Navegando por Autor "Souza, Igor Velho de"
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- ItemFóruns de Educação Ambiental no Brasil: Algumas Articulações no Horizonte da Educação Ambiental.(2007) Souza, Igor Velho de; Freitas, José Vicente deA produção organizada nesta Dissertação é reflexo de uma intensa e feliz vivência junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA/FURG. Tivemos como linha de pesquisa os “Fundamentos da Educação Ambiental”, questão que fica evidenciada na imersão teórica/filosófica empreendida para a elaboração do presente estudo. Foram diversos os aprendizados que significamos com esta vivência, em muito relacionada com a ampliação do nosso entendimento de como vem constituindo-se a Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Entre os aprendizados é importante evidenciar que o processo da pesquisa nos levou a um profundo repensar das nossas inserções e atuações no contexto das relações socioambientais. Esperamos que as reflexões aqui feitas, também possam proporcionar de maneira mais descentralizada, contribuições para a ampliação da visibilidade e compreensão de alguns dos Eventos que entendemos constituir um Horizonte de Saberes e Fazeres, no qual emerge a Educação Ambiental. O exercício interpretativo/compreensivo empreendido para essa pesquisa, emerge de uma postura científica que é influenciada pela Hermenêutica Filosófica, principalmente referenciada no pensamento do filósofo alemão Hans-George Gadamer (1900-2002). Para uma maior imersão de pesquisa foi escolhido um número restrito de Eventos, nos quais foram evidenciados os Fóruns de Educação Ambiental que aconteceram no Brasil. Estabelecemos para a realização desse estudo, uma interlocução com sujeitos que participaram da construção desses Fóruns, delas emergiram provocações e orientações que nos auxiliaram a produzir essa Dissertação, que de maneira geral, almeja contribuir para o fortalecimento da Educação Ambiental. De maneira mais específica, procuramos resgatar a história dos Fóruns de Educação Ambiental, ampliando a visibilidade da sua trajetória, na qual percebemos importantes articulações com a constituição da Educação Ambiental no território brasileiro, questão até então não organizada e publicada para o livre acesso a quem interessar.
- ItemTransitando por alguns movimentos do pensamento humano: um movimento do pensar na complexidade(2005) Souza, Igor Velho de; Calloni, Humberto; Freitas, José Vicente dePretendo, nesta reflexão, transitar por alguns dos Movimentos que instauram e que são instaurados, assim como, constituem e são constituídos pelo Pensamento Humano. Tenho como “ponto de partida” este ocidentalizado início de século XXI, instaurado/instaurando por grandiosos e históricos impasses sócio-ambientais, onde de maneira destrutiva tencionam a teia da vida. A emergência da Educação Ambiental “paralela” a outros Movimentos de Contestação também constituídos/constituintes com o propósito de se (re)pensar a problemática sócio-ambiental, podem contribuir para pensarmos em “novas” possibilidades de relações sócio-ambientais? Esta é a questão que orienta esta reflexão! Os Movimentos de Contestação nos quais pretendo transitar emergem principalmente da segunda metade do século XX. Pretendo também transitar por Movimentos que acredito serem muito influentes na constituição do contexto que é questionado por estes Movimentos de Contestação. Tento aqui fazer um exercício interpretativo/compreensivo característico da Hermenêutica Filosófica do pensador alemão Hans-George Gadamer, que é entendida como uma exploração filosófica da linguagem. Outra importante contribuição para esta reflexão está no Movimento do Pensamento Complexo, principalmente no pensamento do sociólogo francês Edgar Morin. À “luz” destes referenciais, tento perceber a possibilidade de ampliação do Horizonte de onde pode emergir “novas” possibilidades para (re)pensarmos as atuais relações sócio-ambientais.
