Navegando por Autor "Dias, Claudio Renato Rodrigues"
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- ItemCharacteristics of multidrug-resistant mycobacterium tuberculosis in southern Brazil(2012) Perizzolo, Paulo Fernando; Dalla Costa, Elis Regina; Ribeiro, Andrezza Wolowski; Spies, Fernanda Sá; Ribeiro, Marta Osório; Dias, Claudio Renato Rodrigues; Unis, Gisela; Silva, Pedro Eduardo Almeida da; Gomes, Harrison Magdinier; Suffys, Philip Noel; Rossetti, Maria Lucia RosaA major threat to tuberculosis (TB) control programs is the emergence of drug resistant Mycobacterium tuberculosis strains that cause TB that cannot be cured by standard anti-TB drug regimens. Because few data exist on MDR-TB in this region of the country, we performed an epidemiologic study that combined conventional and molecular analysis of MDR-TB cases from Rio Grande do Sul (RS) that were diagnosed in this period and included cases that were under treatment with second line drug schemes. Included were 121 MDR cases and sequencing of rpoB and katG showed that 106 (87.6%) strains were mutated in rpoB and 97 (80.2%) in katG. Spoligotyping demonstrated that the LAM genotype was predominant (n ¼ 70, 57.8%) and included the largest group composed by 22 (18.1%) strains with the LAM5 ST93 genotype. Other main genotypes belonged to the families T (n ¼ 22, 18.2%), U family (n ¼ 16, 13.2%), Haarlem (n ¼ 5, 4.1%) and X (n ¼ 1, 0.8%). Genotyping by IS6110-RFLP analysis showed 51 distinct fingerprints, 38 (31.4%) of these observed only once and the other 13 patterns being shared among the rest of the isolates (n ¼ 83, 68.6%). Among the 22 strains that were LAM5 ST93, only two had different IS6110-RFLP genotypes. In conclusion, there exists a high degree of M. Tuberculosis genotype clustering among MDR-TB cases in Rio Grande do Sul. Moreover, we observed a large MDR-TB outbreak.
- ItemEstimativas da contaminação dos sedimentos dragados no porto de Rio Grande para disposição em solo(2009) Burgueño, Luís Eduardo Torma; Dias, Claudio Renato RodriguesEste trabalho objetivou avaliar os níveis de contaminação dos sedimentos do canal de acesso ao Porto de Rio Grande – RS, com vistas a sua disposição em terra. Foram analisados os seguintes elementos: As, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb, Zn, COT, N-Total e P-Total. Os dados utilizados foram obtidos do Programa de Monitoramento elaborado pela FURG, em 2006, para a SUPRG, para o licenciamento de dragagem de manutenção. Em contraste a estes dados foram utilizados, também, àqueles gerados pela MRS, em 2007, para o licenciamento da obra de prolongamento dos molhes e aprofundamento do canal de acesso ao porto (de 40 para 60 pés). Os três níveis em que foram coletadas as amostras (Topo, Meio e Fundo) foram submetidos ao teste t, para diferenças entre médias, comparados dois a dois. Para cada elemento proposto, foram ajustadas as distribuições de probabilidade, Beta, Gama, Normal, Log-Normal e Weibull. A significância do ajuste das distribuições ao conjunto de dados foi verificada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. A partir das distribuições que melhor ajustaram-se aos dados observados, foi calculado, para cada elemento o valor esperado para o nível de probabilidade de 0,99. Os valores estimados foram comparados àqueles estabelecidos pela legislação em vigor. Não existem diferenças significativas, ao nível d probabilidade α=0,05, entre os três diferentes níveis amostrados, nas duas séries analisadas. As distribuições que melhor modelaram os dados foram a Beta e a Normal. Os teores encontrados (P≤0,99) comparados aos limites estabelecidos na legislação pertinente denotam que os sedimentos dragados nos canais do porto de Rio Grande poderiam ser dispostos em terra sem impactos significativos ao ambiente.
- ItemEstudo das propriedades químicas dos rejeitos de dragagemas para utilização como solo fabricado para fins agrícolas(2009) Teixeira, Laurita dos Santos; Dias, Claudio Renato RodriguesA dragagem pode ser considerada como o ato de retirada de material do leito dos corpos de água, principalmente para o aprofundamento e alargamento de canais em rios, portos e baías,construção de diques, fundações para pontes e outras estruturas. Devido à necessidade de navegação de grandes embarcações no Porto do Rio Grande, periodicamente é necessária a realização de dragagens. A pesquisa com material dragado é feita devido ao potencial econômico do rejeito gerado e ao problema ambiental gerado por ele. É importante desde o projeto da obra, o conhecimento das características físico-químicas dos sedimentos. A natureza de contaminantes em materiais dragados varia muito, dificultando as considerações sobre usos benéficos do rejeito, e embora algumas vias navegáveis estejam localizadas próximas a áreas industrializadas ou centros urbanos, a maior parte do material dragado é considerada não contaminada. A caracterização do material dragado para uso como fertilizante é feita pela determinação de matéria orgânica, pH, salinidade, N, P, K, Ca, Mg,metais pesados e Capacidade de Troca Catiônica (CTC), que depende do pH e diretamente proporcional a concentração de argila, conteúdo de matéria orgânica e sua granulometria.Foram feitas análises químicas para a determinação de contaminantes na lama (segundo o CONAMA), e análise de fertilidade do solo (Comissão de Química e Fertilidade do Solo RS/SC) para o estudo da sua utilização. Assim, o estudo do resíduo do material dragado é de suma importância tanto para os custos da operação, quanto para o aproveitamento desse material e cuidado com o meio ambiente. O resíduo estudado foi depositado em bacias de sedimentação em 2001, onde em 2006 mostrou um grande desenvolvimento de vegetação na área que a lama foi depositada, indicando o potencial do resíduo, que foi comprovado pelas análises.
- ItemEstudo de viabilidade de empreendimento sob a ótica da vida útil: o caso sobre a modernização do porto novo do Rio Grande – RS(2009) Mattos, Flávia Costa de; Dias, Claudio Renato RodriguesA identificação do estado de conservação e manutenção, bem como, do obsoletismo funcional do cais do Porto Novo do Rio Grande, permitiu traçar diretrizes para a realização das obras de modernização desta estrutura. Em razãodo tipo de navios que atualmente navegam na costa brasileira, o projeto de modernização prevê a adequação dos berços de atracação e aprofundamento do calado, na linha próxima ao cais. O estudo da viabilidade para realizar tal empreendimento encontra-se alicerçado no potencial de funcionamento, ou seja, vida econômica e vida útil. Este trabalho apresenta relação entre a vida útil das estruturas de concreto, inseridas em ambientes marítimos, e os indicadores de viabilidade para este tempo de vida. São apresentadas as possibilidades de modernizar ou reabilitar cais com muro de gravidade, bem como, os fatores preponderantes na durabilidade de uma estrutura de concreto, como distância da água do mar, permitindo traçar estimativas quanto a vida útil destas estruturas. Estas estimativas estão baseadas, basicamente, no ambiente no qual estão inseridas e nas especificações de projeto como, cobrimento das armaduras e resistência característica do concreto. Foi observado um ganho considerável na vida útil da estrutura ao adotar-se a especificação do concreto com resistências características à compressão (fck) superiores. A partir desta premissa, o estudo dos indicadores de viabilidade foi baseado em duas possibilidades de horizontes: valor do investimento inicial com especificações do projeto utilizando fckigual a 35 MPa, com estimativa de vida útil de 56 anos e, alternativamente, o valor do custo do concreto com fck igual a 40 MPa agregado ao investimento, para o horizonte de 76 anos. Diante do panorama econômico e das séries históricas analisadas que compreendem o volume e tipo de cargas, número de embarcações que utilizam o cais e, das principais cargas movimentadas, foi identificado o volume anual e a mercadoria com maior movimentação, que corresponde a fertilizantes. A partir destas constatações, realizou-se o levantamento provável de despesas e receitas decorrentes da operação exclusiva no cais, compondo o fluxo de caixa do empreendimento, com cenário provável, pessimista e otimista. Os indicadores de viabilidade analisados foram: Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Índice de Lucratividade e Pay-back. As incertezas e riscos foram analisados através da geração analítica e numérica do VPL, fornecendo parâmetros para a tomada de decisão, com indicativo de viabilidade para a realização dasobras de recuperação e modernização do cais do Porto Novo do Rio Grande no horizonte de 76 anos.
- ItemEvolução e estratigrafia do terreno na região do superporto de Rio Grande/RS: análise com base em propriedades geotécnicas e variações do nível médio do mar(2014) Bastos, Everaldo de; Dias, Claudio Renato RodriguesAs camadas de deposição sedimentar no Período Quaternário, nas regiões costeiras, foram influenciadas pelos eventos de regressão e transgressão do nível médio do mar. Alguns trabalhos sugerem a utilização dos ensaios de prospecção geotécnica de penetração de cone estático com medida de pressão neutra (CPTu ou piezocone), para contribuir na definição da litologia de alta resolução de sequências sedimentares quaternárias na costa brasileira. Este trabalho objetiva estudar a estratigrafia do terreno onde se localiza o dique seco do Estaleiro Rio Grande (ERG) na região do Superporto, em Rio Grande /RS. Para isso, considera o comportamento geotécnico do solo obtido por ensaios do tipo SPT e CPTu, tendo em vista seu processo de deposição (sedimentação e adensamento), que pode ter sido influenciado pelas variações do nível médio do mar desde a Transgressão Flandriana (18.000 A.P.). Os resultados dos ensaios de piezocone foram interpretados à luz da formação geológica regional e considerando as curvas de variação dos níveis do mar desde essa época. A tentativa foi de correlacionar os eventos transgressivos e regressivos com as características de adensamento do solo argiloso encontrado na região. Foram empregadas técnicas de geocronologia, como medidas de datação por C 14 , feitas através da Espectrometria de Massa com Acelerador de Partícula (AMS) e correlação com resultados de estudos palinológicos para verificar os tempos de formação das diferentes camadas sedimentares na área. Com auxílio das datações em amostras de diferentes profundidades foi proposto um modelo evolutivo para definir os períodos de deposição das camadas do solo, ora em ambiente transgressional, ou seja, de elevação do nível do mar, formando camadas argilosas ou argilo-siltosas, ora em ambiente regressivo, de abaixamento do nível do mar, com forte tendência a formar camadas arenosas. Dessa forma, pôde-se demonstrar que os ensaios CPTu, prestam-se como ferramenta geotécnica importante na definição da litologia de alta resolução e, quando agregado com o devido conhecimento geológico e das datações radiométricas, representa uma importante contribuição para o estudo da estratigrafia.
- ItemGeotechnical properties of the Cassino Beach mud(Elsevier, 2009) Dias, Claudio Renato Rodrigues; Alves, Antonio Marcos de LimaKnowledge of the marine soils properties, together with hydrodynamic and climatic data, plays an important role for a better understanding of the dynamic behavior of sandy and muddy coasts. This paper deals with reporting and basic interpretation of two campaigns of exploration and characterization of the mud of Cassino Beach, southern Brazil, carried out during the years of 2004 and 2005. Samples were obtained by means of cores collected at some locations offshore, and were submitted to various laboratory geotechnical tests, including determination of the physical index, grain size distribution, Atterberg limits, and shear resistance by both triaxial and shear vane tests. Results confirm the existence of a very soft soil deposit offshore Cassino Beach, highly plastic, compressible, and viscous, forming an important database for further studies.
- ItemUm modelo de elementos finitos para a análise acoplada de problemas de adensamento com simetria axial(2005) Moreira, Maicon Soares; Dias, Claudio Renato RodriguesEste trabalho apresenta um modelo de elementos finitos para a análise de deformação e adensamento de maciços de solo sob condições de simetria axial. O ponto de partida são as equações diferenciais de governo que são resolvidas utilizando o método dos elementos finitos baseado no método dos resíduos ponderados adotando a formulação de Galerkin. As equações de governo são integradas sobre um domínio composto de elementos finitos quadrilaterais com quatro nós e produzem um sistema de equações algébricas em função dos deslocamentos e da poropressão. As equações de cada um dos elementos são somadas no sentido de obter um sistema global de equações. Resolver este sistema leva à solução do problema. A validação ocorre a partir da comparação com resultados de soluções analíticas baseadas na teoria da elasticidade, teoria do adensamento e ensaios de laboratório. Os resultados foram considerados satisfatórios e mostram diferenças que podem ocorrer em virtude das simplificações consideradas no modelo.
- ItemUm modelo para simulação de ensaios oedométricos pelo método dos elementos finitos(2006) Moreira, Maicon Soares; Pinto, Waldir Terra; Dias, Claudio Renato RodriguesEnsaios oedométricos são freqüentemente utilizados no âmbito da Mecânica dos Solos. Podem ser usados para investigações de compressão e expansão do solo ou adensamento. A popularidade destes ensaios está ligada à sua simplicidade de realização bem como ao fato das condições de deformação serem similares às encontradas em problemas reais. Este trabalho apresenta um modelo acoplado de adensamento baseado no método dos elementos finitos para casos com simetria axial dando ênfase à simulação de ensaios oedométricos. O modelo utiliza elementos isoparamétricos e considera linearidade física. Do ponto de vista geométrico, a não-linearidade é considerada através de um processo de atualização da malha de elementos finitos. Primeiramente, realizou-se uma calibração do modelo através do ajuste dos parâmetros do solo em função de resultados obtidos em ensaios realizados em laboratório. O trabalho apresenta simulações de situações com ou sem a consideração da não-linearidade geométrica. Os resultados mostram a influência da nãolinearidade e a viabilidade do uso do modelo na previsão do comportamento do solo para diversas situações de campo bem como para a realização de análises rápidas com variação dos parâmetros do solo.
- ItemRemodelação de obras portuárias: fundações em estacas mistas no porto novo do Rio Grande(2005) Dziekaniak, Nelissa Gonçalves; Dias, Claudio Renato RodriguesUm porto é um sistema dinâmico, que cresce e sofre mudanças. Quando o tipo de carga ou o modo de transportá-la muda, o porto necessita ser modernizado para ser adaptado a essas mudanças. E por estar sujeito a um ambiente extremamente severo e a condições de serviço bastante pesadas, um programa constante de manutenção e reparo precisa ser conduzido pelas autoridades portuárias. Neste contexto, esta dissertação apresenta diversas opções de projeto e métodos de execução para serem utilizados na recuperação, remodelação ou modernização das mais diferentes estruturas de atracação. Além disso, são apresentados dois casos em particular. O primeiro trata-se da recuperação do Cais do Porto Velho do Rio Grande, onde se aponta as providências emergenciais já tomadas e indicam-se soluções que podem ser empregadas de maneira definitiva para a completa recuperação do cais de gravidade, que localiza-se no Centro Histórico da cidade. O outro caso particularmente estudado, é a obra de remodelação do cais do Porto Novo do Rio Grande. Neste segmento deu-se maior ênfase a uma análise das estacas do mar do novo cais, objetivando avaliá-las e obter conclusões sobre sua segurança. Para isto, foram aplicados Métodos Dinâmicos(Fórmulas Dinâmicas) e Método Estático (Método de Aoki e Velloso) para a previsão da capacidade de carga. Foram feitas análises de ensaios Dinâmicos (Equação da Onda) com variação de energia a fim de comparar o comportamento observado com os valores previstos. De um modo geral, foram obtidos valores médios aceitáveis para os coeficientes de segurança adotados. Por fim, procedeu-se a análise estatística dos resultados de capacidade de carga obtidos através da verificação do desempenho pelo emprego de 3 metodologias: pelo conceito de Resistência Característica, pelo conceito de Coeficiente de Segurança Global e pelo Conceito de Probabilidade de Ruína, com o intuito de complementar o estudo sobre a resistência e a integridade do elemento estrutural e a resistência do solo. Ficou comprovado que as estacas suportarão satisfatoriamente a carga de projeto, inclusive absorvendo-a somente pelo fuste, o que ocasiona coeficientes de segurança aceitáveis para o estaqueamento.
- ItemStatistical analysis and conformity testing of concrete in port construction work(2014) Larrossa, Michele da Cruz; Real, Mauro de Vasconcellos; Dias, Claudio Renato Rodrigues; Magalhães, Fabio CostaConformity control of concrete is part of a range of control and standard methods which must be employed in all construction work to assure its compliance with quality requirements. The compressive strength of the concrete is considered as a random variable that must be controlled by standardized sampling and testing in order to ensure the structural safety. Therefore, the use of a large amount of compressive strength test results of concretes with similar characteristics has been seen as an important tool in the assessment of current standard norms. This paper de-scribes an analysis based on the conformity control used in large port construction works which have recently been carried out in the Rio Grande Port, located in Rio Grande, RS, Brazil. Statistical analyses were performed and acceptance tests of the product were conducted. They were based on the acceptance criteria of different methodologies from different continents and showed the variations that can occur in the results of the conformity testing, depending on the adopted model. It is worth mentioning that the concrete used in port construction works in the region has been in accordance with current Brazilian norms.
- ItemViabilidade técnico-econômica da areia eólica estabilizada com agentes aglomerantes para emprego em pavimentação(2013-05) Ruver, Cesar Alberto; Machado, Cíntia Rodales; Bastos, Cezar Augusto Burkert; Dias, Claudio Renato RodriguesNa região costeira sul do Estado do Rio Grande do Sul não existem materiais adequados para compor as diferentes camadas dos pavimentos. Como solução, são empregados: (a) rocha britada, proveniente de outras regiões ou (b) solo local (areia eólica) estabilizado com cimento e/ou cal mais cinzas. Apesar dos resultados bem sucedidos de ambas as técnicas, não existem estudos indicando qual é mais economicamente viável. Este trabalho apresenta os resultados do material estabilizado com cimento e com cinza adicionando duas cais, confrontando seus custos com a brita graduada. Os resultados indicam que a areia eólica estabilizada com mais de 10% de cimento Portland CP IV 32 (aos 7 dias de cura) e com teores de 28% de misturas de cinza volante e cal hidratada (aos 28 dias de cura) ou cal hidráulica (aos 120 dias de cura) atingem a resistência de 2,1 MPa. Em termos de custos, verificou-se que somente o tratamento com cinza e cal hidráulica torna-se mais barata que a brita graduada.
