Navegando por Autor "Almeida, Elineí Araújo de"
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- ItemConstrução do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil(EDGRAF, 2013) Silva, Leonardo Oliveira da; Almeida, Elineí Araújo deO foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCN) costeira. Ações de sensibilização ambiental em campo, voltadas ao objetivo de desenvolver o sentimento de pertencimento dos atores envolvidos na pesquisa, foram enfatizadas neste estudo. A investigação foi direcionada a alunos da Escola Municipal Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), localizada no distrito de Jenipabu, interior da Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), no Rio Grande do Norte. A escola contempla o Ensino Fundamental I e Fundamental II, no entanto a pesquisa foi desenvolvida somente com os alunos do Ensino Fundamental II. O intuito foi diagnosticar o contexto e promover ações de sensibilização para tornar esses alunos agentes multiplicadores da importância daquela Unidade de Conservação. Após as coletas de dados iniciais de campo, concluiu-se a pesquisa com uma atividade de síntese aplicada aos alunos, que envolveu a construção do conhecimento apreendido no decorrer do processo investigativo. A análise das respostas dadas aos questionários e das produções escritas mostrou que houve qualidade no que respeita à motivação em prol da APAJ e, além disso, evidenciou-se uma cooperação com profissionais vinculados àquela Unidade de Conservação da Natureza.
- ItemEstudo das percepções e avaliação de interações educativas voltadas ao meio ambiente em escolas de uma unidade de conservação do Rio Grande do Norte – Brasil.(2012) Nascimento, Maria Vitória Élida do; Almeida, Elineí Araújo deEste trabalho objetivou caracterizar as percepções ambientais de alunos e professores de escolas situadas em uma Área de Proteção Ambiental, e realizar uma avaliação das interações educativas já realizadas nesta Unidade de Conservação. Os resultados obtidos a partir da metodologia de análise de conteúdo mostraram a necessidade de uma maior intervenção junto aos alunos e professores, com ações educativas mais voltadas ao meio ambiente e sua conservação.
