Navegando por Autor "Silva, Mauren Porciúncula Moreira da"
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- ItemElaboração e análise de um instrumento para verificar informações acerca do letramento estatístico de estudantes concluintes do ensino médio(2015) Sá, Daiane Lemos de; Silva, Mauren Porciúncula Moreira daEsta pesquisa visa investigar quais informações o instrumento desenvolvido neste estudo pode fornecer a respeito do Letramento Estatístico de um determinado grupo de estudantes concluintes do Ensino Médio. Para elaborar o instrumento, selecionamos questões da prova do ENEM dos anos de 2009 a 2013, relativas à Estatística e Probabilidade. Estas foram classificadas quanto às Habilidades, estabelecidas pela Matriz de Referência para o ENEM 2009, e às Capacidades, formuladas por Iddo Gal (2002). Neste processo, percebemos que existia uma aproximação entre as referidas Habilidades e Capacidades, a qual consiste na identificação de conceitos afins em ambas. Tal percepção resultou em três Aproximações, cada uma composta por uma Habilidade e uma Capacidade. Foram selecionadas duas questões de cada Aproximação para compor o instrumento, bem como foi adaptada uma questão do ENEM para verificar duas das cinco Capacidades que não apresentavam correspondências conceituais. Isto originou um instrumento com sete questões, aplicado para dezoito estudantes concluintes do Ensino Médio, o que gerou dados a respeito do Letramento Estatístico do corpus, os quais foram analisados em quatro etapas. Na primeira, foi analisado o perfil dos estudantes, enquanto que, na sequência, os dados foram sistematizados coletivamente e individualmente. Por fim, foi estabelecida uma relação entre o perfil e o número de acertos nas questões. A presente pesquisa se justifica na medida em que são necessários estudos para investigar se os concluintes do Ensino Médio estão se apropriando dos conceitos atinentes à área da Educação Estatística, previstos na Legislação Brasileira. As informações coletadas a respeito do Letramento Estatístico do corpus (Habilidades, Capacidades e Nível de Letramento Estatístico) nos permitiram concluir que a maioria dos participantes da pesquisa, de modo geral, não apresenta domínio dos referidos conceitos. Cabe salientar que o Letramento Estatístico é fundamental no cotidiano dos cidadãos, tendo em vista que contribuem para a tomada de decisões pessoais com base em informações estatísticas.
- ItemEvidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista(2018) Henz, Jader Luiz; Silva, Mauren Porciúncula Moreira daOs conceitos de Estatística têm indicado, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, espaço nos currículos das escolas de Educação Básica. Essa presença é reiterada em 2018, com a publicação da Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, os estudantes têm direito à formação Estatística compreendida, também, como Letramento Estatístico. Para compreender elementos da Educação Estatística, escolhemos uma escola de educação básica, da Rede Marista, localizada na região Sul do Brasil, para a realização da pesquisa. Optamos por analisar o trabalho com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. As escolas desta rede de ensino têm como proposta metodológica o trabalho com sequências didáticas que, segundo as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista, visam o desenvolvimento de competências acadêmicas, tecnológicas, ético-estéticas e políticas. Frente a esse cenário, a presente pesquisa, teve como objetivo identificar aspectos que evidenciam a intenção de desenvolver competências ético-estéticas e políticas, a partir da realização de uma Sequência Didática de Estatística, na turma e escola acima referenciada. Utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, a partir da contribuição no planejamento da Sequência Didática, do acompanhamento das aulas, na qual se deram a aplicação da proposta, e de uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora. O método de análise seguiu a proposta da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Disso, emergiram duas categorias: i) Relação professor e estudante na Sequência Didática; e ii) Competências ético-estéticas e políticas. As duas categorias identificadas, a partir das análises das intenções das atividades e dos conteúdos que foram desenvolvidos na proposição da Sequência Didática de Estatística, nos mostram evidências do desenvolvimento dessas competências. Com esta investigação, verificamos a possibilidade das sequências didáticas, enquanto metodologia de ensino para a Rede Marista, no que tange as intenções para o desenvolvimento dessas competências.
- ItemA inclusão de pequenos produtores rurais na cultura digital: novos saberes e fazeres de pequenos produtores rurais e os impactos na redução das desigualdades sociais(2008) Silva, Mauren Porciúncula Moreira daEstamos vivenciando, mundialmente, a consolidação de uma nova estrutura sócio-econômica, profundamente ligada à tecnologia: a sociedade da informação e do conhecimento. Segundo Negroponte já vivemos na “era da pós-informação”, onde a principal fonte produtiva é a da obtenção e processamento de informações. Apesar dos avanços tecnológicos, há ainda uma grande parcela da população mundial que continuam excluídos desta sociedade digital que está se consolidando. Justificada por este contexto mundial e a fim de contribuir para a minimização desta problemática, este texto apresenta uma pesquisa sobre a inclusão sujeitos na cultura digital e seus impactos. Busca analisar os impactos da inclusão de pequenos produtores rurais na cultura digital, em relação a apropriação de novos saberes e fazeres e conseqüente redução das desigualdades sociais.
- ItemModelo pedagógico relacional na educação estatística(2011) Pinto, Suzi Samá; Silva, Mauren Porciúncula Moreira daA estratégia de ensino usada pelo professor em suas aulas depende da crença que ele tem sobre como o estudante aprende. Muitas vezes, essa estratégia não está embasada em nenhum modelo pedagógico e sim na prática do senso comum. Além disso, nem sempre o professor tem clareza de que modelo pedagógico e que concepção epistemológica fundamenta seu fazer docente. Neste artigo, apresentamos alguns modelos pedagógicos que podem estar embasando o ensino da Estatística e apresentamos a proposta de Projetos de Aprendizagem, segundo o modelo pedagógico relacional, como uma alternativa pedagógica que possa promover novos saberes e fazeres na prática docente de Estatística, possibilitando a construção do conhecimento estatístico pelos estudantes.
- ItemModelo pedagógico relacional na educação estatística(2011) Pinto, Suzi Samá; Silva, Mauren Porciúncula Moreira da; Silva, João Alberto daA estratégia de ensino usada pelo professor em suas aulas depende da crença que ele tem sobre como o estudante aprende. Muitas vezes, essa estratégia não está embasada em nenhum modelo pedagógico e sim na prática do senso comum. Além disso, nem sempre o professor tem clareza de que modelo pedagógico e que concepção epistemológica fundamenta seu fazer docente. Neste artigo, apresentamos alguns modelos pedagógicos que podem estar embasando o ensino da Estatística e apresentamos a proposta de Projetos de Aprendizagem, segundo o modelo pedagógico relacional, como uma alternativa pedagógica que possa promover novos saberes e fazeres na prática docente de Estatística, possibilitando a construção do conhecimento estatístico pelos estudantes.
- ItemModelo pedagógico relacional na educação estatística(2011) Pinto, Suzi Samá; Silva, Mauren Porciúncula Moreira da; Silva, João Alberto daA estratégia de ensino usada pelo professor em suas aulas depende da crença que ele tem sobre como o estudante aprende. Muitas vezes, essa estratégia não está embasada em nenhum modelo pedagógico e sim na prática do senso comum. Além disso, nem sempre o professor tem clareza de que modelo pedagógico e que concepção epistemológica fundamenta seu fazer docente. Neste artigo, apresentamos alguns modelos pedagógicos que podem estar embasando o ensino da Estatística e apresentamos a proposta de Projetos de Aprendizagem, segundo o modelo pedagógico relacional, como uma alternativa pedagógica que possa promover novos saberes e fazeres na prática docente de Estatística, possibilitando a construção do conhecimento estatístico pelos estudantes.
- ItemAs potencialidades lúdicas nas estratégias para o ensino e a aprendizagem estatística nos anos iniciais do ensino fundamental(2018) Votto, Thays Rodrigues; Silva, Mauren Porciúncula Moreira daA Estatística e o Tratamento da Informação estão preconizados nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica, tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, quanto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ambos os documentos salientam a importância de estimular nos alunos o desenvolvimento de um processo investigativo, por meio da coleta, organização e interpretação de dados, contribuindo para uma educação científica. Nesse sentido, uma das possibilidades é inter-relacionar a ludicidade à prática pedagógica. Podemos compreender a ludicidade como ação, construção e movimento, que possibilita ao sujeito um estado de plenitude, prazer e alegria, sendo um fenômeno interno do sujeito, que possui manifestações no exterior. Nesse contexto, o objetivo geral da dissertação visou compreender de que forma a Estatística está sendo abordada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como pode ser relacionada com a ludicidade. Na análise das práticas estatísticas e da ludicidade, presentes e/ou emergentes nas estratégias pedagógicas para o ensino de Estatística, utilizadas por professores da rede municipal de Rio Grande, a presente pesquisa tem metodologia qualitativa-quantitativa. Inicia com uma investigação quantitativa, através de uma amostragem probabilística. Nesta, 92 professores da rede responderam a um questionário sobre quais habilidades de Estatística estão desenvolvendo em sua prática pedagógica. Para fins de análise destes dados, utilizou-se a Estatística Descritiva. A partir desses resultados, foram selecionados sete professores, os quais alegaram no questionário ter desenvolvido pelo menos 9 das 17 habilidades elencadas. Estes realizaram uma entrevista semiestruturada, caracterizando a fase qualitativa desse estudo, no qual valeu-se da Análise de Conteúdo para tratamento e interpretação dos resultados. Emergiu do corpus analisado, a partir da fase quantitativa, que cerca de 90% dos professores investigados alegam desenvolver em sua prática pedagógica pelo menos uma habilidade estatística preconizada nos documentos oficiais, embora alguns o façam de forma inconsciente. Já a análise qualitativa nos permitiu categorizar os discursos docentes sob duas categorias gerais: o ensino e aprendizagem da Educação Estatística nos Anos Iniciais e a Educação Estatística e sua relação com as vivências lúdicas. Na primeira, constatamos que os professores realizam atividades que envolvem a coleta e discussão de informações, entretanto, uma minoria formaliza todas as etapas do ciclo investigativo de uma pesquisa. Emergiu das análises ainda, a crença de que alunos do ciclo de alfabetização não são capazes de compreender alguns tipos de gráficos. No que se refere à segunda categoria, de modo geral, os docentes compreendem a ludicidade por meio de sua materialidade em jogos e atividades lúdicas, implicando numa visão stricto sensu do lúdico, ao passo que uma minoria compreende esse fenômeno como uma dimensão subjetiva. Em relação às atividades estatísticas, os discursos docentes sugerem que atividades que envolvem construção de gráficos com dados oriundos de pesquisas com temas do interesse da turma, apresentam grande potencial lúdico. Outrossim, percebemos que a vivência lúdica pode estar presente nas práticas pedagógicas estatísticas possibilitando, dessa forma, aos alunos uma educação potencialmente lúdica. Compreendemos ainda que o diálogo com esses profissionais sobre o tema possibilita que os mesmos possam refletir sobre a teoria que fundamenta as atividades que desenvolvem.
