Navegando por Autor "Almeida, Julio Cesar Touguinha de"
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- ItemAuto-organização, sistema aberto e complexidade: reflexões para uma psicanálise contemporânea(2008) Almeida, Julio Cesar Touguinha deO presente estudo está embasado no entrelaçamento do pensamento complexo de Edgar Morin com as metáforas de outras disciplinas como a Física, Biologia, Cibernética, Teoria da Informação e Teoria Geral dos Sistemas abordados por Luis Hornstein (1996) para a obtenção de uma psicanálise contemporânea que muito pode contribuir para a discussão da auto-organização do sistema psíquico e a Educação Ambiental. Para tanto, admite-se a idéia de um psiquismo como sistema aberto onde conceitos como entropia, incerteza, ordem, desordem, complexidade, auto-organização e identificação propõem uma mudança no pensar, na busca de um novo paradigma cientifico que procura ressaltar as retroações que envolvem o homem e suas relações com o seu mundo interior e exterior que sempre supõe a compreensão e a consciência de pertencimento ao planeta Terra.
- ItemA educação ambiental (EA) na universidade e na empresa(2012) Almeida, Julio Cesar Touguinha de; Kautzmann, Rubens MüllerÉ proposto, neste artigo, o estudo da Educação Ambiental (EA) e a discussão de seus objetivos e métodos no ambiente acadêmico da Universidade e sua aplicação do conhecimento no labor antrópico da nossa sociedade. Realizou-se a leitura dos principais autores, que se dedicam à EA, e quais suas abordagens sobre o tema proposto neste trabalho. Como uma primeira visão do tema, se trouxe a contextualização histórica, com foco no Brasil, os principais encontros internacionais e nacionais e a evolução dos conceitos sobre a EA, que dão corpo a este instrumento de gestão ambiental, mas que ainda busca a internalização no atual modelo de civilização. Apresenta-se, a seguir, os fundamentos da EA: princípios, objetivos e finalidades, e seus aspectos éticos, importantes para avaliarmos e analisarmos as ações de EA. Após estabelecido o entendimento da EA, mostra-se e discuti-se a EA como instrumento de aprendizagem, de promoção e de prática da EA, na universidade e na empresa, e seus reflexos na Gestão Ambiental Sistêmica. Este estudo coloca, mais uma vez, a importância da EA como instrumento fundamental da Gestão Ambiental e mostra o muito que o tema deve ser abordado nos ambientes da universidade e da empresa.
- ItemA educação ambiental na transformação do sistema de ensino e aprendizagem visando à promoção da sustentabilidade do desenvolvimento na práxis da engenharia civil.(2015) Almeida, Julio Cesar Touguinha de; Santos, Arion de Castro Kurtz dosEsta pesquisa-ação realizada em nível de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande, adotando a linha da modelagem computacional sistêmica e apoiada nos princípios da pedagogia da complexidade, objetivou, através do pesquisador e de um grupo de estudantes de Engenharia Civil, elaborar um método de ensino e aprendizagem que, associado ao Pensamento Sistêmico e a modelagem computacional com o software STELLA (acrônimo traduzido do inglês como Laboratório de Aprendizagem Experimental com Animação para o Pensamento Sistêmico), torna a Educação Ambiental (EA) uma ferramenta que permite construir conhecimentos para uma Sustentabilidade do Desenvolvimento (SD) forte. Após elaborar o referencial de pesquisa, tendo desenvolvido o material instrucional que possibilitou observar os modelos mentais dos estudantes, caracterizados por concepções de senso comum a respeito das questões ambientais, estruturou-se um sistema de conhecimentos e aprendizagens que, configurado por um padrão de organização em rede onde as informações são processadas através de fluxos circulares, permitisse perceber as forças em jogo na complexa e dinâmica realidade do mundo. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que, delimitando o referencial teórico e permitindo a estruturação de uma rede sistêmica através de interações interdisciplinares entre teorias, métodos e ferramentas, levou à realização do projeto da estrutura do sistema de ensino e a elaboração dos passos de uma intervenção orientada pelo método da mudança sistêmica, promovendo o alcance dos objetivos desejados. Esse método envolveu ações de alavancagem orientadas pelos pressupostos da metodologia de projetos (MP), e culminou nos procedimentos didático-pedagógicos da disciplina de LAIEC I ministrada pelo pesquisador. Tais procedimentos se ampararam nas habilidades de reflexão e argumentação que encaminharam o aprender a aprender e também na visão sistêmica alcançada com as atividades de modelagem computacional com STELLA. Os resultados qualitativos e quantitativos de aprendizagem no domínio cognitivo, obtidos através do material instrucional, sugerem indícios de aprendizagens significativas no tocante às concepções de uma SD forte, e evidenciam um perfil muito bom de concepções a respeito das categorias dos objetivos da EA, associadas à consciência, conhecimentos, comportamentos, habilidades e a participação cidadã na busca de soluções para os problemas ambientais. Quanto às atividades com o software STELLA, onde os estudantes foram mediados pelo linguajar e pensar sistêmicos, através das informações transmitidas pelos aspectos das redes sistêmicas, estes demonstraram grande facilidade em desenvolver as atividades exploratórias e expressivas que os levaram a enxergar a EA e a gestão ambiental sistêmica (GAS) como agentes mitigadores dos impactos ambientais advindos da geração de energia elétrica. Ao final, observando a inter-relação entre as atividades com o software STELLA e o perfil muito bom dos estudantes na categoria dos objetivos da EA que abarca a capacidade e a habilidade para conceituar os princípios da complexidade ambiental, concluiu-se que é possível construir com sucesso um material instrucional e uma intervenção educativa que, ressaltando a importância da visão sistêmica para as questões ambientais do curso de Engenharia Civil, possam contribuir com uma proposta pedagógica coerente, capaz de promover a transversalização da EA no referido curso.
- ItemA filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética(2011) Almeida, Julio Cesar Touguinha de; Kautzmann, Rubens MüllerNo presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais sobre a filosofia ocidental, tendo como objetivo evidenciar como a nossa civilização, a partir do empirismo representado pela ciência experimental e pela negação da tradição proposta pela filosofia nos séculos XVI e XVII , acabou por articular a crise ambiental que vivemos, a qual, na visão de Heidegger, se traduz por um desenraizamento daquilo que constitui o ser humano, fazendo-o perder a capacidade de saber habitar, acolher e dialogar com o mundo. Ainda dentro de nossa proposta, procuramos evidenciar a potencialidade de uma ética ambiental em Educação Ambiental que, em reabilitando a tradição entendida por Gadamer, nos permita, através da dialética do ouvir, encontrar um linguajar que torne possível compreender as questões que a natureza nos apresenta.
