Navegando por Autor "Lemke, Camila Salgado"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- ItemO programa de residência pedagógica: contribuições para a formação dos residentes na área de ciências da natureza(2023) Lemke, Camila Salgado; Tauchen, GionaraA pesquisa realizada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência na linha de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências” e tem como tema a formação inicial de professores de Ciências da Natureza a partir do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande. Assim, analisamos os subprojetos voltados a área das Ciências da Natureza, ou seja, apresentamos a análise dos seguintes subprojetos: Licenciaturas em Ciências Exatas e Educação do Campo e Licenciaturas em Ciências da Natureza. Deste modo, o objetivo geral é analisar as contribuições formativas do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores na área das Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem como objetivos específicos: i) compreender a organização e as ações formativas propostas no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG; ii) analisar os processos de interação teoria e prática, na perspectiva dos residentes; iii) avaliar, a partir da perspectiva dos residentes, as contribuições das ações formativas promovidas junto ao Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em três etapas: bibliográfica, documental e exploratória, com a produção de dados com os residentes do Programa realizando entrevistas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) constituída pelas fases de: (1) préanálise; (2) exploração do material; (3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. De acordo com as análises deste estudo. Entende-se a partir da perspectiva dos residentes, que o Programa potencializa saberes referentes à integração entre a teoria e a prática pedagógica, bem como a interdisciplinaridade para a construção do processo formativo dos residentes. Além disso, foram elucidadas contribuições, tais como a ampliação de experiências, o trabalho coletivo, o primeiro contato com a escola e a interação e orientação dos preceptores. No entanto, a aproximação entre residentes e escolas-campo foi prejudicada pela pandemia.
