Navegando por Autor "Zacarias, Alexandre"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- ItemProcessos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Zacarias, Alexandre; Oliveira, Elizabete Maria deEste artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo 15 participantes de uma turma do segundo ano. A pesquisa, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e revisão teórica dos conceitos de gênero, família e didatização, durou um ano (2016- 2017). Família e escola têm fundamental importância na formação de seus integrantes, sendo responsáveis também pela reprodução das desigualdades sociais, principalmente as de gênero, num campo de confrontação de valores. Conforme o processo de didatização, constatou-se que as concepções de gênero e família não estão circunscritas apenas aos valores atribuídos à família nuclear, isto é, pai-mãe-filhos. Registrou-se uma diversidade de representações das experiências de família e relações de gênero que auxiliou os participantes da pesquisa a relativizar suas próprias experiências sociais.
