Navegando por Autor "Bonow, Clarice Alves"
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- ItemComunidade: objeto coletivo do trabalho das enfermeiras da Estratégia Saúde da Família(2011) Sant'Anna, Cynthia Fontella; Vaz, Marta Regina Cezar; Cardoso, Leticia Silveira; Bonow, Clarice Alves; Silva, Mara Regina Santos daCompreender no que concerne a constituição da interação da enfermeira com a comunidade, considerando o(s) sujeito(s) e a(s) finalidade(s) com base na percepção de enfermeiras atuantes na Saúde da Família. Métodos: Estudo exploratório-descritivo utilizando entrevista semiestruturada com análise qualitativa temática com 65 enfermeiras atuantes na Estratégia Saúde da Família, no extremo sul do Brasil, no período de janeiro a julho de 2006. Resultados: Duas abordagens da interação foram evidenciadas: imediata nas entidades coletivas; e mediata, com os demais trabalhadores da equipe. Nas finalidades, emergiram dois objetos de ação: a população na resolutividade e integralidade com enfoque na qualidade da ação, formação de vínculo, prevenção de doenças e promoção da saúde direcionada à autonomia com corresponsabilização; e a equipe na organização do trabalho direcionada à resolutividade da atenção. Conclusões: Enfatiza-se a importância da interação enfermeira-comunidade visando às ações que fortaleçam potencialidades dos indivíduos/grupos e integralidade e resolutividade da assistência pela organização do trabalho.
- ItemConhecimento clínico do enfermeiro na atenção primária à saúde: aplicação de uma matriz filosófica de análise(2010) Vaz, Marta Regina Cezar; Cardoso, Leticia Silveira; Bonow, Clarice Alves; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Sena, JanaínaNeste estudo analisa-se a constituição do conhecimento clínico que orienta a prática do enfermeiro, na Atenção Primária à Saúde, para operar no objeto/sujeito da ação. Estudo exploratório com abordagem qualitativa e análise temática dos dados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 65 enfermeiros da rede pública de saúde da família, no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram analisados a partir de uma matriz que sustenta a ciência clínica da enfermagem em uma base populacional, constituída por três núcleos - o indivíduo e a família, a comunidade e o sistema de saúde. Evidenciou-se que o conhecimento clínico organiza a prática do enfermeiro com o foco predominante no indivíduo e na família. Sem, contudo, subsumir à sua raiz de origem –a base populacional, por meio da forma como o conhecimento clínico faz apreender/conhecer o objeto da ação. Acredita-se que tais achados possam subsidiar uma releitura do potencial organizativo do conhecimento clínico da enfermagem.
- ItemEstudo com enfermeiros e médicos da atenção básica à saúde: uma abordagem socioambiental(2007) Vaz, Marta Regina Cezar; Weis, Alísia Helena; Costa, Valdecir Zavarese da; Soares, Jorgana Fernanda de Souza; Bonow, Clarice Alves; Cardoso, Leticia Silveira; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Soares, Maria Cristina Flores; Baisch, Ana Luiza MuccilloTrata-se de estudo quantitativo sobre o processo organizativo do trabalho na Atenção Básica de Saúde, a partir de uma abordagem socioambiental. Os objetivos foram analisar como enfermeiras e médicos identificam as estratégias para trabalharem a relação entre saúde e ambiente; que problemas ambientais influenciam a saúde das comunidades e como eles atuam com as comunidades frente aos mesmos. Foram realizadas entrevistas estruturadas com 36 enfermeiros e 19 médicos, seguindo-se uma análise quantitativa e contextual. O quesito referente ao conhecimento das situações ambientais que implicam em riscos à saúde recebeu média significativamente maior dos enfermeiros (p=0,000) e dos médicos (p=0,042). A falta de saneamento básico, presença de vetores, manejo inadequado de resíduos sólidos e ruas sem pavimentação foram os problemas ambientais da comunidade que os entrevistados atribuíram as melhores médias (p=0,000). Conclui-se que a estrutura organizativa do trabalho na atenção básica à saúde, ainda não é influenciada significativamente pela relação saúde e ambiente.
- ItemGrupos comunitários adstritos à Estratégia Saúde da Família: estudo das características do processo criativo(2010) Bonow, Clarice Alves; Vaz, Marta Regina Cezar; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Cardoso, Leticia Silveira; Silva, Mara Regina Santos daEste artigo objetivou identificar as características de grupos criativos comunitários adstritos à Estratégia Saúde da Família, a partir do modelo de processo criativo de Björkman. Os grupos criativos focados são aqueles organizados em torno do interesse comum no desenvolvimento de ambiência de ensino-aprendizado que resulta em um produto artístico. Os dados foram obtidos mediante observação do trabalho dos grupos estudados no período de agosto a dezembro de 2008. Foram realizadas dez observações do trabalho dos grupos estudados. Após análise, os dados foram agrupados ao redor de quatro subtemas: Composição do grupo; Organização do trabalho; Prática do grupo; e Participação da equipe da Estratégia Saúde da Família. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de grupos criativos comunitários constituiu-se em uma intervenção que valoriza as potencialidades dos indivíduos e famílias envolvidos no processo, pois a produção de criatividade pode instrumentalizá-los a buscar melhorar a própria saúde e a de suas famílias.
- ItemPercepção e comunicação de risco: avaliação de intervenção socioambiental de enfermagem no processo de formação profissional de soldadores(2012) Bonow, Clarice Alves; Cezar, Marta Regina VazConsidera-se que os trabalhadores que desenvolvem atividades de soldagem constituam-se em um grupo no qual a enfermagem possui ainda pouco conhecimento no que concerne a sua inclusão como objeto de investigação ou mesmo como objeto de sua intervenção. E, entendendo que o processo formador representa um momento prévio da prática e que ele possa induzir/direcionar e habilitar práticas saudáveis, priorizar nesta pesquisa, como objetivo de investigação, o processo de formação profissional de soldadores. Apresentam-se como objetivos: (1) sintetizar a contribuição das pesquisas realizadas com aprendizes de solda; (2) identificar a percepção de aprendizes de solda acerca dos fatores de risco físicos, químicos, biológicos e fisiológicos a que estão expostos; (3) identificar os tipos de acidentes ocorridos com aprendizes de solda; (4) relatar o desenvolvimento de uma intervenção socioambiental como ferramenta de comunicação de risco à saúde de aprendizes de solda; (5) avaliar a identificação de distúrbios de saúde autorreferidos por aprendizes de solda antes e após a implementação de uma intervenção socioambiental de enfermagem. O presente estudo foi realizado por meio de três métodos distintos com a finalidade de alcançar os objetivos estabelecidos: revisão integrativa da literatura; estudo quantitativo, exploratório e descritivo e; estudo quase experimental, não randomizado, do tipo antes e depois com aprendizes de solda. A revisão realizada no período de 2002 a 20012, contou com a inclusão de dez textos. Os mesmos abordavam a relação entre a exposição a fumos de solda e distúrbios respiratórios e genéticos; a exposição ao manganês e distúrbios neuropsicológicos; o aprendizado on line da teoria da solda; ferramentas de auxílio para o ensino da solda; estratégias para combater a falta de habilidade de soldadores e a necessidade de treinamento para lidar com a automação da solda. Um estudo quantitativo foi conduzido com 161 aprendizes de solda, durante o ano de 2011. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista estruturada com os aprendizes a respeito da percepção de riscos, da ocorrência de acidentes e do tempo de experiência com solda. Os tipos de risco autorreferidos foram: físicos (96,9%); químicos (95%); fisiológicos (86,3%) e biológicos (51,5%). Os acidentes de trabalho ocorreram com 39,7% da amostra. Queimaduras ocorreram com 27,3% dos aprendizes. A análise inferencial mostrou que a frequência da percepção de fatores de risco aumenta conforme o tempo de experiência dos aprendizes; os que já passaram por acidentes durante a atividade de solda percebem maior quantidade de fatores de risco do que aqueles que nunca os vivenciaram. E, Intervenção Sociooambiental de Enfermagem foi realizada com 86 aprendizes de solda. Os resultados mostram diferença significativa para as médias pré e pós-teste em relação a distúrbios osteomusculares e, aumento da média pós-teste para o sistema cardíaco, respiratório e tegumentar. Ainda, houve correlação da idade dos aprendizes de solda com a identificação de distúrbios de saúde.
- ItemUma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro(2010) Sena, Janaína; Vaz, Marta Regina Cezar; Bonow, Clarice Alves; Figueiredo, Paula Pereira de; Costa, Valdecir Zavarese daNeste texto tem-se como objetivo produzir um ensaio teórico-reflexivo acerca da inserção de uma prática pedagógica socioambiental permanente a ser desenvolvida na formação profissional do enfermeiro, tendo em vista a sua relevância para a construção de práticas de saúde mais condizentes com as necessidades socioambientais dos sujeitos. individuais e coletivos. Propõe-se um aporte teórico bibliográfico acerca de considerações envolvendo a relação saúde/ambiente, seguida pelo processo de formação em saúde/Enfermagem e a mudança curricular, além de uma reflexão propriamente dita a respeito da prática pedagógica socioambiental permanente na graduação em enfermagem. Como resultado, a racionalidade ambiental pode constituir-se em instrumento para uma prática pedagógica que possibilite reorientar as ações em saúde na enfermagem, bem como de articular os processos de ensinoaprendizagem às questões ambientais, buscando criar vínculos permanentes, com a finalidade de superar a perspectiva tradicional, para atingir um sistema singular de ensino: a formação crítico-reflexiva socioambiental.
- ItemRegistros em saúde como instrumento no processo de trabalho das equipes em saúde da família(2009) Almeida, Marlise Capa Verde de; Vaz, Marta Regina Cezar; Figueiredo, Paula Pereira de; Cardoso, Leticia Silveira; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Bonow, Clarice AlvesPara efetivar as ações preconizadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) as equipes de saúde utilizam variados instrumentos, entre os quais se destacam os registros em saúde. Estes podem ajudar no desenvolvimento do trabalho, a depender de quem realiza e utiliza e da finalidade a que se propõe. O objetivo do trabalho foi conhecer a percepção dos profissionais atuantes na ESF do município de Rio Grande acerca da finalidade da realização dos registros em seu processo de trabalho. Utilizou-se como metodologia estudo transversal e exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado com profissionais das equipes da ESF do município de Rio Grande, no mês de julho de 2006. Dele participaram 74 sujeitos,compreendendo 20 agentes, 19 auxiliares, 20 enfermeiros e 15 médicos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e utilizou-se a análise temática. A realização dos registros foi atribuída à equipe da ESF (51,35%), e nos tipos de registro prevaleceram os instrumentos dos Sistemas de Informação (79,7%). Como utilizadores desses registros apontaram-se as esferas de gestão da ESF (59,4%), e entre suas finalidades salientou-se a comprovação do trabalho (51,3%). Como conclusão, verificou-se a inserção dos registros como instrumento do cotidiano das equipes da ESF, os quais têm como principais finalidades a comprovação e organização do processo de trabalho.
- ItemRisk Perception and Risk Communication for Training Women Apprentice Welders: A Challenge for Public Health Nursing(2013) Bonow, Clarice Alves; Vaz, Marta Regina Cezar; Almeida, Marlise Capa Verde de; Rocha, Laurelize Pereira; Borges, Anelise Miritz; Piexak, Diéssica Roggia; Vaz, Joana CezarThis research has aimed to identify the perceptions of women apprentice welders about physical, chemical, biological, and physiological risk factors to which they are exposed and evaluate the identification of health disorders self-reported for women apprentice welders before and after implementation of a nursing socioenvironmental intervention. A quantitative study was performed with 27 women apprentice welders (first phase) and before and after an intervention with 18 women (second phase) in Southern Brazil in 2011. The data were analysed using SPSS 19.0. The participants identified the following risk types: physical (96.2%), chemical (96.2%), physiological (88.8%), and biological (62.9%).The results show a significant difference of the pre- and posttest averages for the musculoskeletal system and a posttest average increase for the integumentary, respiratory, and auditory system. A correlation of the women apprentices’ ages and the identification of health disorders were made. It was understood that the perception of women apprentices regarding a particular set of occupational risks is essential for public health nursing to develop an effective risk communication as a positive tool for teaching and learning.
- ItemSistema de significados sobre a finalidade do trabalho na saúde da família: uma abordagem qualitativa(2009) Vaz, Marta Regina Cezar; Baisch, Ana Luiza Muccillo; Soares, Maria Cristina Flores; Soares, Jorgana Fernanda de Souza; Costa, Valdecir Zavarese da; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Bonow, Clarice Alves; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Cardoso, Leticia SilveiraTrata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quelitativa, objetivando compreeender o sistema de significados sobre a finalidade do trabalho de enfermeiros e médicos das equipes de Saúde da Família, nas cidades de Rio Grande e Pelotas. A entrevista semidirigida, individual e gravada, foi utilizada na coleta dos dados, seguindo-se uma análise temática dos depoimentos de 82 participantes. O significado no nuclear da finalidade, como fim transmutado em produto do trabalho coletivo, mostrou-se alinhado com a possibilidade de mudanças e aquisição de comportamentos individuais e coletivos saudáveis por parte da comunidade, evidenciando-se o componente da eticidade no processo, por meio de categorias como a solidariedade e a compaixão. Disso decorreu, na produção textual, um marcador da condição humana na construção da finalidade do trabalho. Por meio da análise e discussão crítica da temática, este estudo contribui para a dimensão macro da formação de competências e adequação às necessidades sociais de saúde.
- ItemSistemas de significados sobre a finalidade do trabalho na saúde da família: uma abordagem qualitativa(2009) Vaz, Marta Regina Cezar; Baisch, Ana Luiza Muccillo; Soares, Maria Cristina Flores; Soares, Jorgana Fernanda de Souza; Costa, Valdecir Zavarese da; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Bonow, Clarice Alves; Sant'Anna, Cynthia FontellaTrata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, objetivando compreender o sistema de significados sobre a finalidade do trabalho de enfermeiros e médicos das equipes da Saúde da família, nas cidades de Rio Grande e Pelotas. A entrevista semidirigida, individual e gravada, foi utilizada na coleta dos dados, seguindo-se uma análise temática dos depoimentos dos 82 participantes. O significado nuclear da finalidade, como fim transmutado em produto coletivo, mostrou-se alinhado com a possibilidade de mudanças e aquisição de comportamentos individuais e coletivos saudáveis por parte da comunidade, evidenciando-se o componente de eticidade no processo, por meio de categorias como a solidariedade e a compaixão. Disso decorreu, na produção textual, um marcador da condição humana na construção da finalidade do trabalho. Por meio da análise e discussão crítica da temática, este estudo contribui para a dimensão macro de competências e adequação às necessidades sociais de saúde.
- ItemVoice disorders in teachers. Implications for occupational health nursing care(2013) Vaz, Marta Regina Cezar; Severo, Luana de Oliveira; Borges, Anelise Miritz; Bonow, Clarice Alves; Rocha, Laurelize Pereira; Almeida, Marlise Capa Verde deTo identify the occupational characteristics and their implications for the occurrence of voice disorders among teachers in early childhood and primary education. Methodology. A quantitative and exploratory research was undertaken in a metropolitan city of the state capital of Rio Grande do Sul/Brazil. The sample consisted of 37 teachers from early childhood and primary education. Results. All participants were female, with a mean age of 40 years. Seventy-eight percent indicated one or more voice disorders (54% hoarseness, 41% voice cracks, 27% voice loss and 3% coughing). The noisy school environment was identified as a possible triggering factor of the voice disorder in 49% of cases. Forty-six percent of all teachers indicated not doing any treatment in case of voice disorders. The most frequently used specific measures were: medication use (32%) and speech therapy (5%). Conclusion. Voice disorders are frequent among the participating teachers and are mainly related to a noisy school environment. It is important for the nurse to intervene, using educative strategies to reduce the risk factors for the vocal health of teachers working in these conditions.
