Navegando por Autor "Medeiros, Ana Laura Salcedo de"
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- ItemDo que tudo é feito? tecendo-nos na narração de uma unidade de aprendizagem ciência, tecnologia e sociedade(2010) Medeiros, Ana Laura Salcedo de; Galiazzi, Maria do CarmoEsta investigação é focada na reconstrução das teorias, da apresentação e resignificação da sala de aula. A pesquisa foi elaborada pela narração da construção, do desenvolvimento, da aplicação e da reflexão de uma Unidade de Aprendizagem (UA) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esta UA foi desenvolvida em duas turmas de 8ª série, durante o ano letivo de 2008, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Cidade do Rio Grande, RS - CAIC-FURG. A UA ―Do que tudo é feito?‖ com o tema gerador ―Telefone Celular‖ abordou as relações históricas, científicas e de consumo. O registro, num blog das atividades e do desenvolvimento da UA em sala de aula, foi analisado pelo princípio da análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007) para constituir esta dissertação de mestrado. As categorias emergentes apontaram para a planejação, a problematização e a reflexão que entrelaçaram a Unidade de Aprendizagem a Educação Popular. A partir dos resultados da pesquisa, aponto sobre a importância de processos de formação permanente em que a prática do professor possa ser narrada e problematizada a fim de favorecer processos de reflexão e teorização sobre a sala de aula tecida ou tecendo o professor em rodas de formação. O enfoque CTS intensifica a compreensão da necessidade de transformação do modelo societário contemporâneo e por isso se coaduna com minhas apostas na educação popular.
- ItemGuia de identificação da macrofauna encontrada na beira da praia do cassino (RS)(2008) Medeiros, Ana Laura Salcedo de; Baumgarten, Margareth da SilvaA Praia do Cassino situa-se junto à desembocadura da Lagoa dos Patos, no município de Rio Grande (RS). A zona de movimentação das ondas, também chamada “zona de varrido ou faixa mediana de praia”, foi o cenário do presente estudo. Para facilitar a identificação e a caracterização da macrofauna, frequentemente encontrada na beira da praia, foi elaborado um guia destinado aos alunos da rede de ensino de vários níveis escolares, pela freqüência com que utilizam a praia como cenário de aulas práticas orientadas, enfocando a educação ambiental e a ecologia dos ecossistemas costeiros. Sua elaboração também foi motivada pela freqüência com que moradores, veranistas e turistas utilizam esta faixa de praia, visualizando esses animais, e por isso, podem ter curiosidade em conhecê-los melhor. Para a elaboração do guia foram coletados alguns exemplares entre as diversas espécies encontradas durante várias caminhadas realizadas por um grupo de alunos pela beira da praia. Após as coletas, os animais foram cuidadosamente levados para o laboratório, onde foram limpos e fotografados. Posteriormente foram identificados e caracterizados em fichas individuais. O guia apresenta 30 espécies observadas na beira da praia, sendo algumas habitantes da praia e outras trazidas de outros locais por correntes e ventos. Do total identificado, 4 são espécies planctônicas, 18 bentônicas e 8 nectônicas
- ItemIndagações dialógicas com Gordon Wells(EDGRAF, 2016) Galiazzi, Maria do Carmo; Heckler, Valmir; Dorneles, Aline Machado; Medeiros, Ana Laura Salcedo de; Rodriguez, Andrei Steveen Moreno; Nunes, Bruna Roman; Martins, Daner Silva; Zanotta, Patricia Anselmo; Sousa, Robson Simplício de; Dias, Vânia de Morais Teixeira; Silva, Willian Rubira da
- ItemPIBID: Teia de Aprendizagem: Vidas esperançadas: nos caminhos da docência(2024) Gonçalves, Carla Amorim Neves; Medeiros, Ana Laura Salcedo de
- ItemPlanejação de unidades de aprendizagem - CTS: a narrativa como potência do ser professor e da formação(2009) Galiazzi, Maria do Carmo; Pinheiro Junior, Edi Morales; Medeiros, Ana Laura Salcedo deApresenta-se a narrativa de um processo educativo em um curso de pós-graduação que teve como objetivo a planejação (planejar, desenvolver, narrar, reformular) e crítica de Unidades de Aprendizagem (UA) em uma perspectiva CTS a fim de articular Educação em Ciências e Educação Ambiental. O processo teve duração de um semestre letivo com um grupo de 15 alunos, professores de Ciências em exercício. As UA foram narradas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Defende-se o argumento da potencialidade da narrativa como ferramenta de transformação do professor, da escola e da formação de professores. O argumento constrói-se pela diversidade de temáticas, justificativas, objetivos e atividades configurados e refigurados pelos participantes. Os fragmentos das UA sinalizam para a transformação potencializada nos professores e na sala de aula tanto da formação de professores quanto da escola.
- ItemO tempo duração na formação de professores de Ciências online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/FURG(2019) Medeiros, Ana Laura Salcedo de; Galiazzi, Maria do Carmo; Heckler, ValmirEsta tese de doutorado, intitulada O Tempo Duração na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/FURG insere-se na linha de pesquisa Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa. Esta investigação apresenta uma pesquisa-intervenção sobre uma Comunidade Aprendente (CA) de formação acadêmico-profissional constituída no PIBID. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, fenomenológico-hermenêutica voltada à compreensão do tempo na constituição dos professores participantes da CA, no processo de formação na modalidade da Educação Online. A questão de pesquisa proposta no trabalho foi: “Como que é isso que se mostra de tempo nos encontros de formação Online por webconferência do PIBID Ciências?”. Os sujeitos participantes dessa CA foram compostos por: doze (12) bolsistas PIBID licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências em Educação a Distância (EaD) do polo de Santa Vitória do Palmar (SVP); três (03) professoras supervisoras da educação básica de Ciências do município de SVP; e a professora formadora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenadora do subprojeto do PIBID Ciências – EaD. Para a compreensão sobre o tempo, este é descrito nos contextos da etimologia, da mitologia, da poesia, da filosofia, da irreversibilidade social e da educação popular. O aporte teórico desta pesquisa se desenvolveu na interlocução com Henri Bergson, no tempo duração em diálogo com Paulo Freire e no tempo duração na Formação de Professores na Educação em Ciências. Os métodos de análise foram: o intuitivo e o cartográfico, por meio dos quais se descreveram cinquenta e uma (51) gravações de webencontros de formação realizados nos anos de 2014 a 2016. Os Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Licenciatura em Ciências EaD da FURG foram analisados para compreender o tempo duração no PIBID. Essas análises apontaram para a percepção das especificidades da educação e formação de Ciências Online entre o tempo fictício e o tempo duração pelo conceito de diferentes em si para a compreensão no campo da Educação em Ciências pela problematização do tempo.
