Navegando por Autor "Goularte, Michele Kauana de Melo"
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- ItemColonialismo e racismo ambiental: uma análise a partir dos fundamentos da educação ambiental(2024) Goularte, Michele Kauana de Melo; Pedruzzi, Alana das NevesA presente dissertação tem como temática central de pesquisa o Racismo ambiental e a lógica colonial. Através de uma análise de determinados momentos históricos e conceitualizações teóricas sobre termos como Raça, Racismo, Colonialismo e Racismo Ambiental, a presente pesquisa pretende contribuir com a linha de Fundamentos da Educação Ambiental. Entre as abordagens metodológicas escolhidas para a realização da pesquisa, estão a da pesquisa qualitativa onde nos utilizamos das ideias de Minayo (2007) e a metodologia intitulada Leitura imanente de Lessa (2014), para explicarmos sobre o que seria uma pesquisa científica, teórica e bibliográfica nos utilizamos também das ideias de Gil (2002). A presente pesquisa se encontra construída a partir de um objetivo geral que seria “compreender as possibilidades emancipatórias da Educação Ambiental crítica no enfrentamento do Racismo Ambiental na estruturação da sociedade” e três objetivos específicos. A pesquisa alcançou cada um de seus objetivos através da construção e elaboração de cada capítulo e subtópico da escrita, a partir das ideias de teóricos como Aimé Césaire, Frantz Fanon, Selene Herculano, Philippe Layrargues, Alana Pedruzzi, entre outros, trouxemos teorizações que nos auxiliaram a abordar a Educação Ambiental através de uma perspectiva crítica e emancipatória. A partir da análise de processos históricos como o da colonização europeia, foi possível analisarmos um problema socioambiental atual como o Racismo ambiental, através de suas raízes históricas vinculadas ao colonialismo e a sua relação com a criação da ideia de raças, alargando assim a temporalidade e profundidade de nossa crítica. Ao fim da pesquisa também concluímos que as violências do Racismo Ambiental são amplas e numerosas, fazendo assim com que a temática enseje por ser constantemente revisitada através de novas produções e pesquisas teóricas dentro do campo da Educação Ambiental.
