Navegando por Autor "Silveira, Verônica Canteiro"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Item“África em nós”: refletindo a cultura afro-brasileira no ambiente escolar(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06) Silveira, Verônica CanteiroEsta escrita tem a finalidade de relatar o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola Municipal Wanda Rocha Martins nos anos finais do ensino fundamental no turno vespertino nas aulas de História. O projeto intitulado “ “África em Nós” busca conscientizar os estudantes sobre a importância da cultura africana na construção da identidade brasileira e a percepção dos hábitos e costumes africanos que estão enraizados em nosso cotidiano. O projeto que vem sendo desenvolvido desde 2014 partiu da desconstrução do continente africano, que antes era visto pelos estudantes como um continente pobre e miserável e que sua população era composta somente de negros e negras. A pesquisa foi utilizada como base inicial de todos os temas discutidos possibilitando o amadurecimento e o esclarecimento sobre a riqueza cultural dos povos africanos. O projeto busca por em prática a lei 10.639 criada com o intuito de valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.
- ItemAh, é amor!?(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Silveira, Verônica CanteiroO presente relato busca divulgar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas aulas de História sobre as questões de gênero, com o intuito de proporcionar discussões que permitam refletir sobre o tema, buscando a igualdade e o respeito às diversidades existentes em nossa sociedade. O tema escolhido foi sobre os relacionamentos abusivos, sendo desenvolvido em duas turmas de 8º ano e uma turma de 9º ano do turno vespertino da E.M.E.F. Wanda Rocha Martins, localizada no Balneário Cassino, na cidade do Rio Grande, RS com o objetivo de fazer com que os/as estudantes reconheçam um relacionamento abusivo e os tipos de violência sofrida pelas mulheres, bem como, as atitudes que precisam ser tomadas.
- ItemO PIBID na formação do professor-supervisor e dos licenciados em História: reflexões e contribuições(2014) Silveira, Verônica Canteiro; Sosa, Derocina Alves CamposEsta dissertação visa analisar o PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) de História da Furg dentro do contexto educacional contemporâneo, em que a formação continuada é vista como uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Para isso o professor deve estar consciente que sua formação não termina na graduação. Formar ou (re) formar o educador para a sociedade atual através de uma formação continuada proporcionará ao mesmo, independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades.
