Navegando por Autor "Morrone, Eduardo Corrêa"
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- ItemLixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade do Rio Grande – RS(EDGRAF, 2010) Amorim, Aline Pinto; Albuquerque, Beatriz de Mello; Gautério, Daiane Teixeira; Jardim, Daniele Barros; Morrone, Eduardo Corrêa; Souza, Rejane MaganoO presente texto aborda um levantamento sobre uma problemática ambiental da cidade do Rio Grande-RS, que é o Lixão Municipal. Analisamos os aspectos legais relacionados com a questão dos resíduos sólidos e das legislações nacionais, estaduais e municipais e identificamos os impactos ambientais que acontecem quando tais resíduos são tratados de maneira indevida. Resgatamos a história e as características do lixão municipal e comentamos sobre a proposta de Aterro Sanitário, o qual se encontrava em fase de construção na cidade, no momento deste levantamento. Discutimos sobre os aspectos sócio-ambientais que permeiam a problemática do lixo, do lixão municipal e do aterro sanitário na cidade, refletindo a importância da Educação Ambiental diante da referida questão. Abordamos também a(as) proposta(s) municipais de EA relacionadas ao lixo.
- ItemA natureza das/nas Políticas Públicas da Pesca Artesanal: um olhar desde Santa Vitória do Palmar(2010) Morrone, Eduardo Corrêa; Machado, Carlos Roberto da SilvaEsta dissertação foi o resultado de um longo percurso de estudos e ações políticas junto com os pescadores artesanais de Santa Vitória do Palmar. Na realidade busquei nas reflexões teóricas idéias para resolver questões da realidade concreta, com a qual venho me deparando nos últimos anos. A partir de Karl Marx consegui verificar a natureza do/no capitalismo, pois além de estudar as formas de apropriação do trabalho e dos recursos naturais que aconteceram na história da humanidade e com os pescadores artesanais, também me dediquei a entender de que forma a natureza apareceu no sistema capitalista. Mas, foi através do diálogo com teóricos da sociologia da questão agrária, complementada por estudos a respeito da pesca artesanal no Brasil, que tive a possibilidade de entender as especificidades de vida e trabalho dos pescadores artesanais. Esta foi a fonte teórica que me possibilitou estudar a natureza da/nas políticas públicas da pesca artesanal geradas a partir da década de sessenta, olhando o caso específico da Lagoa Mirim de Santa Vitória do Palmar. Procurei localizar a dissertação dentro dos pressupostos dialéticos de investigação utilizados nas ciências humanas, sendo que a operacionalização do material coletado seguiu a técnica da análise de conteúdo e, beneficiado por minha vivência com os pescadores artesanais, busquei a observação participante como ferramenta auxiliar à investigação. Assim, verifiquei até que ponto as políticas públicas analisadas se configuraram em realidade legal e políticas que influenciaram a vida dos pescadores artesanais no sistema capitalista, bem como observei em que medida estes documentos foram produzidos com a participação dos pescadores artesanais e, se apontavam ou não para eventuais relações de permanência ou de superação do sistema de exploração capitalista. Com isso, objetivei contribuir com a construção de um plano de desenvolvimento da bacia da Lagoa Mirim, que tenha a possibilidade de formatar outro marco jurídico, levando em consideração as formas de vida e trabalho dos pescadores artesanais que vivem em tal localidade.
- ItemA natureza em Engels e Marx: contribuição ao debate da questão ambiental na atualidade(2010) Morrone, Eduardo Corrêa; Machado, Carlos Roberto da SilvaO artigo procura resgatar as concepções a cerca da natureza encontradas na obra de Karl Marx e Friederich Engels. Pretendo resenhar e discutir as obras de Karl Marx como “Formações Econômicas Pré- Capitalistas” (1857-8) e “Crítica ao Programa de Gotha” (1875) e de Engels “Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem” (1876). O objetivo é o de investigar quais os significados emitidos pelos autores quando tratam sobre a natureza nas obras acima citadas, entendendo que esta aproximação teórica, contribui com o processo de questionamento à Educação Ambiental contemplativa e preservacionista e, por outro lado, auxilia com a construção da proposta de Educação Ambiental transformadora e popular.
