Navegando por Autor "Souza, Diogo Onofre"
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- ItemFalando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológico(2003) Ribeiro, Paula Regina Costa; Souza, Diogo OnofreNeste artigo questiono o entendimento da sexualidade como universal e biologicamente determinada. Discuto a sexualidade como uma construção histórica e cultural a partir da análise das narrativas das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre suas experiências de sala de aula relacionadas a tal questão. Nas experiências narradas, tornou-se marcante o discurso biológico como a maneira <> para ser abordada a sexualidade nas práticas escolares. Relacionados a esse discurso estruturado na biologia apareceram outros que atuam na mídia, nos grupos sociais, na família, engendrando a sexualidade como efeito de práticas culturais de inscrição nos corpos. No estudo, estabeleço algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Foucault.
- ItemSexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental(2004) Ribeiro, Paula Regina Costa; Souza, Nádia Geisa Silveira de; Souza, Diogo OnofreNeste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
