Navegando por Autor "Novicki, Victor de Araujo"
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- ItemCompetências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico(2003) Novicki, Victor de Araujo; Gonzalez, Wânia Regina CoutinhoO modelo de competências é um aspecto central na reforma educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação capitalista. Este artigo objetiva analisar os Referenciais Curriculares da Educação Profissional de nível técnico para a área de meio ambiente, enfatizando a discussão do perfil do técnico ambiental formado através de propostas curriculares orientadas por este documento. Concluímos que, a partir da visão de mundo informada pelas concepções de desenvolvimento sustentável, meio ambiente e educação ambiental formuladas pelo MEC, é impossível formar técnicos em meio ambiente críticos, comprometidos com a superação da degradação socioambiental brasileira.
- ItemTécnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).(2013) Novicki, Victor de Araujo; Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dosEste artigo objetiva analisar a formação do Técnico em Meio Ambiente de Nível Médio, enfatizando as competências e habilidades relacionadas ao seu papel de educador ambiental. O estudo, que adota uma perspectiva crítica ao nosso modo de produção, foi desenvolvido no Campus Pinheiral do IFRJ, através dos seguintes procedimentos metodológicos: (a) análise documental: legislação em vigor, Projeto Político Pedagógico e Plano de Curso, (b) questionários: aplicados em 10 professores e 41 formandos, (c) entrevistas: realizadas com sete professores. Constatamos existirem problemas com a prática docente, conforme avaliam alunos, professores e gestores, tais como: não estabelecimento de relações entre as discussões feitas em sala de aula e as realidades local e profissional, pouca articulação entre teoria e prática, ênfase na elaboração de projetos, que não são implementados e, quando o são, não têm continuidade, o que, em seu conjunto, não contribuiu na construção de situações de aprendizagem significativas para a formação de educadores ambientais.
