Educação e consumo siustentável: estudo de caso sobre o comportamento de estudantes que participam de um projeto pedagógico baseado na ação educativo-ambiental

Frantz, Luana Osorio Frantz

Abstract:

 
Este trabalho consiste na dissertação de mestrado em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Esta dissertação investigou os hábitos de consumo de uma turma de estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma Escola Privada de Ensino Fundamental de Porto Alegre. Essa escola possui como característica a preocupação com questões ambientais em sua proposta pedagógica, e por isso foi definida como de interesse para realização desta pesquisa. Essa investigação, de base qualitativa, foi feita através da utilização de instrumentos como: análise documental, observação não participante, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Este último instrumento foi aplicado aos pais e responsáveis dos alunos participantes da pesquisa, com o objetivo de fortalecer a compreensão do contexto do qual emergem os seus resultados. A leitura e a interpretação do material gerado pelo grupo focal foram feitas utilizando a ferramenta de Análise de Conteúdo, que se caracteriza por ser uma análise textual que possibilita produzir novas compreensões a partir dos dados coletados. A pesquisa evidenciou que no processo de formação da criança como um indivíduo que consome, a escola e a família exercem forte influência na caracterização desse consumo, e que este ato, quando bem orientado, tende a ser de um consumo responsável. Porém, a criança também se encontra exposta a diversos apelos consumistas, principalmente na forma de publicidades e programas infantis, ficando assim mais difícil o incentivo ao consumo sustentável na infância. Esse trabalho alerta que uma revisão na regulamentação da publicidade dirigida ao público infantil é necessária, na busca de um consumo social e ecologicamente responsável.
 
This work consists of the dissertation in Environmental Education, Federal University of Rio Grande. This dissertation investigated the spending habits of a group of students from the 4th year of elementary school in a Primary School in Porto Alegre. This school has a characteristic concern with environmental issues in their pedagogical and therefore was defined as interest for this research. This research, qualitative basis, was made through the use of tools such as document analysis, non-participant observation, focus groups and semi-structured interviews. The latter instrument was administered to parents and guardians of students participating in the research, with the aim of strengthening the understanding of the context from which they emerge search results. The reading and interpretation of the material generated by the focus group were made using the Content Analysis tool, which is characterized by a textual analysis that enables to produce new insights from the data collected. The research showed that the formation processes of the child as an individual who consumes, the school and the family have a strong influence on the characterization of consumption, and that this act when well oriented, it tends to be a responsible consumer. However, the child is also exposed to various consumerist appeals, mainly in the form of advertisements and children's programs, and thus more difficult to encourage sustainable consumption in childhood. This paper warns that a review of the regulation of advertising directed at children is necessary in the pursuit of a socially and ecologically responsible consumption.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)