Navegando por Autor "Pepino, Lorena Vargas Soares"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- ItemMetodologias ativas na prática docente: perspectivas de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental do município do Rio Grande(2024) Pepino, Lorena Vargas Soares; Mackedanz, Luiz FernandoO presente trabalho buscou compreender de que forma os professores de Ciências que lecionam nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município do Rio Grande/RS concebem a ideia e a utilização de metodologias ativas em sua prática docente. Com o objetivo de explorar as perspectivas desses professores, a pesquisa foi realizada com 29 professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de produção de dados. A análise dos dados, conduzida por meio da Análise Temática de Braun e Clarke, destacou quatro temas centrais: “Metodologias Ativas: o olhar dos professores de Ciências”; “Diversidade metodológica no ensino de Ciências: do tradicional às metodologias ativas”; “Os desafios da utilização de metodologias ativas na prática pedagógica dos professores de Ciências”; e “A importância das metodologias ativas para uma nova perspectiva para o Ensino de Ciências”. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos professores conheça os princípios das metodologias ativas e as integre em suas práticas, eles enfrentam desafios que dificultam sua aplicação consistente. Apesar disso, as metodologias ativas são vistas como necessárias para o ensino de Ciências, pois promovem o desenvolvimento de habilidades e competências e contribuem para uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e colaborativa, favorecendo a formação integral e científica dos estudantes.
