Navegando por Autor "Rigo, Luiz Carlos"
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- ItemUma ação docente na educação infantil: crianças surfando a vida(2010) Souza, Thiago Silva de; Freitas, Gustavo da Silva; Rigo, Luiz CarlosEste texto constitui um relato de experiência em que viso problematizar uma intervenção pedagógica na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para tanto, a Escola Municipal de Educação Infantil EMEI Vovó Zoquinha, situada no Balneário Cassino – RS foi o local escolhido. Objetivei nessa escrita priorizar os acontecimentos que me fizeram exaltar a heterogeneidade da infância expressa em uma aula de surf com as crianças da EMEI. Por fim, resta uma imagem do encontro com o outro, um outro que suspende sua certeza e se abre ao devir docente.
- ItemDiscursos de uma derrota: um estudo da produção discursiva sobre a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006(2009) Freitas, Gustavo da Silva; Rigo, Luiz CarlosEste estudo tem como pressuposto a relevância que o campo midiático possui perante os acontecimentos esportivos atuais e faz uma análise da produção discursiva referente à desclassificação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006, mais especifi camente da derrota no jogo contra a seleção francesa. Para desenvolvê-lo utilizamos a perspectiva da análise de discurso apontada por Michel Foucault. Assim, com base na análise que realizamos de programas de televisão e matérias de jornais, concluímos que os discursos midiáticos produzem efeitos de verdades a partir de uma multiplicidade discursiva, e não de um metadiscurso.
- ItemA inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física(2007) Knuth, Alan Goularte; Azevedo, Mario Renato; Rigo, Luiz CarlosApesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsias sobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estão associadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, a superficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira, de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizar questões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado de conclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de 2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas, RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição de importância.
