Navegando por Autor "Dolci, Luciana Netto"
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- ItemAnais do XIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental: Precisamos falar de Cotidianos(Ed. da FURG, 2023) Dolci, Luciana Netto; Vargas, Cesar Augusto Yaya; Fávaro, Leandro Costa; Lotero, William Leonardo Gomez
- ItemO atendimento educacional especializado na escola regular : possibilidades da educação estético-ambiental(2023) Gauterio, Laís Braga; Dolci, Luciana NettoInserido na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE, este estudo propõe-se a analisar o trabalho docente de uma professora do Atendimento Educacional Especializado-AEE, o qual é realizado em uma escola da rede municipal localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para tanto, fez-se necessário olhar para a tese de doutorado da professora, que é egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, visando então compreender como a educadora do AEE desenvolve a inclusão dos alunos/as com deficiências nessa escola, percebendo se seu agir está atrelado com sua tese de doutorado, e se permeia a Educação Estético-Ambiental, sendo assim, capaz de potencializar a inclusão de alunos/as com deficiências, incluídos no ensino regular. O trabalho é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e a análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. A partir das investigações, emergiram três categorias: (1) A in/exclusão experienciada por uma profissional do atendimento educacional especializado; (2) A dimensão do atendimento educacional especializado e (3) Entrelaçamentos entre educação especial e educação estético-ambiental. Portanto, considerei que o agir pedagógico agregado à Educação Estético-Ambiental é um importante subsídio para qualificar os processos de inclusão nas escolas regulares, pois possibilita uma prática sensível, significada e de qualidade. Com este trabalho, busquei contribuir para a formação de educadores mais sensíveis e preocupados com questões sociais.
- ItemEducação ambiental, educação estética e comunicação não-violenta: A(re) conexão com o ser para qualificar o fazer do docente(2024-01-31) Vieira, Gabriela de Biazzi Avila; Dolci, Luciana NettoO presente trabalho apresenta a pesquisa realizada no Mestrado em Educação Ambiental na Universidade Federal de Rio Grande-FURG, estando inserida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE. Trata-se de uma pesquisa narrativa, tendo como base teórico metodológica os estudos de Clandinin e Connelly (2015), que visa compreender o processo de constituição do olhar dos discentes de pedagogia, no tocante aos saberes estéticos, ambientais e de comunicação não-violenta, a fim de refletir sobre a formação integral dos sujeitos que têm um importante papel na educação brasileira. Para tanto, busquei discutir a relação entre saberes estéticos, ambientais e de comunicação não-violenta e sua importância na formação de educadoras das infâncias. Além disso, a partir da narrativa das experiências de discentes no curso de Pedagogia noturno e diurno, buscar e discutir a expressão de saberes estéticos, ambientais e de comunicação não-violenta assim como compreender quais conteúdos presentes na formação docente do curso de Pedagogia contribuíram, na percepção destas, nas interações com as crianças da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com as acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rio Grande-FURG, pertencentes ao quarto ano de graduação, do turno manhã e noite. Na análise das narrativas das experiências das discentes surgiram várias categorias, a saber: 1. Comunicação não-violenta: o que é feito das palavras que falamos para as crianças? 2. A vivência acadêmica na constituição do ser e fazer docente: um olhar bioecológico sobre a experiência acadêmica; 3. Educação Ambiental: a construção do caminho do pertencimento; 4. Famílias: relações mais afetivas no processo educativo e 5. Estética presente nas narrativas: sensibilização e encantamento. Como resultado, apresentamos a ideia central de que as noções de comunicação não violenta, educação ambiental e educação estética devem estar presentes na formação de educadores para oportunizar uma (re)conexão com o ser, para assim qualificar o fazer docente. As narrativas das discentes oportunizaram potentes articulações dos saberes propostos e viabilizaram a concepção de que é possível realizar uma educação ambiental por meio dos aspectos, saberes e práticas da comunicação não-violenta em comunhão com a educação estética. A pesquisa apontou, outrossim, que a narrativa como ferramenta de ressignificação reflexiva pode abrir os espaços necessários para que se possa descolapsar as estruturas colonizadoras nas quais estamos imersos e que seguem impactando nossas relações, principalmente nos ambientes educativos.
- ItemEducação Ambiental: um olhar sensível no fazer pedagógico dos professores de educação infantil em uma escola da rede municipal de ensino de Rio Grande, RS(2024) Schmütz, Ana Paula dos Santos; Dolci, Luciana NettoO presente trabalho apresenta-se a partir da linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (EAEFE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), e foi elaborado com o objetivo geral de investigar as compreensões dos professores de Educação Infantil de uma determinada escola da Rede Municipal de Rio Grande sobre as práticas pedagógicas em relação à criança como ser da natureza. A base teórica que sustenta esta pesquisa tem como principais autores: Áries (1981), Reigota (1994), Grün (1996), Malaguzzi (1999), Freire (2003), Loureiro (2006), Barbosa e Horn (2008), Salles e Faris (2012), Dolci (2014), Sauvé (2005, 2016), Souza (2016), Tiriba (2018), Bueno (2018), Antonio e Tavares (2019). Os pesquisadores elencados dão suporte ao tema investigado porque abordam reflexões que correspondem às concepções que considero fundamentais diante do fazer pedagógico para e com as crianças. Assim, esta pesquisa visa a um trabalho de abordagem qualitativa, por considerar a mais adequada ao tema investigado. A investigação aqui traçada foi desenvolvida em três etapas, sendo a primeira a escolha da escola EMEI Nilza Alves Gonçalves. A segunda etapa foi a seleção dos profissionais da escola, e a terceira foi a elaboração de diários reflexivos pelas professoras. Como método de análise e interpretação dos dados, foi escolhida a Análise de Conteúdo de Bardin (2000). A luz dessa metodologia, os dados indicaram duas categorias: a primeira nomeada por “Experiências vividas no cotidiano escolar: possibilidades do fazer docente”, e a segunda foi denominada “Educação Estético-Ambiental: ações que cultivam as diversas linguagens”. Os resultados evidenciaram um fazer pedagógico vivenciado pelas professoras em que se permite um posicionamento respeitoso diante do que somos e pertencemos, de modo que minhas ações, nossas ações, as intencionalidades emergem para uma prática pedagógica com sentido coletivo. Além disso, notou-se um fazer pedagógico alicerçado em ações conectadas à Educação Estético-Ambiental, uma educação pautada no encontro do que somos e sentimos, na sensibilidade de compreender e entender o mundo que nos cerca. Uma prática alicerçada nessa educação carregada de afeto, de sensibilidade ao mundo que compartilhamos, uma educação para e da vida.
- ItemEducação Estético - Ambiental: A Literatura de Cordel como Prática Docente no Curso PROCORDEL(2024-01-29) Silva, Josineide Ribeiro da; Dolci, Luciana NettoO presente trabalho está de acordo com a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender se a Literatura de Cordel, em uma perspectiva da Educação Estético-Ambiental, pode auxiliar nas práticas pedagógicas dos professores, como uma linguagem possível para uma educação transformadora. Busco defender a seguinte tese: de que maneira a Literatura de Cordel pode vir a ser uma linguagem que auxilie na prática docente dos professores na perspectiva da Educação Estético-Ambiental, tendo como objetivos específicos: Apresentar a Literatura de Cordel para os(as) professores(as) e futuros(as) pedagogos(as), por meio de oficinas, abordando a teoria e a prática; Empregar a Literatura de Cordel como uma possibilidade para debater temas relacionados à Educação Estético-Ambiental; Identificar se os professores se sentem à vontade para trabalhar com a Literatura de Cordel e o Estético-Ambiental em suas salas de aula; Analisar e refletir a Educação Estético-Ambiental nas práticas docentes, potencializadas pela Literatura de Cordel, com o intuito de averiguar a importância da formação de professores proposta pelo Curso de Extensão PROCORDEL. Os sujeitos desta pesquisa foram sete, entre professores(as) da rede básica de educação e futuros(as) pedagogos(as), salientando que, apesar de todos os sujeitos manifestarem interesse em trabalhar com o Cordel em sala de aula, para esta pesquisa, apenas três dos participantes foram analisados na segunda fase da pesquisa, pois foram os mesmos que tiveram a oportunidade de trabalhar com o gênero literário em sua prática docente. Esta pesquisa é qualitativa, numa perspectiva crítica transformadora. É uma pesquisa de intervenção pedagógica. O método de coleta de dados possuiu um conjunto de instrumentos composto por abordagem teórico-metodológica acerca da Literatura de Cordel e do Estético-Ambiental, em oficina, portfólio e entrevista. Na primeira fase, foi abordada a teoria sobre Cordel e a Educação Estético-Ambiental e foram realizadas oficinas acerca da Literatura de Cordel, em que cada participante narrava no portfólio as impressões que teve após cada etapa da formação. A segunda diz respeito às entrevistas com os três participantes que aplicaram os conhecimentos adquiridos na formação em Cordel em sua prática docente. Na análise de conteúdo dos dados, baseada em Bardin (2000) e Franco (2007), emergiram duas categorias de análise. A primeira categoria que surgiu foi: As possibilidades de trabalhar com a Literatura de Cordel e o Estético-Ambiental em sala de aula; e a segunda foi: Educação Estético-Ambiental: por uma pedagogia de Cordel. Os resultados evidenciam que todo conhecimento que foi oportunizado aos participantes, por meio da formação de Cordel transformou-se em experiência, fazendo com que cada participante, através do trabalho coletivo, da sensibilização acerca das histórias narradas nos cordéis, do diálogo quando eles discutiam os pontos da construção do Cordel coletivo, na realização da xilogravura, na construção dos folhetos de Cordel e do Sarau, agregassem saberes diversos em suas maneiras de ser e existir no mundo, como seres humanos e como profissionais. As experiências com o Cordel na prática docente oportunizaram mudanças significativas no fazer docente de cada um dos participantes, na sua relação educador e educando, nas suas relações consigo, com o outro, com o meio, com o mundo.
- ItemEducação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente(2016) Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana InêsEste trabalho está inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender o movimento dos professores por meio de suas práticas pedagógicas com o teatro quanto à presença da Educação Ambiental e da Educação Estética nessas práticas. Busco defender a seguinte tese: o teatro proporciona experiências significadas para a formação humana, auxiliando na constituição dos professores quanto à Educação Ambiental e à Educação Estética. Nessa perspectiva, compreendo o teatro como um processo de aprendizagem em Educação Ambiental e em Educação Estética; porém, os professores trabalham com o teatro na sala de aula porque eles tiveram tal experiência anteriormente. Os sujeitos participantes foram quatro professores que desenvolvem o trabalho com o teatro na escola. A pesquisa qualitativa é de orientação sócio-histórica e a base teórica e a abordagem teórico-metodológica estão alicerçadas no Materialismo Histórico e Dialético. O método de coleta de dados possuiu um conjunto de instrumentos composto por entrevistas, observações, filmagens, fotografias, ateliê e portfólio. Na primeira fase, ocorreram as entrevistas com os professores, individualmente. A segunda diz respeito às observações das oficinas de teatro em que cada professor desenvolve a sua metodologia de trabalho teatral. Na terceira fase foi realizado o ateliê em quatro encontros. Na análise de conteúdo dos dados, emergiram duas categorias com suas respectivas unidades de análise. A primeira categoria que surgiu foi a experiência com o teatro, e as unidades de análise são: as experiências com o teatro na formação e a importância da experiência com o teatro na prática docente. A segunda foi a atividade criadora potencializada pelo teatro no espaço escolar, e as unidades de análise são: a atividade criadora na prática docente, influenciada pela experiência com o teatro, e a atividade criadora com o teatro. Os resultados evidenciam que as experiências vividas pelos professores, com o teatro, foram significadas e sentidas, consolidadas em suas memórias, sendo que os professores investigados tiveram a presença de um professor que propiciou a experiência estética, incentivando-os a participarem do trabalho com o teatro na formação escolar e acadêmica. As experiências acumuladas com o teatro foram reelaboradas e reconstruídas pelos professores, originando a atividade criadora em suas ações docentes e, por serem experiências históricas, sociais e duplicadas, proporcionaram aos professores imaginarem, fantasiarem, combinarem, modificarem e criarem algo novo nas próprias práticas pedagógicas: a criação teatral coletiva com os grupos cênicos. As experiências com o teatro na prática docente oportunizaram mudanças no planejamento, na relação professor e aluno, no comportamento, nas relações sociais com os outros ambientes em que os professores estão inseridos. Verifiquei, igualmente, a constituição dos professores no que se refere à presença da Educação Ambiental e da Educação Estética nas suas práticas, potencializadas pelo teatro. O presente estudo aponta que o trabalho com o teatro auxiliou na constituição dos professores quanto à Educação Ambiental e à Educação Estética; além disso, possibilitou a construção de um conceito de Educação Estético-Ambiental.
- ItemEducação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente(2011) Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana InêsEste projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
- ItemEducação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente(2011) Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana InêsEste projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
- ItemLeitura de mundo dramatizada por meio da Educação Estético-Ambiental(2020) Simões, Juliana Duarte; Dolci, Luciana NettoEsta dissertação está dentro da linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação De Educadores (As) - EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da FURG e tem como objetivo geral compreender a Leitura de Mundo Dramatizada por meio da Educação Estético-Ambiental. Nesse sentido, compreendo que a Leitura Dramatizada é uma prática pedagógica que, ao ser realizada na perspectiva da Educação Estético-Ambiental, pode transformar a leitura de mundo dos sujeitos por meio das relações de interações com as histórias. Os sujeitos que compõem esta pesquisa são seis acadêmicos em formação inicial no curso de Pedagogia da FURG. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos de intervenção pedagógica. A coleta dos dados possui três etapas: um questionário, uma reflexão teórico-prática sobre dramatizações de histórias e literatura infantil e uma entrevista semiestruturada e gravada com o consentimento dos participantes. A metodologia de análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, que após trilhar todas as fases, resultou em duas categorias, a saber: "A constituição da dimensão Estético-Ambiental dos sujeitos em formação inicial do curso de Pedagogia" e "A leitura de mundo dramatizada por meio de experiências Estético-Ambientais". Os resultados evidenciaram a importância atribuída pelos sujeitos à relação ativa entre teoria e prática em sua formação docente, demonstrando que a experiência significada pelos sujeitos é um elemento fundamental para a educação e formação de educadores estético-ambientais. Além disso, foi possível compreender o processo em que ocorre a leitura de mundo dramatizada, em que os sujeitos conhecem, reconhecem e transformam as suas realidades e os contextos em que vivem, transcendendo as suas barreiras em busca da emancipação, por meio de práticas de dramatização de histórias de literatura infantil em suas práticas docentes. Compreendo que este trabalho mostrou-se importante para o campo de formação de educadores ambientais por contribuir com o desenvolvimento e emancipação humana por meio de atividades que exploram o ambiente e as suas relações com atividades estéticas possibilitando a compreensão crítica da realidade e a busca por transformações societárias em ações coletivas de ensino.
- ItemSe faz sentir, faz sentido: narrativas de uma educação física estético-ambiental(2024-01-31) Silvino, Flaviana Custódio; Dolci, Luciana NettoA presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (as) Ambientais - EAEFE, do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender se existe a presença da Educação Estético-Ambiental nas metodologias pedagógicas desenvolvidas pelas/o professoras/o de Educação Física Escolar (EFE) nos ambientes em que atuam. Os participantes são cinco professoras e um professor de Educação Física e foram subdivididos em dois grupos. O primeiro grupo é formado por duas professoras universitárias e um professor universitário da área da Educação Física e o segundo grupo é formado por três professoras da área de Educação Física em que atuam na educação básica de ensino. É uma Pesquisa Narrativa, é qualitativa e o método de interpretação de dados possui dois momentos. O primeiro momento foram as Entrevistas Narrativas individuais por meio da webconferência que consistiu em três perguntas exmanentes (amplas) e o segundo momento foi por meio de Cartas Narrativas direcionadas à elas e ele no início de sua carreira docente. Após a realização da Análise Narrativa, duas metodologias se destacaram a metodologia pública e a metodologia privada, deste modo essas metodologias influenciaram diretamente nas relações estabelecidas dentro dos espaços em que as professoras e o professor atuaram, imbricando no querer fazer e não poder na instituição pública e o poder fazer e não querer na instituição privada. Desse modo, nas interpretações dos dados, foi possível identificar a presença da Educação Estético-Ambiental nas metodologias aplicadas pelas professoras e pelo professor aqui investigados, ou seja, as relações diante de situações problemas permearam pelo cuidado para com o outro, respeitando as diferenças apresentadas dentro de cada contexto. Assim, as metodologias das participantes e do participante estão embasadas na criticidade, na autonomia, no pertencimento e na afirmação dentro do lugar/espaço.
- ItemSonoridades pampeanas: A música na perspectiva da educação estético-ambiental(2024-01-30) Mendes, Flávio da Silva; Dolci, Luciana NettoO reconhecimento da diversidade étnica, regional e cultural, como potentes agentes de cidadania no âmbito do Estado/Nação, é importante. Neste sentido, ações e relações de ordem estético-ambiental foram visualizadas como dispositivos potenciais para contribuir com as sugestões das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Assim, o trabalho tem como objetivo geral compreender se ações na perspectiva da educação estético-ambiental são acionadas pela música Pampeana no CTG Rancho Grande, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). Os sujeitos que colaboram com esta pesquisa são dois atuais estudantes, dois ex estudantes deste espaço educacional, e um professor que compõe e atua no grupo docente da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos predominantemente descritivos. Foram realizadas entrevistas individuais por meio de perguntas abertas, duas delas de forma presencial e as demais de maneira remota, ‘através de web-conferência respeitando as diretrizes de isolamento social imposta pela pandemia do COVID-19. A análise dos dados foi pautada por meio da perspectiva da redução fenomenológica, desenvolvida a partir de duas unidades de significados que são sequencialmente: “Relações Sonoras com o Pampa” e “E os Pequenos Ranchinhos Formaram o Rancho Grande: A Contribuição do CTG para a Constituição dos Sujeitos”. Os resultados evidenciaram aspectos com os quais compreendo que o Rancho Grande possibilita que os seus participantes tenham experiências estético ambientais. Esta experiência pode ser vista como uma simbiose entre a Educação Estética e a Educação Ambiental. Este espaço pesquisado, conforme a análise profunda das verbalizações dos sujeitos, é lugar de aprendizagem, de encontro, de acolhida, de amizade, de cuidado, de compartilhar saberes, de diálogo, de união, de coletividade, de harmonia, de amorosidade e de felicidade, e possibilita que haja mudanças nas ações e comportamentos de cada estudante que convive nele. É um espaço favorável para a constituição de estudantes na e pela relação com o outro. Este trabalho é potente para o campo de formação de educadores ambientais ‘por contribuir com o desenvolvimento e emancipação humana através da oferta de atividades que exploram o ambiente e as suas relações com atividades estéticas’ possibilitando a compreensão crítica da realidade e a busca por transformações sensíveis em ações coletivas de ensino.
