Navegando por Autor "Bandeira, Eliel de Oliveira"
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- ItemCondições de saúde geral, ansiedade e depressão e sua relação com a percepção de autoeficácia geral e saúde mental positiva entre estudantes de enfermagem(2024) Bandeira, Eliel de Oliveira; Lourenção, Luciano GarciaEste estudo objetivou avaliar as condições de saúde geral, ansiedade e depressão de estudantes de enfermagem e analisar a sua relação com a percepção de autoeficácia geral e saúde mental positiva, durante o enfrentamento da covid-19. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional, com estudantes de enfermagem de uma instituição pública estadual de ensino superior em ciências da saúde, localizada no noroeste paulista. A população do estudo foi constituída por todos os estudantes matriculados no curso de enfermagem, no ano de 2020. Para a coleta dos dados, realizada no segundo semestre de 2020, foi aplicado um questionário contendo variáveis pessoais, sociais, acadêmicas, hábitos de vida, além de questionamentos sobre presença de estresse, sobrecarga e percepção do impacto da pandemia em sua vida; a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão; a Escala de Autoeficácia Geral e Percebida; o Questionário de Saúde Geral e o Questionário de Saúde Mental Positiva. A análise estatística incluiu medidas de tendência central (média) e dispersão (desvio padrão), além do teste qui- quadrado de Pearson ou teste t de Student para comparações sociodemográficas e desfechos de ansiedade e depressão. A correlação entre variáveis foi avaliada pelo teste de correlação de Spearman, enquanto a relação entre saúde geral, autoeficácia percebida e saúde mental positiva com ansiedade e depressão foi examinada por meio de regressão logística univariada e multivariada. Participaram do estudo 138 estudantes de enfermagem, predominantemente do sexo feminino (94,2%), com idade média de 21,6 anos (±4,7 anos). Os resultados revelaram uma prevalência significativa de ansiedade (68,8%) e depressão (37,0%) entre os participantes. A análise também demonstrou que um aumento de 5% no escore de Saúde Mental Positiva estava associado a uma redução de 20,4% na probabilidade de ansiedade (OR = 0,83; IC 95%: 0,73-0,93) e de 26,6% na probabilidade de depressão (OR = 0,79; IC 95%: 0,70-0,89). Similarmente, um incremento de 5% no escore do Questionário de Saúde Geral 12 foi associado a um aumento de 29% na probabilidade de ansiedade (OR = 1,29; IC 95%: 1,18-1,42) e de 18% na probabilidade de depressão (OR = 1,18; IC 95%: 1,11-1,26). Além disso, um aumento de 5% na percepção de autoeficácia geral foi associado a uma redução de 12,4% na probabilidade de ansiedade (OR = 0,89; IC 95%: 0,84-0,95) e de depressão (OR = 0,89; IC 95%: 0,85-0,94). Os resultados revelaram que os estudantes de enfermagem enfrentaram altos índices de ansiedade e depressão durante a pandemia da covid-19. A saúde mental positiva e a autoeficácia geral foram identificadas como fatores protetores importantes contra desfechos adversos. O estudo destaca a necessidade de fortalecer a saúde mental dos estudantes de enfermagem, especialmente em momentos desafiadores como a pandemia, por meio de estratégias preventivas e de suporte. Esses resultados ajudam a orientar políticas educacionais para promover o bem-estar psicológico na comunidade acadêmica.
- ItemRelação entre funcionalidade e letramento funcional em saúde em pessoas idosas(2018) Bandeira, Eliel de Oliveira; Abreu, Daiane Porto GautérioA funcionalidade é o grande paradigma da Saúde da pessoa idosa, pois, é necessário entender como o comprometimento da saúde física, da saúde mental, autonomia, integração social, suporte familiar e independência podem afetar a capacidade funcional destas pessoas. A funcionalidade pode ser influenciada pelo grau de letramento funcional em saúde, refletindo em comportamento de saúde inadequado e resultados de saúde mais precários na pessoa idosa.. São objetivos deste estudo: 1) descrever, segundo a literatura brasileira e estrangeira a relação entre funcionalidade e letramento funcional em saúde em pessoas idosas; 2) avaliar a funcionalidade das pessoas idosas assistidas na Estratégia de Saúde da Família; 3) avaliar o letramento funcional em saúde das pessoas idosas assistidas na Estratégia de Saúde da Família. 4) verificar se há relação entre funcionalidade e letramento funcional em saúde em pessoas idosas assistidas na Estratégia de Saúde da Família. Para o primeiro objetivo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, cuja busca foi realizada em quatro bases de dados on-line: Scientific Electronic Library Online; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature; e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, web of Science e Scopus por meio do Portal de Periódicos Capes. A coleta de dados foi feita pelos descritores: Activities of daily living; Health literacy; Aged e foi realizada respeitando seis fases da revisão integrativa: elaboração da questão norteadora, busca na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e a apresentação da revisão integrativa. Para os demais objetivos, foi realizado um estudo quantitativo, exploratório-descritivo, transversal, em 17 equipes de saúde da família, na zona oeste do município de Rio Grande/RS. Será utilizada uma amostra de 350 pessoas idosas, cuja coleta dos dados ocorreu de julho a novembro de 2017, por meio da aplicação de quatro instrumentos: um questionário de caracterização sóciodemográfica e de saúde, a índice de Katz, escala de Lawton e Brody e a versão breve do Test of Functional Health Literacy in Adults. A análise dos dados foi realizada no software Statistical Package for the Social Sciences. Os aspectos éticos foram respeitados obtendo parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa na Área da Saúde, e posteriormente do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde Coletiva (NUMESC). Verificou-se que 84,3% dos participantes eram independentes para as atividades básicas de vida diária e 94% eram independentes para as atividades instrumentais de vida diária e 58,9% tinham inadequado letramento funcional em saúde. Houve relação entre as Atividades Instrumentais de Vida Diária e Letramento Funcional em Saúde, sendo que as médias de Letramento para quem apresentava dependência parcial eram menores daqueles que eram independentes. Também houve uma correlação positiva entre as pontuações nas escalas de Atividades Instrumentais de Vida Diária e Letramento Funcional em Saúde. A enfermagem como uma das profissões que visam a promoção de saúde e a prevenção de doenças, devem buscar conhecer o nível de letramento funcional em saúde das pessoas idosas, visto que isto sofre impacto diretamente com os comportamentos e o entendimento sobre a saúde desta população, e consequentemente influencia na funcionalidade das pessoas idosas.
