Navegando por Autor "Lima, Milton Luiz Paiva de"
Agora exibindo 1 - 20 de 24
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- ItemAnais do V SEMENGO - Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica(2012) Fontoura, Jose Antonio Scotti; Santos, Elizaldo Domingues dos; Isoldi, Liércio André; Melo Filho, Eloi; Lima, Milton Luiz Paiva de; Guimarães, André Tavares da Cunha; Alves, Antonio Marcos de Lima; Olinto, Cláudio Rodrigues; Teixeira, Paulo Roberto de Freitas; Neves, Claudio Freitas
- ItemAnais do VI SEMENGO - Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica(2014) Lima, Milton Luiz Paiva de; Fontoura, Jose Antonio Scotti; Olinto, Cláudio Rodrigues; Santos, Elizaldo Domingues dos; Isoldi, Liércio André
- ItemAnálise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação(2008) Lemke, Natalia; Lima, Milton Luiz Paiva deEste trabalho apresenta uma análise operacional dos terminais do Porto do Rio Grande, realizada através da técnica de Simulação, com o software Arena. De acordo com os dados de movimentação de navios, relativos aos anos de 2004, 2005 e 2006, fornecidos pela Superintendência do Porto do Rio Grande, analisaram-se os intervalos entre as chegadas de navios, e os tempos de cada atendimento, com intuito de representar estes dados através de determinada distribuição estatística. Especificamente, para o terminal Tecon, foram realizadas análises mensais dos processos de chegada e de atendimento, com a finalidade de estimar a demanda para os próximos anos, pois este terminal passará a operar com mais um berço de atracação. Para cada simulação, o programa Arena forneceu inúmeros resultados, entre eles, o índice de congestionamento.
- ItemAnálise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação(2008) Lemke, Natalia; Lima, Milton Luiz Paiva deEste trabalho teve como propósito realizar uma análise da operação do Porto do Rio Grande, através da técnica de Simulação, com o auxílio dosoftwareArena. O estudo foi feito para o terminal público Porto Novo e para os terminais de iniciativa privada do Superporto, os quais são: Bianchini, Bunge Alimentos, Copesul, Petrobrás, Tecon, Tergrasa, Termasa e Trevo Operadora. Nos terminais que possuem mais de um local de atracação, foram efetuadas duas análises: para o sistema íntegro, e para cada berço separadamente. Esta dissertação apresentou ainda como objetivo, comparar os resultados obtidos pela técnica de Teoria de Filas com a técnica de Simulação, as quais são utilizadas em modelagem de sistemas. Para tal, utilizaram-se os resultados fornecidos por Duarte (2007), que em sua dissertação de mestrado, realizou a análise operacional do Porto do Rio Grande, através do método de Teoria de Filas. Primeiramente, foram averiguados os dados de movimentação de navios do porto, durante os anos de 2004, 2005 e 2006, os quais foram fornecidos pela Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). Em seguida, analisaram-se os intervalos entre as chegadas de navios, e os tempos de cada atendimento, com intuito de representar estes dados através de uma determinada distribuição estatística. Especificamente, para o terminal Tecon, foram realizadas análises mensais dos processos de chegada e de atendimento, com a finalidade de estimar a demanda para os próximos anos, pois este terminal passará a operar com mais um berço de atracação. Posteriormente, construíram-se fluxogramas de simulação, para cada situação, de acordo com o número de locais de atracação, onde foram aplicados os valores estatísticos corretos que representaram os dados de chegada e deatendimento. Para cada simulação, o programa Arena forneceu inúmeros resultados, entre eles, o índice de congestionamento. Como um dos principais resultados, constatou-se que o terminal Tecon apresentou consideráveis reduções em termos de congestionamento, nas simulações realizadas para o ano de 2009, em que este terminal contará com mais um local de atracação.
- ItemAnálise de eficiência dos portos brasileiros utilizando a técnica de análise envoltória de dados (DEA)(2006) Acosta, Cristina Maria Machim; Lima, Milton Luiz Paiva de; Azambuja, Ana Maria Volkmer deApós a privatização dos serviços operados nos portos brasileiros, o governo federal, responsável pela administração e fiscalização dessas atividades, vem investindo em melhorias para o aumento na movimentação de cargas. Assim, é de interesse que se conheça quais os portos brasileiros vêm realizando esse serviço de forma mais eficiente. Esse estudo pretende aplicar uma técnica utilizada para medir eficiência, conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA). A aplicação dessa técnica permite que sejam comparados os diversos portos brasileiros e identificados aqueles que se mostram mais eficientes na operação desse serviço.
- ItemAnálise de Eficiência dos Portos Brasileiros utilizando a Técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA)(2006) Acosta, Cristina Maria Machim; Lima, Milton Luiz Paiva de; Silva, Ana Maria Volkmer de Azambuja daApós a privatização dos serviços operados nos portos brasileiros, o governo federal, responsável pela administração e fiscalização dessas atividades, vem investindo em melhorias para o aumento na movimentação de cargas. Assim, é de interesse que se conheça quais os portos brasileiros vêm realizando esse serviço de forma mais eficiente. Esse estudo pretende aplicar uma técnica utilizada para medir eficiência, conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA). A aplicação dessa técnica permite que sejam comparados os diversos portos brasileiros e identificados aqueles que se mostram mais eficientes na operação desse serviço.
- ItemAnálise operacional do terminal público do porto do Rio Grande usando teoria de filas(2006) Duarte, Karina Pires; Lima, Milton Luiz Paiva deEste trabalho descreve e aplica uma metodologia extremamente útil no processo de avaliação operacional de um sistema; o caso em questão é a aplicação de Teoria de Filas à análise operacional de um terminal de cargas portuário público. Levando-se em conta diversos fatores, dentre eles: chegadas semanais e diárias (fluxo médio de chegadas), tempos de atendimento e tempos de espera (tempo médio de atendimento) e com o uso da formulação matemática da Teoria de Filas, foi possível calcular o chamado índice de congestionamento do sistema, índice este que serviu como indicador da situação operacional do referido terminal portuário.
- ItemAplicação de análise envoltória de dados (DEA) para medir eficiência em portos brasileiros(2011) Acosta, Cristina Maria Machim; Azambuja, Ana Maria Volkmer de; Lima, Milton Luiz Paiva deEste estudo teve como objetivo identificar benchmarkings em portos brasileiros utilizando a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica possibilitou a construção de um escore de eficiência técnica a partir de insumos e produtos considerados importantes no processo de movimentação de cargas portuárias. A partir desses índices foi possível verificar quais portos vem apresentando melhores desempenhos, isto é, otimizando seus recursos para a movimentação de suas cargas. Os portos que se mostraram eficientes foram Areia Branca (RN), Itaqui (MA), Natal (RN), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC). Analisando esses portos percebe-se que fatores como tipo de carga movimentada, localização e modernização contribuíram para que atingissem a fronteira de eficiência.
- ItemAplicação de análise envoltória de dados (DEA) para medir eficiência em portos brasileiros(2011) Acosta, Cristina Maria Machim; Silva, Ana Maria Volkmer de Azambuja da; Lima, Milton Luiz Paiva deEste estudo teve como objetivo identificar benchmarkings em portos brasileiros utilizando a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica possibilitou a construção de um escore de eficiência técnica a partir de insumos e produtos considerados importantes no processo de movimentação de cargas portuárias. A partir desses índices foi possível verificar quais portos vem apresentando melhores desempenhos, isto é, otimizando seus recursos para a movimentação de suas cargas. Os portos que se mostraram eficientes foram Areia Branca (RN), Itaqui (MA), Natal (RN), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC). Analisando esses portos percebe-se que fatores como tipo de carga movimentada, localização e modernização contribuíram para que atingissem a fronteira de eficiência.
- ItemAplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres brasileiros(2013) Oliveira, Maiquiel Schmidt de; Azambuja, Ana Maria Volkmer de; Lima, Milton Luiz Paiva deA produção de um país depende, além da boa relação com outras nações, da sua eficiência logística. Para o crescimento econômico que se desenha para o Brasil é necessária uma logística adequada para escoar os produtos e, dessa forma, aumentar a competitividade com o exterior e a produtividade do país. Considerando que atualmente em torno de 70% das cargas transportadas utilizam contêineres, é de interesse verificar a eficiência das operações em terminais de contêineres como formar de torná-los mais competitivos a nível mundial. Para tal, aplicou-se a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA). Utilizou-se o modelo BCC orientado para produto para construir um escore de eficiência a partir dos insumos e produtos relevantes no processo de movimentação das cargas, focando a questão da acessibilidade aos terminais de contêineres. De posse desse índice foi analisada a eficiência nos terminais de contêineres no ano de 2011. Ainda, verificou-se a eficiência desses terminais no período de 2004 a 2011 utilizando o modelo de Análise de Janelas (Window Analysis). Com a aplicação do modelo BCC os terminais Tecon Santos (SP) e Multi Rio (RJ) apresentaram eficiência nas suas operações. Através da Análise de Janelas verificou-se que o Tecon Santos (SP) se manteve eficiente em todo o período analisado, sendo que os terminais Tecon Rio Grande (RS), TECONVI (SC), Libra Santos (SP), Tecon Vila do Conde (SP), Tecon Suape (PE), TCP (PR), Multi Rio (RJ) e Libra Rio (RJ) apresentaram eficiência somente em alguns períodos. A eficiência do Tecon Santos (SP) pode ser atribuída ao fato desse terminal ser o maior do país em movimentação. Em 2011, esse terminal chegou a realizar 80 mph (movimentos por hora) estabelecendo um novo padrão de produtividade na América do Sul, o que o coloca em patamar semelhante aos melhores terminais europeus.
- ItemAplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres.(2013) Oliveira, Maiquiel Schmidt de; Azambuja, Ana Maria Volkmer de; Lima, Milton Luiz Paiva deA produção de um país depende, além da boa relação com outras nações, da sua eficiência logística. Para o crescimento econômico que se desenha para o Brasil é necessária uma logística adequada para escoar os produtos e, dessa forma, aumentar a competitividade com o exterior e a produtividade do país. Considerando que atualmente em torno de 70% das cargas transportadas utilizam contêineres, é de interesse verificar a eficiência das operações em terminais de contêineres como formar de torná-los mais competitivos a nível mundial. Para tal, aplicou-se a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (DEA). Utilizou-se o modelo BCC orientado para produto para construir um escore de eficiência a partir dos insumos e produtos relevantes no processo de movimentação das cargas, focando a questão da acessibilidade aos terminais de contêineres. De posse desse índice foi analisada a eficiência nos terminais de contêineres no ano de 2011. Com a aplicação desse modelo e, após a imposição de restrições aos pesos das variáveis, os terminais Tecon Santos (SP) e Multi Rio (RJ) apresentaram eficiência nas suas operações. A eficiência do Tecon Santos (SP) pode ser atribuída ao fato desse terminal ser o maior do país em movimentação. Em 2011, esse terminal chegou a realizar 80 mph (movimentos por hora) estabelecendo um novo padrão de produtividade na América do Sul, o que o coloca em patamar semelhante aos melhores terminais europeus.
- ItemAs dificuldades de contratação nas licitações de obras e serviços de engenharia: o caso do município de Bagé(2014) Plentz Filho, Oto Roberto; Lima, Milton Luiz Paiva deO estudo sobre as licitações desertas ou com baixa concorrência no município de Bagé se faz necessário para levantamento de informações sobre as causas deste problema, contribuindo com o isolamento de causas permitindo ao gestor público uma ação mais qualitativa na resolução dessas adversidades. As incidências de problemas nas licitações que visam à contratação de obras trazem no aspecto temporal um atraso nas tarefas de governo, já que obras que deveriam ser entregues em determinado período terminam aumentando seu prazo de consecução por dificuldades na contratação do empreendimento público, no aspecto risco o gestor se põe na situação de perder a oportunidade de atuação administrativa deixando de atender os anseios da sociedade causados por entraves na gestão. Nesse cenário, este trabalho objetiva estabelecer se situações como a utilização da tabela SINAPI para estabelecimento de preço máximo de contratação, a sistemática de pagamento de parcelas de obra e possíveis projetos básicos deficientes afastam os prováveis licitantes dos certames licitatórios no município de Bagé, sendo este levantamento realizado com entrevistas junto ao empresariado local e agentes administrativos da Secretaria Municipal de Fazenda de Bagé, tendo embasamento teórico na literatura técnica e legal para o assunto.
- ItemEstudo da repartição modal do transporte de contêiners utilizando o modelo logit multinomial e a técnica de preferência declarada(2018) Pinto, Aline Samá; Lima, Milton Luiz Paiva deA divisão modal do transporte de cargas no Rio Grande do Sul, atualmente se concentra principalmente no transporte rodoviário. O desequilíbrio entre os diferentes modos de transporte sugere a necessidade de promover modalidades alternativas para fortalecer a competitividade e desenvolvimento econômico mais sustentável para as empresas. O objetivo deste estudo foi implementar uma ferramenta que auxilie na análise e escolha de alternativas de transporte em contêineres considerando aspectos comportamentais dos usuários em regiões portuárias. Metodologicamente a pesquisa consiste da aplicação de um processo de modelagem em transporte de carga utilizando o Modelo Logit Multinomial com probabilidade Condicional e a Técnica de Preferência Declarada para a coleta de dados. O experimento de preferência declarada contemplou quatro atributos: Tempo de Atendimento, Valor do frete, Tempo de Atraso e Chance de Perda e/ou Dano. A amostra foi constituída por quatro grandes empresas, compreendendo os setores de tabaco, polietileno, alimentos e celulose. Os dados foram analisados, primeiramente, através do software Logit Multinomial com Probabilidade Condicional (LMPC), onde as estimativas obtidas para os parâmetros da função utilidade linear mostraram-se coerentes e estatisticamente significantes. Em seguida foi desenvolvida uma ferramenta computacional para as previsões de escolha modal utilizando-se o Programa Visual Studio Community, com o objetivo de facilitar o processo de cálculo de probabilidades de escolha de alternativas de transporte com o modelo Logit Multinomial. Essa ferramenta computacional foi intitulada de Programa de Escolha Modal Logit – PEML. Adicionalmente foi identificado que o atributo Chance de Perda e/ou Dano obteve maior relevância na escolha dos tomadores de decisão das empresas dos segmentos estudados.
- ItemUma metodologia multicritério para a localização de terminais de transporte: o caso da hidrovia Brasil-Uruguai(2012) Bastos, Vagner Euzébio; Lima, Milton Luiz Paiva deA reativação da navegação na Lagoa Mirim e nos rios Jacuí, Taquari (Brasil) e Cebollati, (Uruguai) prevista no projeto da Hidrovia Uruguai/ Brasil, tem gerado expectativas quanto à pela implementação de um importante eixo de transporte hidroviário, ligando o interior do Uruguai ao Brasil através do território gaúcho. Tal medida beneficiará mais diretamente os municípios ribeirinhos, que deverão receber investimentos para construção e melhorias de terminais hidroviários, passando a ter possibilidade de escoar seus produtos a custos mais baixos em relação ao transporte rodoviário. A escolha dos municípios beneficiados depende da decisão sobre a localização de instalações, um elemento crítico no planejamento estratégico, tanto para o setor público quanto para o setor privado, servindo como base para inúmeras decisões no campo da Logística. Assim, com vistas a identificar as localidades mais aptas a receberem terminais de transporte de cargas ao longo da hidrovia, utilizou-se a técnica SMARTER (Simple Multi-attribute Rating Technique Exploiting Ranks), uma metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, cuja principal vantagem é a não necessidade de atribuição de pesos ou constantes de escala para os critérios considerados, bastando que os atributos sejam ordenados, classificando-os do mais importante para o menos importante. Posteriormente calculados os pesos, são obtidas as chamadas utilidades multiatributo. Na aplicação realizada neste estudo, foram considerados 25 municípios, cogitados como uma alternativa potencial para a instalação de um terminal de transporte. Assim, foi calculada a utilidade multiatributo para cada alternativa (município), evidenciando os locais mais apropriados para a instalação de terminais de transporte. Após, foram consideradas as treze localidades mais aptas (as de maior utilidade) para receberem os terminais e foi aplicado o módulo PMED, do programa Logware com o objetivo de identificar a área de influência de cada terminal, no que diz respeito à captação de cargas. Para alcançar a eficiência esperada desse método complementar, foi necessário dividir o Rio grande do Sul em duas regiões.
- ItemMetodologia para a prospecção de cenários relacionados à construção de portos uruguaios na região da Lagoa Mirim(2012) Fossati, Cástulo Eizmendi; Lima, Milton Luiz Paiva de; Azambuja, Ana Maria Volkmer deO deslocamento da produção uruguaia para o leste do país de produtos que tradicionalmente eram produzidos em outras regiões traz como uma consequência relevante a geração de fluxos de cargas, sendo que tais fluxos de carga potencialmente poderiam ser escoados pelo corredor de transportes da Hidrovia da Lagoa Mirim e da Lagoa dos Patos. No presente estudo são determinados, mediante a aplicação dos métodos Grumbach, Delphi e Matriz de Impactos Cruzados, os eventos e os cenários futuros que podem vir a ocorrer se os portos uruguaios, projetados para serem implantados na região da Lagoa Mirim, efetivamente forem construídos. Tais eventos consideram o ambiente econômico e social, bem como os principais atores presentes no sistema, tais como órgãos públicos e órgãos privados. Foi dada ênfase à questão de implantação das novas instalações portuárias supracitadas, considerando aspectos logísticos, laborais, educativos, comerciais e ambientais. Neste contexto, os objetivos principais do trabalho foram a prospecção dos distintos cenários e a sua probabilidade de ocorrência, assim como a determinação da correlação entre os distintos eventos, considerando os graus de motricidade e dependência de cada um. Entende-se que os resultados obtidos possam ser considerados no processo de tomada de decisões de ordem estratégica, no que diz respeito à implantação das instalações portuárias uruguaias supracitadas, por parte dos decisores.
- ItemUma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários(2008) Bartz, Diana Schein; Lima, Milton Luiz Paiva deEste trabalho apresenta uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários, procurando chegar ao número adequado de rebocadores para atender as necessidades de um porto, de modo a obter economia e satisfação dos clientes. Para tanto, são analisados dados de entrada e saída de navios, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores. São utilizadas técnicas de modelagem de filas para dimensionar a frota ideal.
- ItemUma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários: uma aplicação ao porto do Rio Grande(2010) Schein, Diana; Lima, Milton Luiz Paiva deA operação portuária é um assunto relevante e fundamental para o desenvolvimento do país. Assim, com o intuito de contribuir na melhoria dos sistemas portuários, o presente trabalho aborda uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários, utilizando uma modelagem probabilística para tentar maximizar os serviços oferecidos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos incorridos neste sistema. Nesse trabalho é proposta e aplicada uma metodologia para dimensionar a frota de rebocadores para atender ao Porto do Rio Grande, de modo a obter economia e satisfação dos clientes, fazendo uso da técnica de Modelagem de Filas. Foram realizados estudos e análises com os dados de entrada e saída dos navios referente ao ano de 2007, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores também referente ao mesmo ano. Foram usados dados fornecidos pelo setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e pela Praticagem da Barra. No processo de modelagem empregado, levando-se em conta dados históricos de chegadas de navios, foi ajustada uma distribuição de Poisson. A aplicação dessa metodologia leva à conclusão de que, para um período útil de 24 horas/dia de funcionamento do Porto, para os anos de 2010 a 2015, o tamanho de frota mais indicado para a situação em análise é de três rebocadores. Também é feita uma aplicação considerando-se apenas os anos de 2010 e 2015, adotando-se, para cada um destes anos, uma hipótese otimista e outra pessimista, além do período de funcionamento de 24 horas/dia. Os resultados mostram que são necessários 3 rebocadores no caso da hipótese otimista (tanto em 2010 como em 2015) e na hipótese pessimista de 2015. Agora, no caso da hipótese pessimista para o ano de 2010, dois rebocadores são suficientes.
- ItemUma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários: uma aplicação ao porto do Rio Grande(2010) Bartz, Diana Schein; Lima, Milton Luiz Paiva deNeste trabalho é aplicada uma metodologia para encontrar o número adequado de rebocadores para atender ao Porto do Rio Grande, de modo a obter economia e satisfação dos clientes, fazendo uso da técnica de modelagem de filas. Foram realizados estudos e análises com os dados de entrada e saída dos navios referentes ao ano de 2007, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores também referente ao mesmo ano. No processo de modelagem empregado, é feita a suposição de que as chegadas de navios e o processo de atendimento dos mesmos obedecem, respectivamente, às distribuições de Poisson e Exponencial. A aplicação dessa metodologia leva à conclusão de que, para um período útil de 24 horas/dia de funcionamento do Porto, para os anos de 2010 e 2015, o tamanho de frota mais indicado para a situação em análise é de três rebocadores.
- ItemO problema de alocação de berços: um estudo das heurísticas simulated annealing e algoritmo genético(2013) Pereira, Elizangela Dias; Machado, Catia Maria dos Santos; Lima, Milton Luiz Paiva deEste trabalho apresenta um estudo de caso das heurísticas Simulated Annealing e Algoritmo Genético para um problema de grande relevância encontrado no sistema portuário, o Problema de Alocação em Berços. Esse problema aborda a programação e a alocação de navios às áreas de atracação ao longo de um cais. A modelagem utilizada nesta pesquisa é apresentada por Mauri (2008) [28] que trata do problema como uma Problema de Roteamento de Veículos com Múltiplas Garagens e sem Janelas de Tempo. Foi desenvolvido um ambiente apropriado para testes de simulação, onde o cenário de análise foi constituido a partir de situações reais encontradas na programação de navios de um terminal de contêineres. Os testes computacionais realizados mostram a performance das heurísticas em relação a função objetivo e o tempo computacional, a m de avaliar qual das técnicas apresenta melhores resultados.
- ItemUma proposta de metologia para análise de eficiência em portos brasileiros: a técnica de análise envoltória de dados (DEA)(2008) Acosta, Cristina Maria Machim; Lima, Milton Luiz Paiva deOs portos brasileiros após a Lei nº. 8.630/93 conhecida como “Lei de Modernização dos Portos”, atravessam um processo de profundas alterações. Após a privatização dos serviços operados nos portos brasileiros, tem ocorrido um incremento nos investimentos em melhorias para o aumento na movimentação de cargas. É de interesse que se conheçam quais os portos brasileiros vêm realizando esse serviço de forma mais eficiente. Neste contexto, é muito importante a busca de melhores índices de eficiência, com o objetivo principal de dar suporte ao crescimento das relações de comércio com o exterior, uma vez que este é um dos principais instrumentos de viabilizar o desenvolvimento econômico e social do País. Dessa forma é importante e necessária a utilização de avaliações permanentes de eficiência com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade nas operações portuárias. Neste trabalho é avaliada a eficiência técnica dos portos brasileiros, utilizando a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (AED). Aplicando os conceitos dessa metodologia, foi construído, a partir de um modelo orientado para o produto, um índice de eficiência composto por insumos e produtos. No referido índice foram incluídos como insumos extensão de cais, profundidade do canal e área de armazenagem e como produto a soma geral dos granéis sólidos, líquidos, carga geral e contêineres. Com a aplicação desse escore para os anos de 2004 e 2005 foram identificados os portos de Areia Branca (RN), Itaqui (MA), Natal (RN), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC), como eficientes. Esses portos eficientes poderão servir de referência para os ineficientes.
