Navegando por Autor "Gentil, Naraina Zerwes"
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- ItemAnais do XIII Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã 2023: compartilhando saberes sobre práticas solidárias de apadrinhamento acadêmico(Ed. da FURG, 2025) Gautério, Daiane Teixeira; Silva, Maria de Fátima Santos da; Silveira, Adriana Dias; Maurell, Joice Rejane Pardo; Porciúncula, Anacirema da Silva; Araújo, Jaciana Marlova Gonçalves; Schirmer, Sirlei Nadia; Pedroso, Eliana Regina Fritzen; Noguez, Janaína Amorim; Gentil, Naraina Zerwes; Mourão, Matheus da Silva; Merg, Camila Ventura
- ItemAnais do XV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental: 30 anos do ppgea - avanços e desafios de uma educação ambiental transformadora(Ed. da FURG, 2024) Rodrigues, Horacio Rodrigo Souza; Gentil, Naraina Zerwes
- ItemDesvelando a Educação Ambiental transformadora para estudantes surdos: uma proposta bilíngue de glossarização dos termos(2023) Gentil, Naraina Zerwes; Freitas, André Luís Castro deA presente dissertação teve como fenômeno de pesquisa registrar e produzir sinais-termos para a área da Educação Ambiental, os quais possibilitaram ampliar a comunicação na Língua Brasileira de Sinais – Libras, assim como estender a compreensão na Língua Portuguesa. Registramos que este trabalho é resultante de pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental – FEA, correlacionada aos processos históricos nos quais somos produtos e produtores. A presente escrita nos desvelou o processo de construção com os registros dos sinais-termos em Libras, a qual nos apropriamos das terminologias específicas e produzimos novos sinais-termos que possibilitaram ampliar a comunicação com fluidez na Libras. Neste sentido, essa dissertação se propôs à produção de conhecimentos contribuindo para que esses sinais-termos sejam divulgados e compreendidos pela comunidade surda em sua totalidade, diferenciando-se do que até então tem sido o habitual, ou seja, as pessoas surdas conhecem os sinais-termos, mas não o seu significado contextualizado. Além disso, compreendemos que o processo emancipatório desta comunidade necessita envolver a estrutura de duas línguas vigentes, a Língua Portuguesa na sua modalidade escrita e a Libras como meio de comunicação e expressão deles com seus pares. Nossa pesquisa teve abordagem qualitativa, utilizando a Análise Textual Discursiva – ATD para construir a compreensão da retórica dos participantes do Grupo Focal e seus saberes constituídos. Nessa lógica, a possibilidade de ampliação do vocabulário a partir dos princípios da Educação Ambiental foi ao encontro de um processo reflexivo de reorganização dos saberes da comunidade surda, para que os mesmos possam interagir com as transformações do mundo.
