Navegando por Autor "Mackedanz, Luiz Fernando"
Agora exibindo 1 - 20 de 41
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- ItemAdditional J/Psi suppression from high density effects(2003) Ducati, Maria Beatriz de Leone Gay; Gonçalves, Victor Paulo Barros; Mackedanz, Luiz FernandoAt high energies the saturation effects associated to the high parton density should modify the behavior of the observables in proton-nucleus and nucleus-nucleus scattering. In this paper we investigate the saturation effects in the nuclear J/ production and estimate the modifications in the energy dependence of the cross section as well as in the length of the nuclear medium. In particular, we calculate the ratio of J/to Drell-Yan cross sections and show that it is strongly modified if the high density effects are included. Moreover, our results are compared with the data from the NA50 Collaboration and predictions for the RHIC and LHC kinematic regions are presented. We predict an additional J/ suppression associated to the high density effects.
- ItemApropriações teóricas de aprendizagem nas práticas de professores nos anos iniciais do ensino fundamental(2019) Mackedanz, Rejane Sperling Sell; Mackedanz, Luiz FernandoAo ingressar em uma Licenciatura, o professor é apresentado a distintas teorias pedagógicas que farão parte de sua prática cotidiana como docente. Logo, estes conhecimentos teóricos se entrelaçam aos saberes experienciais oriundos da própria prática escolar. Isso é particularmente interessante com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde estas teorias pedagógicas carecem de uma discussão mais próxima das realidades escolares das quais estão inseridas. Surge a necessidade de amarrar uma rede de conhecimentos sustentados por uma formação teórica, inserido as experiências docentes como elo para uma aprendizagem bem fundamentada. Neste nível de ensino, é bastante comum as professoras se depararem com propostas pedagógicas diferenciadas, às quais não tiveram formação específica. Neste trabalho, investigamos a apropriação que estas docentes têm destas propostas, relacionando com seus conhecimentos acadêmicos prévios, sob a ótica dos saberes docentes e de sua autonomia. A partir de questionários aplicados às professoras, utilizamos a análise temática para destacar aspectos que mostram como elas adaptam sua formação teórica inicial à prática, pois elas interpretam o projeto pedagógico de acordo com suas percepções oriundas da formação inicial. Ressaltamos o entrelaçamento do que a escola propõe como proposta pedagógica com os conhecimentos do professor que atendem a esta proposta. Detectamos uma busca das docentes pela adaptação de seus conhecimentos experienciais ao projeto pedagógico, de forma a reforçar sua presença.
- ItemCampo elétrico(2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemCampo magnético(2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemCapacitância(2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemO conhecimento físico através da abordagem das unidades didáticas, dos temas estruturadores e da aprendizagem significativa(2011) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemCorrente e resistência(FURG/SEaD, 2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemCorrente e resistência(2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemD Meson Production in d+Au Process using a Perturbative Approach.(2004) Ducati, Maria Beatriz de Leone Gay; Mackedanz, Luiz Fernando; Gonçalves, Victor Paulo BarrosThe D meson production at forward rapidities in d+Au processes is calculated using a pQCD based model, assuming that this treatment could be used as a baseline for distinct dynamical and medium effects. It is analysed how the nuclear effects in the nuclear partonic distributions may affect this process at RHIC and LHC energies. An enhancement in the moderate qT region for RHIC, due to anti-shadowing in the nuclear medium, is found. Our prediction for LHC suggests that shadowing will suppress the D meson spectra for qT < 14 GeV.
- ItemDifração por uma fenda(FURG/SEaD, 2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemDifração por uma fenda(2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemDilatação dos tempos(2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemElastic Energy Loss in an Expanding QGP(2007) Ducati, Maria Beatriz de Leone Gay; Gonçalves, Victor Paulo Barros; Mackedanz, Luiz FernandoThe discovery of the jet quenching in central Au + Au collisions at the Relativistic Heavy-ion Collider (RHIC) has provided clear evidence for the formation of strongly interacting dense matter. It has been predicted to occur due to the energy loss of high energy partons that propagate through the quark gluon plasma. Since the medium is not static and it cools while expands, the strong coupling is not fixed, running with the evolution of the system. In this work, we present an investigation of the dependence on the value of the strong coupling in the parton energy loss due to elastic scatterings in a parton plasma. We analyze different prescriptions for the QCD coupling and calculate the energy and length dependence of the fractional energy loss. Moreover, the quenching factor for light and heavy quarks is estimated. We found that the predicted enhancement of heavy to light hadrons (D=p) ratio is strongly dependent on the running of the QCD coupling constant.
- ItemEnergia potencial elétrica(2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemO ensino de Astronomia como facilitador nos processos de ensino e aprendizagem(2016) Damasceno, Julio Cesar Gonçalves; Mackedanz, Luiz FernandoNeste trabalho, buscamos apresentar a Astronomia como tema motivador para o ensino de Física e Ciências, assim se configurando em um facilitador nos processos de ensino/aprendizagem. Ao elencar alguns dos problemas enfrentados pelos professores, principalmente os de ciências, durante a sua prática pedagógica, percebemos a necessidade de inovação nas atividades, tirando lugares comuns do currículo tradicional e apresentando os conteúdos de Física a partir de uma nova abordagem. Esta inovação é apresentada, através de algumas possibilidades de modificarmos o quadro verificado durante a pesquisa. Entendemos que a Astronomia possui um caráter motivacional e também possibilita inovações nas práticas de ensino. Esta motivação para estudar Ciências é importante para criar um ambiente agradável para o desenvolvimento da aprendizagem. É neste sentido que entendemos inovação, não apenas nos aspectos tecnológicos, mas também na inserção de novas práticas pedagógicas, mesmo sob mídias tradicionais (quadro e giz, por exemplo). Nossa proposta de trabalho constituiuse da construção de objetos de aprendizagens e sua posterior aplicação junto aos alunos do Clube de Astronomia do Colégio Municipal Pelotense, buscou aproveitar estes aspectos motivacionais para facilitar o processo de aprendizagem. Este material está disponibilizado na forma de texto, com a inclusão de sugestões de vídeos e simuladores que abordam algum tema trabalhado, pois entendemos que os recursos tecnológicos disponíveis devem ser aproveitados como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem. A aplicação mostrou que esta abordagem traz ganhos significativos no desenvolvimento dos estudantes. Apesar de não caracterizarem-se como potencialmente significativas, estas unidades de ensino podem ser encaradas como facilitadoras neste processo.
- ItemEnsino de física a partir de projetos interdisciplinares: potencialidades de uma antena parabólica(2022) Larroza, Maurício Iriart; Mackedanz, Luiz FernandoO seguinte trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa e desenvolvimento de um projeto, que culminaram em uma dissertação que tem como objetivo primordial, apresentar um projeto desenvolvido por alunos da educação básica, cursando o ensino médio na Escola Sesi de Ensino Médio, Eraldo Giacobbe, de Pelotas/RS, no âmbito de um processo de ensino aprendizagem, baseado na metodologia de projetos, visando a autonomia dos alunos, dentro do processo criativo, bem como a busca pela excelência no contexto do aprendizado e desenvolvimento das habilidades e competências. Para que fosse possível atingirmos o objetivo, foi organizado e construído um programa de desenvolvimento do referido trabalho, alicerçado em pilares fundamentais, o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Aprendizagem baseada em projetos e desenvolvimento de protótipos e desenvolvimento do método científico. O trabalho teve como “motor propulsor”, a curiosidade dos alunos, em buscar respostas e relações com a tecnologia e seu uso no cotidiano, dos elementos teóricos, apresentados durante as atividades letivas. Dessa forma, buscamos inicialmente responder a dois questionamentos: (a) Como a metodologia de projetos pode contribuir para um melhor desenvolvimento e formação dos alunos na educação básica? (b) como os conceitos de Física, podem ser trabalhados na prática, com autonomia dos alunos no desenvolvimento dos processos, abordando diversos temas, como por exemplo, Geração de energia elétrica, matriz energética brasileira e sustentabilidade, através dos cuidados com uso dos recursos naturais e meio ambiente. Para realizarmos essa análise e construção do projeto, nos baseamos nos fundamentos teóricos propostos por Paulo Freire para uma educação libertadora, a qual possa ocorrer à promoção da autonomia dos indivíduos, entrelaçados com as relações sociais e suas consequências. Dessa forma, pode-se perceber as inúmeras possibilidades de trabalhar no âmbito da interdisciplinaridade, contemplando o desenvolvimento cognitivo de forma efetiva, e fornecendo aos alunos a capacidade de construírem-se como elementos autônomos na consolidação do saber e fazer. Podemos tratar, mesmo que de forma simplificada, que os conteúdos de Física e Matemática, por fazerem parte mais amplamente do trabalho, podem ser tratados de forma mais aprofundada quando se trabalha dentro dessas metodologias, formando um aluno mais crítico, com uma visão mais ampla dos saberes, e dos contextos sociais e econômicos.
- ItemEnsino de Física: articulando vivências(2010) Lemos, Michele Veleda; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Rodrigues, Sheyla Costa; Mackedanz, Luiz FernandoO presente trabalho visa expor uma metodologia de ensino, na qual a ideia inicial foi a inserção das mídias digitais e dos temas estruturadores no ensino de Física articulando as habilidades e competências com os conhecimentos a serem trabalhados. Sua elaboração aconteceu na disciplina de Atividades do Ensino de Física III do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Empregou-se essa metodologia em escolas de Ensino Médio da cidade do Rio Grande - RS, para assim obter-se os resultados desta práxis, dando ênfase à aproximação com o cotidiano e os conhecimentos prévios dos estudantes.
- ItemExplorando o Lúdico no Ensino da Física(2016) Ávila, Daniel da Silva de; Mackedanz, Luiz FernandoEsta atividade tem por objetivo apresentar um jogo de cartas projetado com a finalidade de ser mais um recurso voltado a cativar a atenção de alunos para o estudo da física. Embora exista uma extensa lista de jogos que são produzidos com a intenção de tornarem as aulas de Ciências mais atraentes e interessantes aos estudantes, com raras exceções, se resumem a questionários distribuídos ao longo de trilhas em tabuleiros, sendo permitida a passagem somente dos indivíduos aptos e portadores do conhecimento, sem ser questionada a interação social a que o indivíduo poderia ser exposto. Neste jogo proposto, situações da vida quotidiana se encontram fragmentadas nas cartas e são agrupadas durante o seu decorrer, compondo cenários onde se evidenciam as temáticas conceituais de Energia, Temperatura, Trocas de Energia e Equilíbrio Energético. A composição vai sendo montada enquanto os jogadores interagem socialmente, que é mais um fator de significância para o aprendizado e para a busca de novos conhecimentos. Também faz parte desta atividade o relato da sua utilização em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama e a analise do desempenho deste material como desencadeador da curiosidade acerca do conhecimento científico ali contido.
- ItemFísica Moderna e Arte: um paradigma complexo das culturas científica e artística em espaços formais e não-formais(2023) Moura, Gilson Yuri Silva; Mackedanz, Luiz FernandoA seguinte tese de doutorado explorou a integração das artes, como cinema, literatura, música, teatro, cordel, quadrinhos, escultura e pintura, como ferramentas de ensino no contexto da Física Moderna e Contemporânea (FMC). A pesquisa se baseou na capacidade das artes não apenas de facilitar a compreensão dos conceitos complexos da FMC, mas também de promover a fusão da ciência com a cultura, abordando a significativa carência de cultura científica na sociedade, notadamente no cenário brasileiro. A questão fundamental abordada nesta pesquisa foi como a aplicação das artes como recursos didáticos pode estreitar a relação entre a Física Moderna e Contemporânea e a cultura científica, ao mesmo tempo em que impulsiona a Alfabetização Científica. Fundamentada nas teorias do pensamento complexo de Edgar Morin, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa abrangente. Isso incluiu uma revisão sistemática da literatura e uma análise altmétrica com foco na disseminação do conhecimento científico, com ênfase no ensino de Física, notadamente nas redes sociais. Além disso, a metodologia envolveu a execução de uma sequência didática em uma turma de graduação, explorando estratégias específicas que incorporam as artes no processo de ensino. Simultaneamente, foram realizadas investigações em visitantes e um grupo amador de Astronomia em um planetário, onde as artes aproxima-os a compreensão de conceitos da FMC. Os principais resultados da pesquisa destacaram um crescente interesse na intersecção entre a Física Contemporânea e as Artes. As artes se revelaram como ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem da FMC, motivando os estudantes, contextualizando os conteúdos e simplificando a compreensão dos conceitos científicos. Em última análise, a tese fornece evidências sólidas de que a integração das artes como recursos didáticos na perspectiva da Física Moderna e Contemporânea é uma abordagem promissora. Essa abordagem não apenas aproxima os estudantes de conceitos complexos, mas também estimula o interesse nas Ciências e, fundamentalmente, contribui para superar a escassez de cultura científica na sociedade, particularmente no contexto brasileiro. As conclusões sugerem que essa abordagem pode resultar no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, formando um público mais engajado e crítico em relação à ciência e à cultura, representando, assim, um avanço significativo na Alfabetização Científica.
- ItemFluxo de campo elétrico(2012) Mackedanz, Luiz Fernando
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
