Navegando por Autor "Martins, Nidia Farias Fernandes"
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- ItemFormação acadêmica em saúde: relação com o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde(2022) Martins, Nidia Farias Fernandes; Silveira, Rosemary Silva da; Abreu, Daiane Porto GautérioTeve-se como objetivos: Compreender o conceito de saúde manifestado por estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia de uma universidade no sul do Brasil e sua relação o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde; compreender a relação entre a formação em educação em saúde de estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia de uma universidade no sul do Brasil com o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde; Compreender a relação entre o conceito e uso do Letramento em Saúde de estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia de uma universidade no sul do Brasil com o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, com 22 estudantes do último ano de graduação: cinco do curso de enfermagem, nove de medicina e oito de psicologia. A coleta dos dados ocorreu de maio a dezembro de 2021, por meio de entrevista semiestruturada online, por videoconferência. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os aspectos éticos foram respeitados, e obteve-se aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa local. Os resultados originaram 29 categorias finais, que foram apresentadas em três artigos. O estudo demonstrou que maior parte dos estudantes aproximaram sua visão ao conceito ampliado de saúde, conceberam a educação em saúde aproximando-se da abordagem dialógica, e que a formação não contempla o conceito de letramento em saúde, porém abrange elementos do conceito presentes na formação, prática e cuidado. Confirma-se, em parte, a tese que: “A formação dos estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia de uma universidade no Sul do Brasil contempla o conhecimento e adoção de um conceito ampliado de saúde, o conhecimento do conceito e uso adequado do Letramento em Saúde, bem como a educação em saúde em uma perspectiva dialógica, refletindo, assim, em um cuidado em saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde.” Isso porque alguns estudantes ainda possuíam uma visão mais restrita de saúde, bem como elementos de uma educação em saúde tradicional, e, em uma perspectiva geral, a formação não contemplou o conceito de Letramento em Saúde. Porém, ainda que com resquícios de uma formação tradicional, essa consegue refletir em ensino, prática e cuidados voltados à promoção da saúde, prevenção de doenças e Sistema Único de Saúde. Foi possível evidenciar que o cuidado é priorizado por meio do trabalho em equipe, da troca de saberes e da comunicação, em consonância com as necessidades da população, o que permite autocuidado, empoderamento e protagonismo dos usuários e compartilhamento de responsabilidades para mudar hábitos e melhorar a qualidade de vida. O estudo contribuiu para expandir o conhecimento acerca da formação superior em saúde para o Sistema Único de Saúde, podendo instigar a reflexão e discussão entre discentes, docentes, e gestores no Brasil quanto à necessidade de estratégias para consolidar a mesma, voltada a um cuidado ampliado e direcionado às diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde.
- ItemPessoa idosa na Estratégia Saúde da Família: relação entre adesão à medicação e letramento funcional em saúde(2018) Martins, Nidia Farias Fernandes; Abreu, Daiane Porto GautérioA adesão à medicação é o comportamento esperado para as pessoas idosas, pois é um dos grupos que mais utilizam medicamentos, e estão entre as que mais têm dificuldade para aderir ao tratamento. Um dos principais fatores que contribuem para a não adesão é o baixo grau de letramento funcional em saúde, capacidade cognitiva para compreender, interpretar e utilizar informações de saúde. Pessoas idosas são mais propensas a ter um baixo grau de letramento funcional em saúde, e consequentemente aderir menos. Foram objetivos deste estudo: caracterizar a produção científica nacional e internacional, sobre a relação do letramento funcional em saúde e a adesão à medicação em pessoas idosas; verificar o grau de adesão à medicação de pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família da zona oeste do município de Rio Grande; verificar o grau de letramento funcional em saúde de pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família da zona oeste do município de Rio Grande; verificar a relação entre letramento funcional em saúde e adesão à medicação em pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família da zona oeste do município de Rio Grande. Para o primeiro objetivo, propôs-se uma revisão integrativa da literatura, realizada em julho de 2016 que seguiu as etapas: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão norteadora; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou busca na literatura; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados; apresentação da revisão. Foram selecionados sete artigos, os resultados demonstram que o letramento inadequado influencia para a não adesão à medicação, e que existem diversas estratégias e intervenções que podem ser realizadas na prática para modificar essa relação. Para os demais objetivos, foi realizado um estudo transversal, exploratório-descritivo, quantitativo, em 17 equipes de saúde da família, na zona oeste do município de Rio Grande/RS. A amostra foi de 350 pessoas idosas. A coleta dos dados ocorreu de julho a novembro de 2017, por meio da aplicação de três instrumentos: um de caracterização sociodemográfica e de saúde; uma versão em português da Morisky Medication Adherence Scale, que verificou o grau de adesão à medicação; e uma versão traduzida e adaptada para a realidade brasileira do Short-Test of Functional Health Literacy in Adults, que verificou o grau de letramento funcional em saúde. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial dos dados. 224 (64%) participantes foram considerados não aderentes à medicação, e 206 (58,9%) tiveram letramento inadequado. Não houve relação estatisticamente significante entre essas variáveis (p=0,435). Os participantes relataram outras dificuldades no tratamento medicamentoso, entre elas, o esquecimento teve relação significativa com a adesão (p=0,016). Os profissionais devem atentar para outras dificuldades que podem surgir para a adesão à medicação, focando o esquecimento, elencando estratégias voltadas à minimização desse episódio, como acompanhamento e monitorização do tratamento medicamentoso. Os resultados dessa pesquisa mostram a necessidade de atentar para o baixo grau de letramento e de adesão evidenciados, verificando os motivos que levam à não adesão e propondo ações direcionadas à essas dificuldades, bem como voltar as práticas de educação em saúde conforme as necessidades que surgirem nas pessoas idosas.
