Navegando por Autor "Terra, Alessandra Chaves"
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- ItemCharacteristics of personal marketing in the job of nurses in a university hospital: client's perceptions(2012-10) Martinello, Daniela Faustino Gonçalves; Vaghetti, Helena Heidtmann; Mendes, Daniel Pinho; Terra, Alessandra Chaves; Almeida, Jéssica de Cassia MarquesObjective: to identify how the Personal Marketing’s (PM) characteristics in the nurse’s work are realized by the patients. Method: it is a qualitative, descriptive and exploratory research with customers of university hospital in south of Brazil. Data collection was conducted during the months from January to May 2010 through semi-structured interviews and analysis with support in Content Analysis. The subjects were 15 patients admitted to the unit who agreed to participate and allowed their interviews were recorded and disseminated and sign the Free and informed consent. The subjects who identified the nurse received nicknames that correspond to names of nurses who were part of nursing's history as Florence Nightingale, Ana Neri, Wanda Horta, Hilda Krisch, Zaira Cintra Vidal. The subjects who did not identify the nurse were named as E1, E2, E3 ... E10. This study was submitted to the Ethics Committee in Research in Health at the University of Rio Grande and agreed with the opinion no 33/2010. Results: that nurse's verbal communication was ineffective; customers observed the appearance of these professionals and their non-verbal communication; nurse's interpersonal relationships were fragmented; management exercised by them was invisible; care/assistance, when provided by the nurse, was a source of professional identification. Conclusion: there is necessity of adherence strategies of MP in nurse's work conduction to generate a positive image of the profession with the clientele hospital. no need for membership of the MP strategies in driving the work of nurses to create a positive image of the profession with the hospital customer.
- ItemA comunicação proxêmica no trabalho da enfermagem: uma revisão integrativa de literatura(2014-04) Terra, Alessandra Chaves; Vaghetti, Helena HeidtmannObjetiva-se identificar fatores da comunicação proxêmica no trabalho da enfermagem. Foi realizada uma revisão integrativa cuja coleta de dados ocorreu nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Scientific Electronic Library Online, pelos descritores: enfermagem; comunicação em saúde; comportamento espacial. Amostra composta por seis artigos publicados entre 1971-2010 e dados organizados e posteriormente analisados e interpretados segundo fatores proxêmicos preconizados por Edward T. Hall: postura-sexo, eixo sociofugosociopeto, fatores cinésicos ou cinestésicos, código visual e volume da voz. Verifica-se convergência entre os estudos para todos os fatores, sendo a proxêmica mais utilizada no trabalho da enfermagem com aqueles sujeitos que não possuem ainda o dom da oralidade ou estão com a linguagem verbal comprometida. Há necessidade da Enfermagem ampliar a utilização da proxêmica como mais uma forma de comunicação para promover o cuidado.
- ItemComunicação proxêmica: ações, reações e sensações de enfermeiros hospitalares(2013) Terra, Alessandra Chaves; Vaghetti, Helena HeidtmannA comunicação proxêmica, dentre outros aspectos, compreende o estudo social dos espaços, das relações interpessoais e de todas as variáveis que dizem respeito à interação entre os seres humanos. É importante o estudo e a aplicação da comunicação proxêmica no cotidiano do trabalho de enfermeiros, para que esta seja compreendida e empregada de maneira producente no processo relacional dos trabalhadores em todos os momentos de sua prática, em especial, do cuidado. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rio Grande (CEPAS), sob o número 23116.003684/2012-4, com o objetivo de analisar a comunicação proxêmica no trabalho de enfermeiros hospitalares. Estudo de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, onde a coleta de dados ocorreu por meio de observações não participantes e entrevistas semipadronizadas com 10 enfermeiros da unidade de terapia intensiva e serviço de pronto atendimento de um hospital universitário no Sul do Rio Grande do Sul, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados através da Análise Qualitativa de Conteúdo estabelecida por Mayring, de onde emergiram categorias apriorísticas provenientes dos fatores proxêmicos preconizados por Edward Hall: Postura-sexo, Eixo Sociofugo-Sociopeto, Fatores Cinestésicos ou Cinésicos, Comportamento de Contato, Código Visual, Código Térmico, Código Olfativo e Volume da Voz. Os dados foram interpretados a partir das concepções de Hall ( 16 de maio de 1914 – 20 de julho de 2009 †) e as ideias de diversos autores do universo científico. Este processo resultou em dois artigos. No primeiro artigo “A prática da comunicação proxêmica no manejo do cuidado no trabalho de enfermeiros hospitalares” percebeu-se que, embora os enfermeiros reconheçam a importância do toque, do contato físico, para a prestação de um cuidado holístico e humanizado, os fatores cinésicos/cinestésicos e comportamento de contato, estão associados à avaliação e ao diagnóstico. Com relação às questões térmicas e olfativas os profissionais omitem em suas reações os constrangimentos oriundos das sensações desagradáveis que o toque na pele ou os odores dos pacientes podem causar. Já no segundo artigo intitulado “A comunicação proxêmica na prática de enfermeiros hospitalares”, verificou-se que apenas um dos sujeitos do estudo não estabeleceu contato visual com o paciente. A maioria dos sujeitos empregou um tom de voz normal nas interações com os pacientes. O sexo não influenciou na postura dos interlocutores, como demonstrou o fator postura-sexo e as posições dos enfermeiros ao executar as tarefas diárias, entre face a face e lateralizada, e nenhum dos sujeitos posicionou-se de costas durante as interações, como pode-se perceber através do estudo do eixo sociofugo-sociopeto. O estudo também promoveu reflexões a respeito da comunicação proxêmica e da importância de sua incorporação ao trabalho dos enfermeiros.
