Navegando por Autor "Viégas, Aline"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- ItemAlgumas considerações sobre as influências do marxismo na teoria da complexidade de Edgar Morin: aportes para a pesquisa em educação ambiental(2012) Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, AlineNo presente artigo travamos um debate sobre as influências do materialismo histórico- dialético de Karl Marx na trajetória pessoal e intelectual de Edgar Morin e nos fundamentos originais de sua teoria da complexidade. Metodologicamente, o artigo faz uma revisão bibliográfica, tomando como base de reflexão textos do pensador francês. A teoria da complexidade moriniana tem sido muito utilizada na pesquisa em educação ambiental, porém, na maioria das vezes, é apresentada de forma fragmentada, anistórica, carecendo de um debate crítico sobre sua construção e utilização. Nesse texto, temos o objetivo de levantar elementos que recuperem o viés histórico-crítico da teoria da complexidade moriniana com o sentido de promover a reflexão sobre o diálogo possível entre ambas as formulações teóricas, trazendo novas possibilidades para a pesquisa em educação ambiental, principalmente a que busca referência na tradição crítico-marxista e no pensamento complexo.
- ItemComplexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental(EDGRAF, 2007) Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, AlineNo presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.
