Navegando por Autor "Passerino, Liliana Maria"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- ItemUma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP(2008) Barwaldt, Regina; Santarosa, Lucila Maria Costi; Passerino, Liliana MariaO artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.
- ItemA inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no Uruguai(Editora da FURG, 2011) Maciel, Marcia Peres; Passerino, Liliana MariaO presente trabalho visa analisar o processo de inclusão digital configurado a partir da implantação do projeto denominado Ceibal pelo governo uruguaio em todas as escolas públicas do Uruguai. No presente artigo,nossa análise centra-se em dados coletados sobre o impacto do projeto fora do contexto escolar,assim,pretende-se analisar como a inclusão digital está promovendo ou não a inserção desses computadores portáteis fora do âmbito escolar,no espaço familiar,ao mesmo tempo que procura direcionar o olhar para o que fazem as pessoas com as tecnologias (práticas culturais de letramento digital) e não para possibilidades do equipamento, em relação ao uso eficaz das TIC. Os dados, que estão sendo coletados por meio de uma pesquisa etnográfica blended em desenvolvimento, nos permitem analisar as configurações de interação e inclusão social dos protagonistas da cidade fronteiriça de Rivera/UR. Através da análise com viés sócio-histórico é possível compreender como a inclusão digital se configura a partir das práticas culturais, explorando o conceito de zonas de sentidos para além das possibilidades pedagógicas da tecnologia, considerando que existe um relacionamento entre tecnologias e estruturas sociais.
