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dc.contributor.advisor Anello, Lúcia de Fátima Socoowski de
dc.contributor.advisor Moura, Danieli Veleda
dc.contributor.author Braga, Maria Angelica Machado
dc.date.accessioned 2024-02-07T00:35:53Z
dc.date.available 2024-02-07T00:35:53Z
dc.date.issued 2024-01-31
dc.identifier.citation BRAGA, Maria Angelica Machado. Grupo de consumo responsável e educação ambiental crítica: estudo de caso dos produtores que compõem o armazém de economia popular solidária. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11415
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract A desumanização promovida pelo modo de vida capitalista passa pela alienação entre a humanidade e a natureza gerando a degradação ambiental e social. No entanto, há grupos que se movimentam dialeticamente em contradição a esta condição opressora e vão se transformando por meio de práticas que proporcionam a emancipação de si e do outro. Algumas destas práticas são as experiências desenvolvidas nos Grupos de Consumo Responsável (GCRs), formados por produtores e consumidores com o intuito de produzir, comercializar e consumir de outra forma, distinta da hegemônica. Esses grupos se fundamentam na lógica da Economia Popular Solidária (EPS), tendo como centralidade o ser humano, a natureza e as práticas do Comércio Justo e Solidário (CJS) e do Consumo Responsável (CR). Tais práticas constituem-se em resistência ao consumo exacerbado da sociedade capitalista, estando, portanto, articulado às concepções da Educação Ambiental Crítica (EAC), com a finalidade da emancipação de todos os sentidos humanos. Sendo assim, este trabalho consiste em um estudo das práticas/relações dos produtores que compõem o GCR Armazém de Economia Popular Solidária – Armazém de EPS - na cidade do Rio Grande - RS, Brasil. O objetivo é investigar a práxis dos produtores de alimentos dos municípios de Rio Grande e São José do Norte, que produzem na lógica da EPS e fornecem seus produtos ao Armazém de EPS, bem como avaliar as contribuições da EAC a essas práticas. A problematização é: como pode a EAC contribuir com o desenvolvimento dos produtores de alimentos da EPS para a resistência e enfrentamento ao modo de produção capitalista? Este trabalho é um estudo de caso de natureza qualitativa e está articulado com a revisão bibliográfica sobre os principais conceitos do tema e com as informações obtidas amparada na pesquisa participante, nas entrevistas semiestruturadas e observações junto aos sujeitos da pesquisa, bem como se utiliza, no desenvolver do estudo, o método materialista histórico-dialético, o qual possibilita a compreensão da história por meio dos seus fatores materiais e econômicos. Quanto aos resultados identificou-se que, o papel político impulsionado pelos GCRs, está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência crítica em relação às questões que envolvem a produção e o consumo de produtos de qualidade e na contramão da produção em escala. As conclusões obtidas são que os GCRs desenvolvem outras formas de práticas/relações que contrapõem ao da sociedade capitalista e seguem a lógica da EPS e as práticas do CJS e do CR, assim como os envolvidos têm contribuições da EAC por meio das suas práticas pedagógicas – que desenvolvem suas práxis - as quais auxiliam os sujeitos a resistirem e enfrentarem o modo de produção capitalista. pt_BR
dc.description.abstract The dehumanization promoted by the capitalist way of life involves alienation between humanity and nature, generating environmental and social degradation. However, there are groups that move dialectically in contradiction to this oppressive condition and are transformed, through practices that provide the emancipation of one another and the other. Some of these practices are the experiences developed in the Responsible Consumption Groups (RCGs), formed by producers and consumers in order to produce, market and consume in another way, distinct from hegemonic. These groups are based on the logic of the Solidarity Popular Economy (SPE), having as centrality the human being, the nature and practices of Fair and Solidary Trade (FST) and Responsible Consumption (RC). Such practices constitute resistance to the exacerbated consumption of capitalist society, being, therefore, articulated to the conceptions of Critical Environmental Education (CEE), with the purpose of emancipation of all human senses. Thus, this work consists of a study of the practices/relationships of the producers who make up the RCG Warehouse of Solidarity Popular Economy - SPE Warehouse - in the city of Rio Grande - RS, Brazil. The objective is to investigate the práxis of food producers in the municipalities of Rio Grande and São José do Norte, who produce in the logic of SPE and supply their products to the SPE Warehouse, as well as to evaluate the contributions of the CEE to these practices. The problematization is: how can the CEE contribute to the development of SPE food producers for resistance and confrontation with the capitalist mode of production? This work is a qualitative case study and is articulated with the literature review on the main concepts of the theme and with the information obtained from the participant research, semi-structured interviews and observations with the research subjects, as well as using, in the development of the study, the historical dialectical materialist method, which enables the understanding of history through its material and economic factors. As for the results, it was identified that the political role driven by RCGs is directly related to the development of critical awareness in relation to issues involving the production and consumption of quality products and against scale production. The conclusions obtained are that the RCGs develop other forms of practices/relationships, which contradict that of capitalist society and follow the logic of The SPE and the practices of FST and RC, as well as those involved have contributions from the CEE through their pedagogical practices – which develop their praxis – which help the subjects to resist and face the capitalist mode of production. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Grupo de consumo responsável pt_BR
dc.subject Economia popular solidária pt_BR
dc.subject Comércio justo e solidário pt_BR
dc.subject Consumo responsável pt_BR
dc.subject Educação ambiental crítica pt_BR
dc.subject Responsible consumption group pt_BR
dc.subject Solidarity popular economy pt_BR
dc.subject Fair and solidarity trade pt_BR
dc.subject Responsible consumption pt_BR
dc.subject Critical environmental education pt_BR
dc.title Grupo de consumo responsável e educação ambiental crítica: estudo de caso dos produtores que compõem o armazém de economia popular solidária pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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