Navegando por Autor "Ribeiro, Paula Regina Costa"
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- ItemOs 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre os corpos(EDGRAF, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Longaray, Deise Azevedo
- ItemAcolhimento a estudantes trans nas escolas(Ed. da FURG, 2025) Garcia, Tainá dos Reis; Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhaes, Joanalira Corpes
- ItemAdolescências "caprichadas": modos de produção da sexualidade feminina adolescente na seção sexo(2011) Silva, Benícia Oliveira da; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta dissertação tem como objetivo investigar como os discursos presente na seção Sexo da revista CAPRICHO interpelam a adolescência feminina, em especial suas sexualidades. Este estudo está fundamentado no campo teórico dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas. Além de algumas proposições de Michel Foucault também compuseram o referencial teórico desta pesquisa os/as autores/as Rosa Maria Bueno Fischer, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall, Raquel Pereira Quadrado, Paula Regina Costa Ribeiro, Guacira Lopes Louro, Alfredo Veiga-Neto. Por esse viés, entendemos as sexualidades e as adolescências não somente constituídas por determinismos biológicas e cientificistas, mas também como construções sócio-históricas e culturais engendradas em relações de poder-saber e por tudo que se diz ou se representa a respeito destas características. Em nossa contemporaneidade, a expansão de múltiplas formas de produção e divulgação de discursos acerca das questões de sexualidade e adolescência ocorrem devido ao fato de que as instituições tidas como tradicionais – escola, família, igreja – estão dividindo ou disputando espaço com outras instâncias que vêm a contribuir nos processos de subjetivação dos sujeitos. Nesse sentido, dentre essas instâncias que vêm atuando nesses processos de constituição, esta dissertação tem como corpus de análise a mídia impressa, em especial, a seção Sexo da revista CAPRICHO, analisada no período de agosto de 2008 a agosto de 2009. A análise da rede de discursos presentes nesta pedagogia cultural possibilitou perceber o quanto essa seção vem atuando como um espaço em que as meninas adolescentes confessam sobre as formas de viver suas sexualidades e o quanto os saberes e os conhecimentos acerca desta temática estão atribuídos às ciências e às vozes às quais foram conferidas a autoridade e a capacidade de falar a respeito de tal assunto. Os/as profissionais convocados/as a falar sobre sexualidade na seção Sexo ocupam as áreas da Psicologia, da Ginecologia, da Sexologia e da Terapia sexual. Suas contribuições nas seções Sexo são no sentido de ―"consultoria" e orientação, pois a partir dos posicionamentos, comportamentos, prazeres, medos e desejos das leitoras, os especialistas do sexo apontam, analisam, avaliam e normalizam a sexualidade das adolescentes. Dessa forma, em busca de ―"oficializar" seus discursos, a seção Sexo os produz e os divulga respaldados à ciência, promovendo veracidade e confiabilidade ao seu conteúdo. Assim, ao constituir-se como uma pedagogia cultural que produz e divulga significados acerca da sexualidade adolescente feminina a partir de discursos científicos, a revista CAPRICHO através da seção Sexo institui ―"verdades" sobre os modos que as adolescentes devem viver suas sexualidades.
- ItemAlgumas possibilidades para a promoção de uma educação para a sexualidade(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina CostaNos últimos anos, temos visto um debate crescente sobre as temáticas relacionadas a diversidade sexual, de gênero e étnico-racial. Aliados a esse debate, também percebemos um aumento significativo no número de produções a esse respeito, ou seja, sites, livros, filmes, entre outros artefatos culturais que vem (re)produzindo significados e representações sobre tais temas. Esse incremento de publicações nos impulsionou pesquisar como alguns artefatos culturais – livros infantis, vídeos e revistas de divulgação – podem estar articulados as nossas práticas pedagógicas. Em nossos trabalhos estamos caracterizando os artefatos culturais como resultados de um processo de construção social. Nessa perspectiva, as revistas, programas de televisão, músicas, imagens, livros, filmes, jornais, entre outros são considerados artefatos culturais, pois são constituídos por representações produzidas a partir de significados que circulam na cultura.
- ItemApresentando o artefato cultural: “Os 15 anos de Mariana”(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016) Ribeiro, Paula Regina Costa; Longaray, Deise Azevedo
- ItemAtravessamentos de gênero ,corpos e sexualidades: linguagens, apelos, desejos, possibilidades e desafios...(FURG, 2015) Ribeiro, Paula Regina Costa; Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz; Teixeira, Filomena
- ItemAtravessamentos de gênero, sexualidade na psicologia: discutindo alguns acontecimentos(2021) Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina Costa; Barros, Suzana da Conceição deEntendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para tanto, esse texto tem, como objetivo, tecer aproximações entre o campo da psicologia e as discussões sobre gênero e sexualidade a partir de alguns acontecimentos, tais como a eleição para o Conselho Federal de Psicologia em 2019; a discussão sobre “cura gay” em 2017; as resoluções sobre atuação de psicólogas/os em relação às identidades sexuais e de gênero, dentre outros. O referencial teórico está baseado nos Estudos de Gênero e Sexualidade e nas teorizações de Michel Foucault. Com base nos acontecimentos elencados, foi possível perceber que a Psicologia vem sendo convocada a (re)pensar suas práticas e suas abordagens teóricas no que se refere às discussões de gênero e sexualidade, de modo a se posicionar, política e cientificamente, e a ter, como preceito, o respeito e o reconhecimento das pluralidades das existências de gênero e sexualidade.
- ItemBasic indicators of child health in an urban area in Southern Brazil: estimating prevalence rates and evaluating differentials(2006) Cesar, Juraci Almeida; Sassi, Raul Andrés Mendonza; Horta, Bernardo Lessa; Ribeiro, Paula Regina Costa; D'Ávila, Alan Castro; Santos, Fernanda; Martins, Priscila; Brandolt, Ralph RodriguesObjetivo: Avaliar e comparar indicadores básicos de saúde infantil entre menores de 5 anos residentes na área urbana do município de Rio Grande (RS) em 1995 e 2004. Métodos: Foram realizados dois estudos transversais de base populacional nessa cidade. Entrevistadores previamente treinados aplicaram questionários padronizados em domicílios com crianças menores de 5 anos. Foram investigados: renda familiar, escolaridade materna, tipo de construção da moradia, disponibilidade de sanitário, água encanada, rede de esgotos e eletrodomésticos. Sobre as crianças, investigou-se número de consultas e idade de início do pré-natal, tipo e atendimento ao parto, padrão de amamentação e dieta, morbidade e utilização de serviços de saúde. As crianças foram pesadas e medidas para altura/comprimento. A comparação de freqüências nos dois estudos foi feita através do teste do qui-quadrado. Resultados: Foram estudadas 395 crianças em 1995 e 384 em 2004. Nesse período, houve melhorias no tipo de construção de moradia, na presença de sanitário com descarga, na disponibilidade de água encanada e no padrão e duração da amamentação. A ocorrência de diarréia diminuiu, enquanto as taxas de cobertura vacinal básica, monitoração do crescimento, posse do cartão de saúde e de notificação do peso ao nascer aumentaram. Houve piora no poder aquisitivo das famílias e no número médio de consultas pré-natais realizadas. A prevalência de obesidade infantil aumentou em 92%, enquanto a ocorrência de desnutrição praticamente não se modificou. Conclusões: A comparação dos indicadores de saúde no período entre os dois estudos mostrou, além de melhorias na maioria dos indicadores avaliados, substancial aumento na prevalência de obesidade infantil.
- ItemBruxas, perigosas e desordeiras – a mulher e a culpa na inquisição(2021) Melo, Ailton Dias de; Ribeiro, Paula Regina CostaNeste artigo o objetivo é discutir a relação mulher-culpa a partir de fragmentos de textos relacionados à caça às bruxas durante a Inquisição. Como metodologia buscamos desenvolver um exercício de problematização de inspiração foucaultiana e chegamos a uma teia imbricada de relações de múltiplas técnicas de saber e poder que envolve as mulheres, o feminino, a sexualidade e os atos sexuais. Uma teia marcada por subversões e pecados expressos em forma de culpa e punições. Constatamos que as mulheres foram por muito tempo, vistas como um empecilho na efetivação de grandes projetos como o capitalismo, o adestramento dos corpos para a produção em série e a manutenção do patriarcado religioso, político e científico. Diante dos confrontos e análises feitas com ironia, perguntas e críticas pudemos perceber o quanto os “ecos” do período histórico pesquisado, reverberam entre nós ainda hoje.
- ItemCaminhos em busca de um nome: atravessamentos na vida de sujeitos trans(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Hatje, Luis Felipe; Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina CostaO artigo tem como objetivo investigar como a escolha por um nome civil por sujeitos trans está relacionada com os processos de subjetivação que engendram discursos e práticas constitutivas dos sujeitos. Para tanto, analisamos narrativas de quatro sujeitos trans que ingressaram na justiça buscando a retificação do nome civil. No processo de análise observou-se os atravessamentos sociais, políticos, culturais que os impulsionaram a lutar pelo direito ao nome, bem como estratégias de validação de um nome para si.
- ItemContando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero(2009) Silva, Fabiane Ferreira da; Ribeiro, Paula Regina CostaNeste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault.
- ItemConteúdos escolares(2012) Ribeiro, Paula Regina Costa; Quadrado, Raquel Pereira
- ItemO corpo na escola: alguns olhares sobre o currículo(2005) Quadrado, Raquel Pereira; Ribeiro, Paula Regina Costa
- ItemO corpo na escola: alguns olhares sobre o currículo(2005) Quadrado, Raquel Pereira; Ribeiro, Paula Regina Costa
- ItemCorpo, gênero e sexualidade: composições e desafios para formação docente(Editora da FURG, 2009) Ribeiro, Paula Regina Costa; Silva, Méri Rosane Santos da; Goellner, Silvana Vilodre
- ItemCorpo, gênero e sexualidade: problematizando práticas educativas e culturais(Editora da FURG, 2006) Soares, Guiomar Freitas; Silva, Méri Rosane Santos da; Ribeiro, Paula Regina Costa
- ItemCorpo, gênero e sexualidade: resistência e ocupa(ações) nos espaços de educação(Editora da FURG, 2018) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Seffner, Fernando; Vilaça, Teresa
- ItemCorpo, gênero e sexualidade:discutindo práticas educativas(Editora da FURG, 2007) Ribeiro, Paula Regina Costa; Silva, Méri Rosane Santos da; Souza, Nádia Geisa Silveira de; Goellner, Silvana Vilodre; Souza, Jane Felipe de
- ItemCorpos intersexo: borrando fronteiras da norma binária(2018) Branco, Fabiane Dionello; Ribeiro, Paula Regina CostaA dissertação "Corpos intersexo: borrando fronteiras da norma binária" tem como objetivo investigar a produção científica, na base de teses e dissertações da Capes, sobre os sujeitos hermafroditas, intersexuais e Anomalias da Diferenciação Sexual (ADS), bem como, analisar as enunciações presentes nessas teses e dissertações acerca dos sujeitos intersexo. Essa pesquisa fundamenta-se a partir do diálogo com autores/as como Nádia Pino, Richard Miskolci, Michel Foucault, Judith Butler, Violeta Hernandéz Guanche, Guacira Louro entre outros/as. Para a produção dos dados da pesquisa utilizamos o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde escolheu-se o Banco de Teses & Dissertações. Nessa base, utilizamos os descritores - hermafroditismo, intersexualidade e "Anomalias da Diferenciação Sexual" para selecionarmos as dissertações e teses, a partir do ano de 2006, onde foi realizado o Consenso de Chicago, até o ano de 2016. Após foram realizados três movimentos de análise do material empírico: no primeiro movimento analisamos todas as dissertações e teses selecionadas; no segundo, observamos as palavras-chave empregadas, os campos de saber acionados e as metodologias; no terceiro analisamos as enunciações produzidas a partir das falas dos sujeitos intersexuais com Hiperplasia Adrenocortical Congênita (HAC) e hipospádia, dos familiares e dos/as profissionais da área da saúde. A análise das enunciações possibilitou a emergência do discurso biológico entrelaçado ao discurso médico, ao discurso de gênero inteligível e aos atributos sociais. Na análise dos discursos percebemos a normalização desses sujeitos, com a finalidade que todos/as sejam enquadrados no padrão binário de gênero, não sendo possível viver sem estar inserido em uma dessas categorias. Assim, os/as que se desviarem dessa norma, serão submetidos a procedimentos como as cirurgias de correção ou redesignação sexual e hormonoterapia. Além disso, há também questões como o registro civil, os brinquedos e as brincadeiras, o vestuário que também buscam essa normalização tanto no que diz respeito ao gênero inteligível quanto aos atributos sociais entrelaçados à questão biológica.
- ItemCorpos transparentes, exames e outras tecnologias médicas: a produção de saberes sobre os sujeitos homossexuais(2012) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", com o objetivo de analisar a rede de enunciados que vem produzindo e instituindo “verdades” sobre a homossexualidade. A pesquisa fundamenta- se a partir dos pressupostos teóricos de autores/as como Michel Foucault, Francisco Ortega, Bruno Latour, entre outros/as e ancora-se nos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós- estruturalistas. Estamos entendendo a ciência, a produção de saberes, as identidades sexuais e a mídia como construções históricas, sociais e discursivas, permeadas de valores, significados e representações, engendradas a relações de poder-saber. Para produção dos dados que compõem o corpus de análise – artigos científicos e reportagens – utilizamos algumas ferramentas da revisão bibliográfica. Utilizamos, como fontes de pesquisa, a base de dados Science Direct, disponível na plataforma de Periódicos CAPES, e os sites das revistas nacionais Veja, Época, Superinteressante e Galileu. Na análise e discussão dos dados, utilizamos algumas ferramentas foucaultianas. Analisar os artigos científicos e as reportagens possibilitou-nos perceber a emergência de dois enunciados: métodos examinadores do sujeito homossexual; e a matriz biológica como origem da homossexualidade. Nas análises, verificamos o quanto os corpos dos sujeitos homossexuais tornam-se objetos em que atuam diferentes técnicas e tecnologias de investigação. Ao examinarmos essas formas de investigação dos corpos e vidas dos sujeitos, observamos a atuação de duas tecnologias: uma relacionada às técnicas de visualização médicas dos corpos; e a outra, relacionada às técnicas de exame, as quais tratam o/a homossexual como um objeto descritível, analisável e classificavél, reduze-o/a a traços específicos. Ao discutirmos a rede de enunciações, verificamos que o objetivo desses estudos científicos sobre a homossexualidade era o de conhecer, examinar e visibilizar os corpos dos/as homossexuais na sua minúcia genética, anatômica, hormonal, fisiológica e cerebral, para assim produzir, organizar e documentar uma série de saberes das possíveis causas ou “origens” da homossexualidade. Esses estudos, ao pautar a construção de saberes no exame do corpo em sua minúcia, ao compará-lo a outros corpos e ao buscar “descobrir” nele uma origem biológica da homossexualidade, acabam por instituir e determinar o sujeito homossexual como aquele que foge ao desenvolvimento considerado normal na população. Esses saberes estão pautados na legitimidade do discurso científico e na autoridade dada às vozes autorizadas para sua produção: os/as cientistas. Esse processo de construção de conhecimentos científicos sobre a homossexualidade está engendrado a um sistema de registro, acumulação de dados e documentação. Os dados produzidos passam a compor relatórios, são publicados em periódicos de destaque na área científica e em outros meios de informar e comunicar, ou seja, a mídia, nesse caso, as revistas analisadas. Ao investigar os dados produzidos nesta tese, constatamos que os saberes construídos e divulgados sobre a sexualidade dos sujeitos homossexuais passam a constituir o discurso biológico acerca da homossexualidade, como uma estratégia de controle da população.
