Navegando por Autor "Vaghetti, Helena Heidtmann"
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- ItemO acesso ao ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande na rede de atenção à saúde da microrregião litoral lagunar do Rio Grande do Sul: estudo de caso com gestores, profissionais e controle social(2016) Costa, Cesar Francisco Silva da; Vaghetti, Helena HeidtmannEsta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o acesso ao ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande. A tese que se buscou sustentar baseiase em que “O acesso ao ambulatório do Hospital Universitário, da Universidade Federal do Rio Grande, na rede de atenção à saúde da microrregião litoral lagunar do Rio Grande do Sul, ocorre para além da pactuação intergestores”. Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos Integrados, realizado nos municípios de Rio Grande/RS, São José do Norte/RS, Santa Vitória do Palmar/RS e Chuí/RS, sendo a Unidade Integrada 1, cada um dos quatro municípios que compõem a microrregião, e a Unidade Integrada 2, o ambulatório do Hospital Universitário, da Universidade Federal do Rio Grande. Os aspectos éticos foram respeitados em sua totalidade e os dados foram coletados em documentos referentes à rede de atenção à saúde na região, documentos jurídicos; e-mails e por meio de entrevistas com gestores, funcionários do serviço de regulação em saúde, profissionais de saúde e presidentes dos conselhos municipais de saúde dos municípios envolvidos no estudo. As entrevistas foram realizadas utilizando um roteiro elaborado inspirado na proposta da Organização Pan-Americana de Saúde para avaliação das redes de atenção à saúde e em uma adaptação baseada no questionário proposto por Eugênio Vilaça Mendes para avaliação do seu grau de integração. A análise foi realizada sob este mesmo roteiro e as falas foram analisadas a partir de Análise Textual Discursiva. As categorias decorrentes deste processo foram processadas por meio do método dedutivo, levando-se em consideração as Políticas Públicas que estabelecem as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde e o conceito de Rede de Atenção à Saúde, com os elementos que a constituem: a população, a estrutura operacional e o modelo de atenção à saúde. Como resultado encontrou-se que nenhum dos municípios estudados apresentou capacidade ótima para operar a rede de atenção à saúde, o que indica que na microrregião ainda não tem uma rede integrada de atenção à saúde. No processo de análise textual discursiva, duas categorias foram produzidas das entrevistas e dos documentos utilizados como fonte de evidência. Categoria 1 - O acesso tensionado e a regulação da demanda de consultas especializadas no sistema de referência e contrarreferência; Categoria 2 - O acesso aos serviços de saúde com a utilização de ações judiciais para obter o direito de assistência. Concluiu-se que o acesso ocorre também pela ação direta dos gestores, dos profissionais de saúde e do controle social, seja por tensionamentos na rede de atenção à saúde, seja por judicialização, dando sustentação à Tese “O acesso ao ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande, na rede de atenção à saúde da microrregião litoral lagunar do Rio Grande do Sul, ocorre para além da pactuação intergestores”.
- ItemAcolhimento no processo de trabalho da enfermagem: Estratégia para adesão ao controle do câncer do colo uterino(2010) Costa, Carla de Oliveira da; Costa, Cesar Francisco Silva da; Vaghetti, Helena HeidtmannEstudo de natureza exploratório-descritiva, comparando o número de mulheres atendidas em consultas de enfermagem com a realização de exame citopatológico de colo uterino, entre os anos de 2002 e 2007, para averiguar se houve alterações numéricas após a implantação da assistência com a ação técnico-assistencial de acolhimento. Foi utilizado método quantitativo para análise dos dados coletados do livro de registro dos exames citopatológicos realizados em uma Unidade Básica de Saúde, no município do Rio Grande (RS). Como resultado, identificou-se a ocorrência, entre 2005 e 2006, de uma elevação no quantitativo de consultas, passando de 240 para 373 (64,3%). Este fato repetiu-se entre 2006 e 2007, passando de 373 para 442 (84,4%). Houve também um aumento no número de novas mulheres atendidas, passando de 159, em 2005, para 260, em 2006, e 320, em 2007, correspondendo a um aumento de 49,7% de 2005 para 2007. É possível verificar o êxito alcançado, ficando como expectativa que medidas como as adotadas e relatadas neste estudo possam servir de incentivo ou subsídio para tomada de decisão quanto à assistência com a ação técnico-assistencial de acolhimento.
- ItemAnálise dos registros referentes ao balanço hídrico em unidade de terapia intensiva(2015-01) Marques Netto, Shana; Victoria, Zoe Terezinha Pereira; Guerreiro, Luís Fernando; Gomes, Giovana Calcagno; Vaghetti, Helena HeidtmannObjetivo: avaliar registros de balanço hídrico de pacientes críticos. Método: estudo descritivo, transversal, realizado de janeiro de 2012 a março de 2013 realizado no Serviço de Prontuários dos Pacientes de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva com uso do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi realizado teste qui-quadrado de Person, com nível de significância de 5%. Analisou-se 70 períodos de 24 horas (13 pacientes). A pesquisa teve aprovado o projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Protocolo nº. 106-2012. Resultados: encontrou-se a falta de registro sobre os volumes de drenagens pelos mais variados dispositivos. A presença de mais de um sistema de drenagem esteve associada a não especificação correta dos volumes (p<0,001). Conclusão: a qualificação do BH está associada ao aprimoramento dos registros.
- ItemAspectos cronobiológicos do sono de enfermeiras de um hospital universitário(2012) Xavier, Karine Gracinda da Silva; Vaghetti, Helena HeidtmannObjetivou-se identificar o cronotipo das enfermeiras da manhã e noite de um hospital universitário, verificar como o trabalho nestes turnos influencia seu sono e correlacionar os cronotipos com influências que o sono produz no trabalho e fora dele. Participaram 15 enfermeiras que responderam ao questionário de Horne & Ostberg e à entrevista semiestruturada entre março e julho de 2010. Os dados dos questionários foram organizados em planilhas e os das entrevistas analisados pela Análise Temática. Os resultados apontam cinco enfermeiras moderadamente matutinas, quatro indiferentes, duas moderadamente vespertinas, três definitivamente vespertinas e uma definitivamente matutina. Mostram que o trabalho em turnos faz com que as entrevistadas desenvolvam hábitos alimentares e de sono, peculiares. Conclui-se que o perfil cronobiológico das enfermeiras não traduz suas subjetividades na relação do sono com turnos de trabalho; enfermeiras da noite apresentam maiores disfunções no ciclo sono-vigília, tais disfunções repercutem igualmente no cotidiano das enfermeiras de ambos os turnos.
- ItemO brinquedo terapêutico: notas para uma re-interpretação(2008) Medrano, Carlos Alberto; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Vaghetti, Helena HeidtmannTrata-se de um estudo de abordagem qualitativa, histórico, realizado a partir de análise documental, e fundado na analítica interpretativa de Michael Foucault. Pretende-se refletir sobre o conceito “brinquedo terapêutico” presente na produção científica do campo/território da Enfermagem brasileira no período de 1980 a 2005, e as medidas administrativas, jurídicas e de práticas ligadas a este dispositivo. O referencial teórico está ancorado, igualmente, em Michael Foucault, a partir das noções de biopoder, disciplinarização e dispositivo, e possibilitou a compreensão dos efeitos sobre os saberes e práticas ligadas ao brincar que se passa no território hospitalar. As categorias que emergiram do corpus constituído foram brincar/jogar e técnica ou uma associação desses. Concluiuse que o brinquedo terapêutico é muito mais do que uma técnica, constituindo-se em um dispositivo que concentra um conjunto de práticas discursivas e não discursivas, de regulamentações jurídicas, de conhecimentos e saberes que constituem uma verdadeira política do corpo e da subjetividade nas enfermarias pediátricas dos hospitais. Percebeu-se, também, que a partir da construção dos saberes ligados à psicologia, o brincar foi sendo aprisionado primeiro pelo saber acadêmico, para depois ser construído ao seu redor uma série de medidas administrativas e legislativas para disciplinarizar e medicalizar, quase como condição de entrada, senão de permanência no hospital. Observou-se que ainda hoje a preocupação principal é a de continuar justificando o valor de uma prática, de uma técnica, derivada da origem dos subsídios teóricos adquiridos pelos profissionais para organizar, gerenciar, conduzir atividades ligadas ao brincar da criança hospitalizada. Finalmente, verificou-se que a banalização do brincar, o “fetichismo” que faz do objeto brinquedo o valor a ser exaltado e não ser o valor, o fazer e o criar, onde encontrar através da ludicidade (ilusão) a verdade do sujeito não faz mais que reafirmar o instituído em detrimento do novo, do diferente, do misterioso.
- ItemCharacteristics of personal marketing in the job of nurses in a university hospital: client's perceptions(2012-10) Martinello, Daniela Faustino Gonçalves; Vaghetti, Helena Heidtmann; Mendes, Daniel Pinho; Terra, Alessandra Chaves; Almeida, Jéssica de Cassia MarquesObjective: to identify how the Personal Marketing’s (PM) characteristics in the nurse’s work are realized by the patients. Method: it is a qualitative, descriptive and exploratory research with customers of university hospital in south of Brazil. Data collection was conducted during the months from January to May 2010 through semi-structured interviews and analysis with support in Content Analysis. The subjects were 15 patients admitted to the unit who agreed to participate and allowed their interviews were recorded and disseminated and sign the Free and informed consent. The subjects who identified the nurse received nicknames that correspond to names of nurses who were part of nursing's history as Florence Nightingale, Ana Neri, Wanda Horta, Hilda Krisch, Zaira Cintra Vidal. The subjects who did not identify the nurse were named as E1, E2, E3 ... E10. This study was submitted to the Ethics Committee in Research in Health at the University of Rio Grande and agreed with the opinion no 33/2010. Results: that nurse's verbal communication was ineffective; customers observed the appearance of these professionals and their non-verbal communication; nurse's interpersonal relationships were fragmented; management exercised by them was invisible; care/assistance, when provided by the nurse, was a source of professional identification. Conclusion: there is necessity of adherence strategies of MP in nurse's work conduction to generate a positive image of the profession with the clientele hospital. no need for membership of the MP strategies in driving the work of nurses to create a positive image of the profession with the hospital customer.
- ItemClifford Geertz como um referencial para los estúdios de enfermeria sobre la cultura de lãs organizaciones de salud(2009) Vaghetti, Helena Heidtmann; Padilha, Maria Itayra Coelho de SouzaHistóricamente, los enfermeros ocupan un lugar destacado en todas las organizaciones de salud, las cuales, además de ser el centro de la atención y de la gestión de enfermería, son también la razón de muchas investigaciones cuyo objetivo es entender la complejidad de esos espacios. El estudio de la cultura organizacional se ha revelado como una posibilidad para la comprensión de las realidades de las organizaciones de salud. Por ello, la búsqueda de un referencial teórico y metodológico que ampare las investigaciones de enfermería sobre esta temática originó el presente artículo. La lectura de las siguientes obras de Clifford Geertz: “El saber local”, “La interpretación de las culturas” y “Nueva luz sobre la antropología”, orientó la reflexión sobre la pertinencia de las concepciones de ese autor para las investigaciones sobre la cultura de las organizaciones de salud, considerando la cultura como un sistema de relaciones y significados que permite una descripción inteligible de comportamientos, valores, creencias y principios construidos por los sujetos, y utilizando la etnografía como una herramienta de investigación que ayuda a develar los espacios de actuación de la enfermería. Los autores concluyen que esa visión posibilita la comprensión de la estructura de las relaciones que ocurren en el interior de las organizaciones de salud, favoreciendo las cuestiones referentes a los trabajadores, a la gestión y, en consecuencia, a los usuarios y a la sociedad, además de fortalecer el proceso de construcción del conocimiento de la enfermería.
- ItemA comunicação proxêmica no trabalho da enfermagem: uma revisão integrativa de literatura(2014-04) Terra, Alessandra Chaves; Vaghetti, Helena HeidtmannObjetiva-se identificar fatores da comunicação proxêmica no trabalho da enfermagem. Foi realizada uma revisão integrativa cuja coleta de dados ocorreu nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Scientific Electronic Library Online, pelos descritores: enfermagem; comunicação em saúde; comportamento espacial. Amostra composta por seis artigos publicados entre 1971-2010 e dados organizados e posteriormente analisados e interpretados segundo fatores proxêmicos preconizados por Edward T. Hall: postura-sexo, eixo sociofugosociopeto, fatores cinésicos ou cinestésicos, código visual e volume da voz. Verifica-se convergência entre os estudos para todos os fatores, sendo a proxêmica mais utilizada no trabalho da enfermagem com aqueles sujeitos que não possuem ainda o dom da oralidade ou estão com a linguagem verbal comprometida. Há necessidade da Enfermagem ampliar a utilização da proxêmica como mais uma forma de comunicação para promover o cuidado.
- ItemComunicação proxêmica: ações, reações e sensações de enfermeiros hospitalares(2013) Terra, Alessandra Chaves; Vaghetti, Helena HeidtmannA comunicação proxêmica, dentre outros aspectos, compreende o estudo social dos espaços, das relações interpessoais e de todas as variáveis que dizem respeito à interação entre os seres humanos. É importante o estudo e a aplicação da comunicação proxêmica no cotidiano do trabalho de enfermeiros, para que esta seja compreendida e empregada de maneira producente no processo relacional dos trabalhadores em todos os momentos de sua prática, em especial, do cuidado. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rio Grande (CEPAS), sob o número 23116.003684/2012-4, com o objetivo de analisar a comunicação proxêmica no trabalho de enfermeiros hospitalares. Estudo de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, onde a coleta de dados ocorreu por meio de observações não participantes e entrevistas semipadronizadas com 10 enfermeiros da unidade de terapia intensiva e serviço de pronto atendimento de um hospital universitário no Sul do Rio Grande do Sul, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados através da Análise Qualitativa de Conteúdo estabelecida por Mayring, de onde emergiram categorias apriorísticas provenientes dos fatores proxêmicos preconizados por Edward Hall: Postura-sexo, Eixo Sociofugo-Sociopeto, Fatores Cinestésicos ou Cinésicos, Comportamento de Contato, Código Visual, Código Térmico, Código Olfativo e Volume da Voz. Os dados foram interpretados a partir das concepções de Hall ( 16 de maio de 1914 – 20 de julho de 2009 †) e as ideias de diversos autores do universo científico. Este processo resultou em dois artigos. No primeiro artigo “A prática da comunicação proxêmica no manejo do cuidado no trabalho de enfermeiros hospitalares” percebeu-se que, embora os enfermeiros reconheçam a importância do toque, do contato físico, para a prestação de um cuidado holístico e humanizado, os fatores cinésicos/cinestésicos e comportamento de contato, estão associados à avaliação e ao diagnóstico. Com relação às questões térmicas e olfativas os profissionais omitem em suas reações os constrangimentos oriundos das sensações desagradáveis que o toque na pele ou os odores dos pacientes podem causar. Já no segundo artigo intitulado “A comunicação proxêmica na prática de enfermeiros hospitalares”, verificou-se que apenas um dos sujeitos do estudo não estabeleceu contato visual com o paciente. A maioria dos sujeitos empregou um tom de voz normal nas interações com os pacientes. O sexo não influenciou na postura dos interlocutores, como demonstrou o fator postura-sexo e as posições dos enfermeiros ao executar as tarefas diárias, entre face a face e lateralizada, e nenhum dos sujeitos posicionou-se de costas durante as interações, como pode-se perceber através do estudo do eixo sociofugo-sociopeto. O estudo também promoveu reflexões a respeito da comunicação proxêmica e da importância de sua incorporação ao trabalho dos enfermeiros.
- ItemDesperdício de materiais assistenciais na percepção de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário(2011) Vaghetti, Helena Heidtmann; RoehrsII, Maiara; Pires, Alexandre da Costa; Rodriguez, CarolineObjetiva-se identificar a percepção de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário do sul do Brasil acerca das causas do desperdício de materiais assistenciais em seu cotidiano. Estudo descritivo e exploratório em que foram entrevistados 45 sujeitos de quatro unidades do hospital, entre agosto de 2009 e dezembro de 2010. Os dados foram organizados, analisados e interpretados através da análise temática. Os fatores estruturais, organizacionais e gerenciais, que incluem o desconhecimento sobre materiais assistenciais por parte dos responsáveis pela compra, a má qualidade dos materiais adquiridos e a falta de materiais foram identificados como causadores do desperdício. Os trabalhadores entendem o desperdício como uma prática inevitável e não intencional. Indicam a inclusão de trabalhadores de enfermagem na equipe de compras, sua instrumentalização para a função e a construção de rotinas, para a substituição racional dos materiais quando da falta e da má qualidade dos mesmos, para minimizar o desperdício.
- ItemDeterminação dos cronotipos da equipe de enfermagem do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. e sua adequação ao turno de trabalho(EDGRAF, 1995) Arejano, Vera; Pereira, Zelionara; Bianchini, Adalto; Vaghetti, Helena HeidtmannEste estudo aborda a cronobiologia, que refere-se a um estudo do ciclo vigília-sono e sua organização temporal nos seres vivos.
- ItemExterioridades cronobiológicas do ciclo sono-vigília de enfermeiras de um hospital universitário(Associação Brasileira de Enfermagem, 2011) Vaghetti, Helena Heidtmann; Xavier, Karine Gracinda da Silva; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda
- ItemGênero e enfermagem: uma análise reflexiva(2006) Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Vaghetti, Helena Heidtmann; Brodersen, GladysAs autoras objetivam refletir sobre o gênero na sociedade em geral, no decorrer dos tempos, apoiando-se em revisão bibliográfica. Focalizam em especial a enfermagem e tentam desembaraçar as tramas da questão do gênero em sua construção histórica. Para tal, evidenciam algumas faces dessa discussão na profissão, que é predominantemente feminina. Acenam com a possibilidade de que o texto produzido propicie um desafio que amplie o leque de idéias sobre a enfermagem, considerando os papéis e as ações femininas relacionadas ao gênero e às relações sexistas, lançando luzes nas antigas concepções sobre a natureza da sociedade e da profissão, além de fornecer pontos de debates para novos estudos.
- ItemGerenciamento do pessoal de enfermagem com estabilidade no emprego: percepção de enfermeiros(2011) Guimarães, Amanda Troca; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Gomes, Giovana CalcagnoObjetivou-se identifi car a percepção de enfermeiros de um hospital universitário sobre o gerenciamento do pessoal de enfermagem com estabilidade no emprego. Pesquisa qualitativa desenvolvida em 2010 com dezesseis enfermeiros. Dados coletados por entrevistas semi-estruturadas e analisados pela Análise Temática geraram duas categorias empíricas: A segurança no trabalho versus a impunidade proporcionada pela estabilidade no emprego; e O (des)comprometimento no trabalho da enfermagem e a estabilidade no emprego. Verifi cou-se que estabilidade no emprego oferece segurança no trabalho; essa segurança produz impunidade, e os enfermeiros resistem em conduzir processos administrativos. Conclui-se que a segurança favorece a quebra de hierarquias, a impunidade gera a banalização das transgressões, pela falta de medidas administrativas ágeis para resolução de problemas; e a estabilidade no emprego não garante a qualidade da assistência.
- ItemGrupos sociais e o cuidado na trajetória humana(2007) Vaghetti, Helena Heidtmann; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Carraro, Telma Elisa; Pires, Denise Elvira Pires de; Santos, Viviane Euzébia PereiraEste artigo, construído a partir de revisão bibliográfica em alguns estudos antropológicos, sociais e da área da saúde, busca demonstrar a emergência do envolvimento do homem com os grupos que concebeu e a tangencialidade com o cuidado à saúde e durante a doença, em diferentes tempos históricos. Verificou-se que as formas como os seres humanos compreendem e agem sobre seus grupos e em seus grupos, bem como equacionam as ações de cuidado com vistas à saúde, estão estreitamente relacionadas com os eventos históricos protagonizados por eles, que estão vinculados aos regimes de produção, à evolução tecnológica, às mudanças demográficas, às configurações familiares, à cultura e à constituição de instituições. Concluiu-se que a história da construção desses eventos, em cada um dos seus domínios, constitui a própria história da humanidade, que ao longo de sua existência procura, através dos grupos e do cuidado ao seu semelhante, a sobrevivência da raça humana na Terra.
- ItemO marketing em um hospital universitário na relação com o trabalho da enfermagem: um estudo de caso(2013) Martinello, Daniela Faustino Gonçalves; Vaghetti, Helena HeidtmannNo setor hospitalar, o marketing compõe um grupo interdependente de serviços e tem como objetivo principal aproximar clientes - externos, internos e corpo gestor -, através de estratégias específicas que promovem satisfação e qualidade. Esta organização possui uma larga diversidade de profissionais da saúde e o marketing, neste sentido, auxilia no processamento de seus serviços de forma a lapidá-los sob a ótica do cliente, buscando efetividade e produtividade. Neste cenário encontra-se o enfermeiro, cujo trabalho é composto pelas dimensões cuidar, gerenciar, educar/pesquisar, que se entrelaçam e caracterizam o serviço deste profissional. No entanto, costumeiramente, a enfermagem não declara o marketing como uma ferramenta estratégica ao seu processo de trabalho – fato verificável na exploração de publicações científicas -, e, paralelamente, depara-se com empecilhos na execução de seu trabalho que podem comprometer a sua excelência. Assim, este estudo busca analisar a relação do marketing com o trabalho do enfermeiro nas dimensões cuidar, gerenciar, ensinar/pesquisar. Para sua efetivação, optou-se pelo referencial metodológico Estudo de Caso, onde o fenômeno é verificado como ocorre em seu cenário real. Assim, a coleta, caracterizada por pesquisador e unidade únicos, ocorreu em um hospital universitário, geral e público no sul do país que declara publica e virtualmente o marketing institucional. Como fontes de evidência, foram utilizadas: entrevista focada com quatro sujeitos de áreas estratégicas para esta pesquisa; análise de documentação criada pela assessoria de marketing e observação direta. O tratamento e a análise dos dados ocorreram por meio da Análise Temática, que possibilitou a exposição dos resultados através de dois artigos: “A relação do marketing com o processo de trabalho do enfermeiro na dimensão cuidar” e “A relação do marketing com o processo de trabalho do enfermeiro nas dimensões gerenciar e educar/pesquisar”. Os resultados evidenciaram que o marketing no cuidar - auxilia a efetividade do cuidado através de novas estratégias de comunicação com o usuário, produz materiais elucidativos, lúdicos para sua continuação e manutenção e o divulga no meio intra e extra-hospitalar; no gerenciar - auxilia a o enfermeiro a ter um método mais inovador e criativo, a focar no cliente e no bom relacionamento interpessoal com a equipe; no educar/pesquisar - cria canais de comunicação interna e campanhas únicas que, além de auxiliar na realização da educação permanente e na atualização de enfermeiros, propicia meios para transmitir novos achados científicos à prática da enfermagem hospitalar. Através deste estudo, percebeu-se que ações de marketing podem contribuir para a efetividade do trabalho do enfermeiro em suas facetas dimensionais, aproximando este agente de saúde do usuário ao qual seu serviço é destinado e da gestão da organização, propiciando a este profissional maior visibilidade e valorização no espaço hospitalar e social.
- ItemOs médicos na atenção básica no SUS, encontros e desencontros com os gestores de 50 municípios do estado de Rio Grande do Sul(2001) Nappi, Jaime Carlos Bech; Costa, Cesar Francisco Silva da; Sassi, Raul Andrés Mendonza; Vaghetti, Helena HeidtmannNeste trabalho, os autores desenvolvem uma pesquisa qualitativa sobre quais são, na opinião dos mais de 50 gestores das zonas noroeste e sul do Estado de Ri o Grande do Sul, os principais problemas para a construção do SUS nos municípios. Dois problemas foram considerados como os mais importantes: O papel do médico na atenção básica e a dificuldade para conseguir realizar diagnósticos e procedimentos de média e alta complexidade. Centralizando o estudo sobre os médicos os autores detectam que 100 % dos gestores consideram o médico como o principal responsável pela baixa qualidade da atenção clínica e atribuem isto à má preparação fornecida pela maioria das escolas de medicina. A análise praticada sobre os dados obtidos revela que nenhum dos municípios desenvolve um processo completo de administração de recursos humanos que compreenda a contratação, o acolhimento, o acompanhamento, a educação continuada e a participação dos médicos na gestão das unidades. Ao contrário, os médicos desenvolvem, segundo a opinião dos autores um trabalho alienante, num modelo de atenção à saúde tradicional e obsoleto, que se considera incapaz de fornecer um atendimento correto às nece ssidades mais sentidas pela população. A partir disso, se propõem uma série de medidas de curto e médio prazo que encaminhem uma melhoria da situação, mudando a cultura dos setores de recursos humanos das prefeituras.
- ItemOs médicos na atenção básica no SUS, encontros e desencontros com os gestores de 50 municípios do Estado de Rio Grande do Sul(2003) Nappi, Jaime Carlos Bech; Costa, Cesar Francisco Silva da; Sassi, Raul Andrés Mendonza; Vaghetti, Helena HeidtmannNeste trabalho, os autores desenvolvem uma pesquisa qualitativa sobre quais são, na opinião dos mais de 50 gestores das zonas noroeste e sul do Estado de Rio Grande do Sul, os principais problemas para a construção do SUS nos municípios. Dois problemas foram considerados como os mais importantes: O papel do médico na atenção básica e a dificuldade para conseguir realizar diagnósticos e procedimentos de média e alta complexidade. Centralizando o estudo sobre os médicos os autores detectam que 100 % dos gestores consideram o médico como o principal responsável pela baixa qualidade da atenção clínica e atribuem isto à má preparação fornecida pela maioria das escolas de medicina. A análise praticada sobre os dados obtidos revela que nenhum dos municípios desenvolve um processo completo de administração de recursos humanos que compreenda a contratação, o acolhimento, o acompanhamento, a educação continuada e a participação dos médicos na gestão das unidades. Ao contrário, os médicos desenvolvem, segundo a opinião dos autores um trabalho alienante, num modelo de atenção à saúde tradicional e obsoleto, que se considera incapaz de fornecer um atendimento correto às necessidades mais sentidas pela população. A partir disso, se propõem uma série de medidas de curto e médio prazo que encaminhem uma melhoria da situação, mudando a cultura dos setores de recursos humanos das prefeituras.
- ItemNecessidades coletivas e individuais de saúde de população com doença cardiovascular(2013-12) Busanello, Josefine; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Barros, Alessandra Mendes de; Biondi, Heitor Silva; Vaghetti, Helena HeidtmannObjetivo: resgatar considerações acerca das necessidades coletivas e individuais de saúde da população com doença cardiovascular, e as contribuições da Enfermagem nesse panorama, relativizando-as com os critérios de análise das prioridades de saúde pública, destacadas pela Organização Mundial da Saúde. Método: estudo do tipo teórico-reflexivo que discute as contribuições da Enfermagem no panorama da doença cardiovascular relativizando-as com os critérios de análise das prioridades de saúde pública, destacadas pela Organização Mundial da Saúde. Resultados: apesar da produção científica da Enfermagem brasileira ainda ser incipiente na relação entre as doenças cardiovasculares e a equidade em saúde, evidenciam-se iniciativas que impulsionam para essa direção. Conclusão: Cabe ao enfermeiro identificar fatores de risco cardiovasculares e servir como agente e educador, promovendo a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
- ItemA organização do trabalho das enfermeiras na assistência pré-natal: uma revisão integrativa(2012) Oliveira, Flávia Seles; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Wachholz, Vanessa AndréiaCom este artigo objetivou-se visualizar, na produção científica nacional de teses e dissertações, como está organizado o processo de trabalho das enfermeiras na assistência pré-natal e quais são as dificuldades enfrentadas por essas trabalhadoras no desenvolvimento da assistência. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, no mês de junho de 2011. Os descritores utilizados foram cuidado pré-natal e Enfermagem. Após a leitura dos textos foram selecionadas quatro teses e sete dissertações, das quais, posteriormente, tendo-se em vista a contemplação do objetivo do estudo, foram utilizadas três teses e quatro dissertações. Para análise dos dados foi realizada a análise temática e, após a leitura dos textos, a formulação de hipóteses, a exploração do material e a interpretação dos resultados, classificou-se o tema em duas categorias: “Estrutura organizacional do trabalho da enfermeira” e “Processo organizacional do trabalho da enfermeira”. Com esta revisão integrativa foi possível concluir que as instituições de saúde ainda não estão preparadas estruturalmente para a realização do atendimento pré-natal, mas, mesmo assim, as enfermeiras a realizam nos espaços que lhe são disponíveis.
