Navegando por Autor "Amaral, Caroline Amaral"
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- ItemAtravessamentos de gênero, sexualidade na psicologia: discutindo alguns acontecimentos(2021) Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina Costa; Barros, Suzana da Conceição deEntendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para tanto, esse texto tem, como objetivo, tecer aproximações entre o campo da psicologia e as discussões sobre gênero e sexualidade a partir de alguns acontecimentos, tais como a eleição para o Conselho Federal de Psicologia em 2019; a discussão sobre “cura gay” em 2017; as resoluções sobre atuação de psicólogas/os em relação às identidades sexuais e de gênero, dentre outros. O referencial teórico está baseado nos Estudos de Gênero e Sexualidade e nas teorizações de Michel Foucault. Com base nos acontecimentos elencados, foi possível perceber que a Psicologia vem sendo convocada a (re)pensar suas práticas e suas abordagens teóricas no que se refere às discussões de gênero e sexualidade, de modo a se posicionar, política e cientificamente, e a ter, como preceito, o respeito e o reconhecimento das pluralidades das existências de gênero e sexualidade.
- ItemAzul a cor mais quente(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014) Amaral, Caroline Amaral
- ItemDo começo ao fim(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015) Amaral, Caroline Amaral
- ItemGaleras e paqueras(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Amaral, Caroline AmaralDiscutir sobre sexualidade dentro do ambiente escolar para muitos/as professores/as é um grande desafio. Lidar com uma turma de crianças e adolescentes pode trazer alguns assuntos para dentro da sala de aula, podendo causar algum " desconforto" para você, docente. Sexualidade, namoro, sexo, homossexualidade, "primeira vez"... dentre outras temáticas que podem estar presentes em rodas de conversa e, a partir disso, você se vê perante a situação de decidir se dá seguimento ao assunto, ou o interrompe o mais depressa possível.
- ItemLiteratura juvenil contemporânea LGBTI : significados sobre identidade de gênero e sexuais(2017) Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta dissertação tem por objetivo analisar os significados que são produzidos e reproduzidos na e pela literatura juvenil contemporânea acerca das identidades sexuais e de gêneros. O material empírico é composto por sete livros juvenis que trazem em suas narrativas personagens lésbicas, gays, transgêneros e intersexuais. O aporte teórico desta pesquisa fundamenta-se a partir do campo dos Estudos Culturais na sua vertente pós-estruturalista, bem como com alguns preceitos da Teoria Queer. Como metodologia, foi utilizada a Análise Cultural. Neste estudo, os artigos analisados tem como foco a intersexualidade, a partir do livro Menino de Ouro, de Abigail Tarttelin; a homossexualidade feminina por meio dos livros Amor entre meninas, de Shirley Souza, Uma bebida e um amor sem gelo, por favor, de Liliane Prata e Diário de uma garota atrevida, de Karina Dias; e o tema das homossexualidades masculinas, os livros Will & Will um nome, um destino, de John Green e David Levithan, Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, de Benjamin Alire Sáenz que foram analisados. As normas de gênero balizam a maneira como as personagens são representadas nos livros e as experiências que vivem, sinalizando para o fato de que as idealizações de masculino e feminino socialmente construídas interpelam os comportamentos, as falas e a forma como as personagens compreendem a si mesmas enquanto sujeitos intersexuais, lésbicas e gays. Foi possível observar que, mesmo por vezes reproduzindo verdades socialmente naturalizadas - como o gay afeminado, o intersexual que passa pela cirurgia de redesignação para ser aceito socialmente, por exemplo - as obras analisadas trazem rupturas como discussões a respeito da forma como estes sujeitos são vistos socialmente, haja vista que, ao retratar cenas de preconceito e exclusões, por meio das personagens dos livros, existem críticas acerca dos processos de marginalização e desrespeito que acabam produzindo o sujeito gay, lésbica e intersexual como anormal, abjeto. Os livros se configuram como potencialidades educativas ao produzirem discursos, conhecimentos e pedagogias culturais a respeito do "ser" lésbica, gay e intersexual para os leitores e as leitoras.
- ItemLiteratura juvenil: potencialidades educativas(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017) Amaral, Caroline Amaral
- ItemMenino de Ouro(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016) Amaral, Caroline Amaral
- ItemPreciosa: uma história de esperança(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014) Amaral, Caroline Amaral
