia. El análisis mostró que la mayoría de los maestros, incluso si se basan en los preceptos de inclusión escolar, entienden a la familia desde roles bien definidos, como el del padre y la madre. Tal comprensión se ajusta a otras conformaciones dentro de esta lógica. Por lo tanto, aunque la mayoría de los docentes reconocen otras configuraciones como sea posible, la forma de hacerlas inteligibles es desde la perspectiva de los roles sociales de género atribuidos a hombres y mujeres. En este sentido, la escuela opera como un espacio para la creación de cuerpos y conductas al instituir verdades fijadas en un supuesto destino biológico que marca los cuerpos.
 
In this paper, we analyzed the network of statements about family and homoparenting in a Facebook group, which brings education professionals (Early Childhood Education). The meanings attributed to families by the group were analysed by netnography, a branch of ethnography. We resort to Foucauldian studies to learn about the emergence conditions and truths about families notions. The analysis showed that the majority of educators, even if guided by fundamentals precepts of school inclusion, understand the family from well-defined roles, anchored by father and mother figures. This understanding fits other conformations within this logic. Thus, even though most educators recognize other configurations as possible, the way to make them intelligible is from the perspective of social gender roles attributed to men and women. Accordingly this sense, the school operates as a locus for creation bodies and conducts instituting truths fixed in a supposed biological destiny that marks bodies.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 452-472, Jan./Jun. 2020.

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