Navegando por Autor "Sato, Michèle"
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- ItemArte-educação-ambiental(EDGRAF, 2009) Sato, Michèle; Passos, Luiz AugustoEste artigo objetiva debater a importância da arte e mitologia como importantes componentes da educação ambiental. Sob uma perspectiva surrealista, o texto faz emergir a imagética como um dos caminhos da arte. Por meio de exemplos, o dramático movimento dos impactos ambientais pode ser posto junto com a sensibilidade do coração, e não somente da sabedoria do cérebro. Os autores desse texto compreendem a educação ambiental como um metatexto que concilia cultura e natureza por meio das várias linguagens, símbolos e metáforas.
- ItemA caminhada das mulheres quilombolas de mata cavalo delineando seu território por entre as trilhas da educação ambiental.(2012) Manfrinate, Rosana; Sato, MichèleO presente artigo apresentará os caminhos percorridos à compreensão do processo de educação contínua realizada por um grupo de mulheres do quilombo de Mata Cavalo3, buscando interpretar à luz da Educação Ambiental a importância do reconhecimento da própria identidade e do seu território como uma forma de aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes à causa. Mesmo com o reconhecimento ao direito à terra garantido juridicamente, ainda hoje os herdeiros lutam pelo o seu reconhecimento e posse definitiva, pois existe uma forte contestação por parte dos fazendeiros da região em aceita-los como verdadeiros donos da terra. Para espoliá-los variam métodos como atos de violência, intimidação usando até do aparato policial para isso. A educação Ambiental nos acompanha nessa caminhada na medida em que é entendido que a construção de gênero e suas identidades estão ligadas ao território em que essas mulheres vivem, por sua ligação com a terra pela qual lutam na forma e como se relacionam com o seu próprio ambiente e no movimento de pertencimento ao lugar e reconhecimento do valor de ser quilombola. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi a história oral foram entrevistadas mulheres líderes que são bem atuantes na luta.
- ItemEducação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras(EDGRAF, 2006) Oliveira Júnior, Samuel Borges de; Sato, MichèleNosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade.
- ItemRevisitando a História da educação ambiental nos programas escolares gaúchos(EDGRAF, 2006) Zakrzevski, Sônia; Sato, MichèleEste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica em que procuramos resgatar a história da Educação Ambiental (EA) na escola pública gaúcha, a partir da leitura e análise dos Programas de Ensino Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul, propostos da década de 1930 a 2000. Percebemos que ao longo da história, a EA esteve vinculada a diferentes valores e interesses e por isso tem apresentado objetivos, orientações metodológicas e políticas distintas. Ela tem sido, ao longo de sua história, vinculada ao ensino de Ciências Naturais e abordada como conteúdo ou matéria. Apenas no final dos anos 90 deixa de ser uma temática marginalizada e as propostas oficiais sugerem sua integração à totalidade do currículo escolar. No início deste milênio, a EA gaúcha começa a apresentar uma identidade política própria (crítica e emancipatória).
