Navegando por Autor "Souza, Moacir Langoni de"
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- ItemEducação ambiental em projetos de aprendizagem: as lidas de um grupo de professoras na tecitura de uma rede de coletivos(2007) Souza, Moacir Langoni de; Galiazzi, Maria do CarmoFocalizam-se os movimentos de formação permanente nas lidas de um grupo de professoras que, via Projetos de Aprendizagem, pretendeu incorporar princípios da Educação Ambiental ao currículo numa escola de ensino médio. Procuramos evidenciar a constituição de uma comunidade de aprendizagem permeada por uma rede de interações no âmbito de um projeto interinstitucional em que se objetiva articular formação permanente com desenvolvimento curricular. Ao problematizarmos nossas teorias e tecermos nossa trama pedagógica carregada de intencionalidades, também realizamos um movimento em que nos percebemos nessa rede. Apresentam-se compreensões elaboradas a respeito do trabalho desenvolvido com a metodologia de Projetos de Aprendizagem, enquanto parte dos diálogos que fazemos com as professoras, principais interlocutoras nesse processo. Estes diálogos evidenciam a possibilidade de produção de compreensões a respeito do trabalho de forma mais válida.
- ItemFormação permanente e ambientalização do currículo na interação universidade-escola: tecitura de uma rede(2006) Galiazzi, Maria do Carmo; Souza, Moacir Langoni de; Lima, Cleiva Aguiar de; Teixeira, Maria Ângela MartinsApresentam-se resultados, análises, argumentos construídos após a finalização de duas pesquisas inseridas em um projeto de formação permanente e de desenvolvimento curricular interinstitucional a partir de trabalhos em coletivos, constituindo redes de interação que possibilitam o desenvolvimento pessoal dos integrantes do grupo, da liderança, do grupo na escola, na sala de aula e em outros coletivos participantes. Aposta-se na ambientalização do currículo como possibilidade a partir da ação coletiva em rede de instituições e sujeitos.
- ItemHistórias de constituição e ambientalização de professores de química em rodas de formação em rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas.(2010) Souza, Moacir Langoni de; Galiazzi, Maria do CarmoA Tese defendida é das Rodas de Formação em Rede como espaços privilegiados na ambientalização de professores que escrevem, lêem e contam suas histórias. Daí a aposta na narrativa e no exercício de contar histórias e partilhá-las nessas Rodas. No contexto dessas histórias encontram-se grupos de professores de Ciências de três instituições (PUCRS, Unijuí e FURG), atuando em projetos interinstitucionais de formação permanente. No foco das análises estão as narrativas de um grupo de licenciandos que, no ano de 2004, ingressou no curso de Química – Licenciatura da FURG. Doze conjuntos de quinze narrativas semanais, parte dos relatórios dos estágios realizados pelo grupo durante o segundo semestre de 2007 – Roda do Estágio V. Fragmentos destas narrativas entrecruzam-se com outros, nossos e de outros professores na rede, compondo histórias que constituem e delineiam a feitura de uma Colcha de Retalhos. E é nesse processo que toda a rede se explicita. Quadrados de colcha feitos de uma diversidade de retalhos. Histórias de muitos sujeitos, numa multiplicidade de cores e texturas, alinhavadas na busca do equilíbrio que possa, de certo modo, sustentar a Tese. Ao longo dos capítulos, termos como “ambientalização de professores” e “partilha”, fundamentais no encaminhamento dos argumentos, são discutidos nas perspectivas dos referenciais assumidos. Em alguns capítulos alternam-se retomadas de determinadas abordagens, ampliando aspectos destacados ou introduzindo outros, como o que vai contar a história do curso de licenciatura em Química e suas transformações concebidas e acalentadas nos projetos interinstitucionais no âmbito da Rede. Esta história encontra-se enredada na história da Rede, especialmente no sentido da explicitação de movimentos de grupos de professores de Ciências que, desde a década de 80, articulam parcerias no desenvolvimento de projetos interinstitucionais implicados com formação permanente de professores. As análises sustentam-se em dois referenciais: o da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), em que se busca produzir novas compreensões a respeito do que é narrado e apostando na emergência de categorias, num movimento interpretativo de caráter hermenêutico; e o da narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica, tal como propõe Dutra (2002). Categorias emergentes, como “tempos da Escola” e “insegurança”, impregnam cinco histórias – quadrados da Colcha – contadas, constituídas numa diversidade de fragmentos/retalhos de narrativas. Por um lado, as memórias do acontecido, as narrativas nos Relatórios de Estágio e as anotações dos encontros efetivamente subsidiaram os textos e sustentaram diálogos; por outro, assume-se a perspectiva de fusão entre história e ficção, na perspectiva do proposto por Paul Ricoeur, uma vez que o enredo e o espaço-tempo de cada história e seus episódios foram inventados. A proposta aqui é contar um pouco destas histórias. “E estas foram histórias que se quis e que se pôde contar” é a frase que encerra a escrita da Tese. É uma manifestação que anuncia. Assume-se que sempre há possibilidades para outros arranjos dos retalhos, outros desenhos na feitura da Colcha. E como a harmonia do conjunto é, também, estabelecida em relação com o Outro, cujo olhar amplia essas possibilidades em relação à feitura, esta Tese é um convite à partilha de histórias.
- ItemAs narrativas como modo de constituição de professores de química em rodas de formação em rede(2009) Souza, Moacir Langoni de; Galiazzi, Maria do CarmoApresentamos o recorte de uma pesquisa em que investigamos o processo de formação de professores de Química nos estágios de um curso de licenciatura. Nesse recorte destacamos narrativas de uma licencianda ao assumir uma sala de aula de Química durante um semestre no estágio final do curso. O argumento tecido é o de que o que a licencianda conta foi aprendido em Rodas de Formação (os estágios e outras rodas) que, em rede (projetos interinstitucionais), intensificam o processo de constituição do professor. Essas Rodas favorecem aprendizagens quando marcadas pela intenção de diálogo e partilha, princípio articulador da ambientalização do professor, do currículo, da escola. A aposta a partir da análise é, além da nossa própria formação enquanto formadores e produtores de currículo na Licenciatura em análise, favorecer ações mais intensas e fundamentadas em relação à formação de professores e seus saberes e fazeres.
- ItemObjetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de Ciências(2001) Galiazzi, Maria do Carmo; Rocha, Jusseli Maria de Barros; Schmitz, Luiz Carlos; Souza, Moacir Langoni de; Giesta, Sérgio; Gonçalves, Fábio PeresNeste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação coletiva sobre os objetivos das atividades experimentais no ensino médio, apontando para as possibilidades da pesquisa em sala de aula, como desenvolvimento profissional de professores e alunos, através de sua utilização como princípio didático.
- ItemA pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental(2003) Duvoisin, Ivane Almeida; Souza, Moacir Langoni de; Galiazzi, Maria do CarmoNeste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa.
