Navegando por Autor "Cacciamani, Jackson Luís Martins"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- ItemEfeito dos tratamentos térmicos seco e úmido nos níveis de aflatoxina B1 e ocratoxina A presentes em farelo e farinhas cereais(2007) Cacciamani, Jackson Luís Martins; Peres, Gisele Louro; Buffon, Jaqueline Garda; Furlong, Eliana BadialeEstudou-se o efeito dos tratamentos térmicos seco e úmido sobre os níveis de aflatoxina B1 e ocratoxina A presentes simultaneamente em farelo de arroz desengordurado e farinhas integrais de trigo e aveia,utilizados para a produção de alimentos infantis. Cada amostra foi contaminada com diferentes concentrações de cada micotoxinas, (3 a 95 ppb) e os tratamentos térmicos realizados em estufa a 220ºC e autoclave (121ºC; 1,1 Pa man)durante 5 e 15 minutos. As micotoxinas residuais foram quantificadas, após confirmação por derivação química, conforme o multimétodo de cromatografia em camada delgada. Os tratamentos térmicos e os tempos de exposição ocasionaram diminuição nos níveis das micotoxinas a valores inferiores aos limites de detecção em 45 e 64% das condições estudadas para a aflatoxina B1 e ocratoxina A,respectivamente. O farelo de arroz desengordurado foi mais susceptível à descontaminação pelo calor úmido, enquanto as farinhas pelo calor seco.
- ItemOs Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula(2012) Cacciamani, Jackson Luís Martins; Galiazzi, Maria do CarmoOs Encontros sobre Investigação na Escola constituem-se numa proposta de formação de professores que agrega licenciandos, professores da educação básica, professores da universidade e pós-graduandos num movimento de formação acadêmico-profissional do professor (DINIZ-PEREIRA, 2008). Os encontros foram propostos necessariamente pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) em Lajeado – RS. No decorrer dos anos o encontro agregou professores de todas as áreas do conhecimento e proporcionou a integração de diferentes níveis de ensino. As universidades proponentes do encontro nas suas dez edições foram: a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Os encontros no decorrer de uma década partilharam experiências vividas a respeito da sala de aula sendo a proposta de formação ancorada na escrita, na leitura e na relação dialógica a respeito destas experiências no espaçotempo1 da escola e da universidade. A presente trabalho de pesquisa de tese de doutoramento procura compreender a potencialidade dos Encontros sobre Investigação na Escola na formação permanente dos professores de Química. O corpus da pesquisa se constitui nos relatos de experiência de trabalhos que envolvem a sala de aula de Química no período de 2000 a 2010. A pesquisa percorreu alguns caminhos: o primeiro, a análise quantitativa e exploratória por meio dos anais dos encontros a respeito dos relatos inscritos na área da Química no período de dez anos, a análise qualitativa ancorada na proposição da Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007)- e a discussão teórica a respeito da epistemologia da prática pedagógica presente nos relatos inscritos pelos professores. No decorrer dos dez anos do encontro 240 trabalhos de Química foram inscritos e discutidos, abordando assim diversas temáticas concernentes à sala de aula de Química. A análise dos trabalhos do X Encontro sobre Investigação na Escola relativa à categoria “os processos de formação acadêmico-profissional de professores de Química” permite argumentar que os professores de Química participantes dos Encontros sobre Investigação na Escola ao escreverem, ao lerem e ao dialogarem encontram-se em processo de formação acadêmico-profissional e produzem currículo tanto na escola quanto na universidade. Os Encontros sobre Investigação na Escola potencializam a formação acadêmico-profissional de professores de Química num processo de formação imerso na epistemologia da prática.
- ItemFermentação fúngica: Enriquecimento protéico e degradação de micotoxinas em farelo de cereal contaminado com aflatoxina B1 e ocratoxina A(2007) Furlong, Eliana Badiale; Cacciamani, Jackson Luís Martins; Buffon, Jaqueline GardaO objetivo deste trabalho foi testar a capacidade de fungos GRAS (Generally Regarded as Safe) para diminuir os níveis de contaminação por micotoxinas e aumentar os teores protéicos em farelo de arroz desengordurado e farelo de trigo. Os farelos foram artificialmente contaminados com aflatoxina B1 (12 e 25 ng.g–1) e ocratoxina A (48 e 95 ng.g–1) simultaneamente. A fermentação em estado sólido foi realizada com Aspergillus oryzae e Rhizopus spp., em reatores de bandeja a 30 °C em estufa com aeração.Os níveis de proteína e de micotoxinas foram determinados nos produtos fermentados a cada 24 h durante 72 h. As duas espécies fúngicas aumentaram os níveis de proteína em até 17% e diminuíram os de micotoxinas em até 80%. O aumento nos teores protéicos se mostrou inversamente relacionado com os níveis de contaminação. O Rhizopus spp.foi mais eficiente para diminuir os níveis de ocratoxina A (OTA), que atingiu valores em torno de 35% dos níveis iniciais. O Aspergillus oryzae diminuiu os níveis de aflatoxina B1 (AFA B1) para 20% do inicial após 48h de fermentação. Os resultados indicaram que os sistemas sólidos de fermentação com fungos GRAS são promissores para disponibilizar proteínas e produzir ingredientes alimentícios com menores níveis de contaminação.
