Navegando por Autor "Gautério, Daiane Teixeira"
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- ItemAnais do XI Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã - 2020 e 2021(Ed. da FURG, 2022) Gautério, Daiane Teixeira; Silva, Maria de Fátima Santos da; Maurell, Joice Rejane Pardo; Jardim, Daniele Barros; Santos, Keli Ávila dos; Vargas, Luciana de Souza; Poersch, Lauren Azevedo; Araújo, Jaciana Marlova Gonçalves; Costa, Tatiane Goudinho da
- ItemAnais do XII Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã 2022(Ed. da FURG, 2023) Gautério, Daiane Teixeira; Silva, Maria de Fátima Santos da; Maurell, Joice Rejane Pardo; Porciúncula, Anacirema da Silva; Jardim, Daniele Barros; Santos, Keli Ávila dos; Vargas, Luciana de Souza; Poersch, Lauren Azevedo; Araújo, Jaciana Marlova Gonçalves; Costa, Tatiane Goudinho daEste ano, o Programa Acolhida Cidadã/Solidária da Universidade Federal do Rio Grande-FURG foi marcado pela palavra resiliência! Vários projetos parceiros tiveram que desenvolver uma capacidade de enfrentar e superar as adversidades dos últimos anos de pandemia da Covid-19 e do retorno integral às atividades presenciais. Foi uma Acolhida que buscou agregar vários tipos de ingressantes: os calouros de 2022; os ingressantes de 2021 que, pela primeira vez, iniciaram uma rotina presencial na Universidade; os ingressantes de 2020, que ficaram dois anos de forma virtual; bem como todos os demais estudantes que, de alguma forma, estiveram afastados das atividades acadêmicas e resolveram aguardar o retorno integral da presencialidade na Universidade. Logo, fez-se necessário acolher todos e todas, pois cada ano letivo, com suas características, manteve seus estudantes afastados do ambiente acadêmico físico do campus e/ou do seu município sede. Assim, apresentamos a seguir um release de cada projeto que participou da Acolhida de 2022 e que apresentou seu trabalho no Seminário de Encerramento. Foram, em sua maioria, projetos já parceiros de muito tempo do Programa, que reafirmaram a importância de pensar em atividades que acolham, recepcionem e integrem os acadêmicos de forma solidária e respeitosa à cidadania e de responsabilidade social. Este ano, o Programa Acolhida Cidadã/Solidária da Universidade Federal do Rio Grande-FURG foi marcado pela palavra resiliência! Vários projetos parceiros tiveram que desenvolver uma capacidade de enfrentar e superar as adversidades dos últimos anos de pandemia da Covid-19 e do retorno integral às atividades presenciais. Foi uma Acolhida que buscou agregar vários tipos de ingressantes: os calouros de 2022; os ingressantes de 2021 que, pela primeira vez, iniciaram uma rotina presencial na Universidade; os ingressantes de 2020, que ficaram dois anos de forma virtual; bem como todos os demais estudantes que, de alguma forma, estiveram afastados das atividades acadêmicas e resolveram aguardar o retorno integral da presencialidade na Universidade. Logo, fez-se necessário acolher todos e todas, pois cada ano letivo, com suas características, manteve seus estudantes afastados do ambiente acadêmico físico do campus e/ou do seu município sede. Assim, apresentamos a seguir um release de cada projeto que participou da Acolhida de 2022 e que apresentou seu trabalho no Seminário de Encerramento. Foram, em sua maioria, projetos já parceiros de muito tempo do Programa, que reafirmaram a importância de pensar em atividades que acolham, recepcionem e integrem os acadêmicos de forma solidária e respeitosa à cidadania e de responsabilidade social.
- ItemAnais do XIII Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã 2023: compartilhando saberes sobre práticas solidárias de apadrinhamento acadêmico(Ed. da FURG, 2025) Gautério, Daiane Teixeira; Silva, Maria de Fátima Santos da; Silveira, Adriana Dias; Maurell, Joice Rejane Pardo; Porciúncula, Anacirema da Silva; Araújo, Jaciana Marlova Gonçalves; Schirmer, Sirlei Nadia; Pedroso, Eliana Regina Fritzen; Noguez, Janaína Amorim; Gentil, Naraina Zerwes; Mourão, Matheus da Silva; Merg, Camila Ventura
- ItemAs concepções educativas/ambientais e de desenvolvimento da cidade do Rio Grande: reflexões sobre as políticas municipais(2009) Gautério, Daiane Teixeira; Machado, Carlos Roberto da SilvaO presente trabalho investiga as Políticas Públicas Municipais da cidade de RioGrande/RS, tendo como política inicial para análise a Lei Orgânica Municipal (1990), indo até o Plano Estratégico do Município (2005-2010), subsidiadas pelas políticas nacionais, destacadas por seu marco de importância, desde a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, ate Programa Nacional de Educação Ambiental (2005). Foi realizada a sistematização destas leis visando a identificar algumas categorias chaves para a compreensão da utopia educativa/ambiental e de desenvolvimento para a cidade do Rio Grande implícitas ou explícitas nas políticas locais. Tais categorias, como as concepções de Educação, Educação Ambiental, Natureza/Meio Ambiente e Desenvolvimento indicam as perspectivas teóricas e paradigmáticas nas quais foram feitas as análises sobre a cidade e suas políticas. Percebe-se pois, claramente, da análise realizada, que as perspectivas políticas/educativas/ambientais do período estudado subsumem-se ao “mercado” e sua implementação (nas escolas e instituições locais) aponta para rupturas pontuais e pouco significativas para a cidade em sua totalidade. Além disto, o “desenvolvimento” buscado e propagado pelas políticas no âmbito local evidencia concepções de exploração e dominação dos chamados recursos humanos e naturais, em busca do crescimento econômico. Diante disto, tendo um referencial teórico questionador das referidas políticas e das proposições implícitas nas mesmas, afirmamos que estas podem ser relacionadas ao paradigma moderno e ao sistema capitalista enquanto utopia, mas que escondem-se sobre uma face humanizadora, de mudanças comportamentais e pontuais. Concluímos que é preciso ir além, na busca de transformações que se insiram na ruptura da própria lógica do sistema, e para as quais as políticas democráticas, participativas e de uma relação diferente, da atual, com a natureza, é fundamental. Esta, em nossa perspectiva, deve ser a de uma cidade/sociedade sustentável, contra hegemônica e produtora de novas relações dos humanos entre si e destes com a natureza, como parte da utopia da produção de um “outro mundo possível”, mais justo e solidário.E como processo sem fim e democrático, tal cidade sustentável deverá ter, assim como suas políticas, a participação e conteúdos definidos coletivamente. Enfim tais nuances serão discutidas nesta pesquisa, para que possa servir de referência a outros pesquisadores que buscam analisar as potencialidades da cidade em sua relação com o global e das políticas desenvolvidas neste espaço como contribuição na efetivação daquela utopia.
- ItemLixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade do Rio Grande – RS(EDGRAF, 2010) Amorim, Aline Pinto; Albuquerque, Beatriz de Mello; Gautério, Daiane Teixeira; Jardim, Daniele Barros; Morrone, Eduardo Corrêa; Souza, Rejane MaganoO presente texto aborda um levantamento sobre uma problemática ambiental da cidade do Rio Grande-RS, que é o Lixão Municipal. Analisamos os aspectos legais relacionados com a questão dos resíduos sólidos e das legislações nacionais, estaduais e municipais e identificamos os impactos ambientais que acontecem quando tais resíduos são tratados de maneira indevida. Resgatamos a história e as características do lixão municipal e comentamos sobre a proposta de Aterro Sanitário, o qual se encontrava em fase de construção na cidade, no momento deste levantamento. Discutimos sobre os aspectos sócio-ambientais que permeiam a problemática do lixo, do lixão municipal e do aterro sanitário na cidade, refletindo a importância da Educação Ambiental diante da referida questão. Abordamos também a(as) proposta(s) municipais de EA relacionadas ao lixo.
- ItemO que dizem e o que querem saber sobre sexualidade alunos/as dos anos iniciais do Ensino Fundammental???(2005) Soares, Guiomar Freitas; Ribeiro, Paula Regina Costa; Gautério, Daiane Teixeira; Machado, Liziane Perez; Soares, Quelem
