Navegando por Autor "Zacarias, Caroline Ceolin"
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- ItemHumanização do parto e a formação dos profissionais da saúde(2011) Bussanello, Josefine; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Fernandes, Geani Farias Machado; Zacarias, Caroline Ceolin; Cappellaro, Josiane; Silva, Marília Egues daO desenvolvimento do presente estudo, que objetiva identificar aspectos relativos à formação dos profissionais na atenção humanizada ao parto e nascimento, tem como principal objetivo resgatar a importância da inclusão dessa temática no processo de ensino e aprendizado das instituições de ensino superior e nos programas de educação permanente das instituições de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com levantamento bibliográfico realizado na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), no mês de maio de 2009, através do descritor humanização do parto, sem delimitação do período de publicação. A partir da análise dos estudos selecionados foram elencadas as seguintes categorias: “A formação acadêmica e a proposta de humanização do parto e nascimento”; e “Educação permanente: sensibilizando os profissionais da saúde à humanização do parto e nascimento”. Nos resultados constatou-se a predominância do modelo biomédico de atenção à saúde, a desconsideração do ser humano numa perspectiva holística, a carência da abordagem dos aspectos que envolvem a humanização no âmbito acadêmico, a insensibilidade e o despreparo dos profissionais da saúde, os quais se constituem desafios para a atenção humanizada ao parto e nascimento.
- ItemImplantação de tecnologias de cuidade em unidade de terapia intensiva aos usuários e seus familiares(2009) Zacarias, Caroline Ceolin; Silveira, Rosemary Silva da; Lunardi, Valéria Lerch; Cappellaro, Josiane; Pinto, Emmeline Maia da Silva; Lunardi Filho, Wilson DaniloA unidade de terapia intensiva (UTI), por ser local de alta complexidade tecnológica, frequentemente provoca sentimentos como angústia, insegurança e medo nos familiares de usuários ali internados. Objetivamos com este estudo analisar a contribuição da implantação de tecnologias de cuidado aos usuários internados na UTI e seus familiares durante o seu processo de internação. Para seu alcance, optamos por uma abordagem qualitativa com base na Teoria da Relação Interpessoal proposta por Travelbee, em trabalho desenvolvido junto a familiares de usuários internados na UTI de um hospital universitário. A partir da análise, evidenciamos as seguintes categorias: Valorizando as interações na UTI; Preparando os familiares para a visita; e Avaliando as tecnologias de cuidado. Implementar tecnologias de cuidado a partir de uma proposta de relação pessoa a pessoa constitui-se na construção de um processo contínuo e crescente de aproximação, diálogo e humanização do ambiente. Daí a dimensão ética do uso de tecnologias de cuidado como a aplicação do saber da Enfermagem, que se justifica por ir ao encontro do atendimento das necessidades de cuidado de nossos clientes, usuários e familiares, consistindo em ações menos verticalizadas e em um permanente processo de reflexão, interpretação e construção.
- ItemPresença da família na unidade de terapia intensiva: revisão integrativa(2011) Zacarias, Caroline Ceolin; Lunardi, Valéria LerchA família constitui-se em um elo fundamental entre o trabalhador da saúde e a pessoa hospitalizada, sendo importante fazer-se presente na vida da pessoa hospitalizada durante sua internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o objetivo de conhecer como a presença da família da pessoa hospitalizada na UTI se apresenta no conhecimento produzido na Enfermagem, realizou-se uma revisão integrativa, desenvolvida em cinco etapas: formulação do problema; coleta dos dados; avaliação dos dados; análise e interpretação dos dados e apresentação dos dados. Para a coleta de dados, utilizou-se os descritores:enfermagem, unidades de terapia intensiva e família, na base de dados CINAHL, tendo sido selecionados vinte e cinco artigos para análise de conteúdo. Após a análise dos dados, foram construídas duas categorias: 1) Contribuições da presença da família na UTI, enfocando as contribuições para a equipe; para o cuidado da família e para o cuidado da pessoa hospitalizada e 2) Dificuldades para a presença da família na UTI, abordando a ênfase na visão tecnicista em detrimento da humanista e a organização do ambiente da UTI. A presença da família por um período maior de tempo junto à pessoa hospitalizada na UTI, colabora na assistência integral do usuário, facilita sua adaptação à hospitalização e ao tratamento, bem como, a implementação de ações terapêuticas e de cuidado, promovendo melhores respostas terapêuticas. Mostra-se necessário que os profissionais de saúde e de enfermagem repensem conceitos utilizados, frente ao compromisso social assumido de cuidar da pessoa humana na sua singularidade, o que implica oferecer um cuidado integral à pessoa hospitalizada, contemplando o acolhimento e a presença da sua família na UTI. Essas questões necessitam ser discutidas e aprofundadas nas equipes de saúde desses ambientes, bem como na formação dos profissionais de saúde, diante dos benefícios que a presença da família oportuniza para a pessoa hospitalizada, sua família e para a própria equipe.
- ItemQuestões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro(2011) Bordignon, Simoní Saraiva; Lunardi, Valéria Lerch; Dalmolin, Graziele de Lima; Tomaschewski, Jamila Geri; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Barlem, Edison Luiz Devos; Zacarias, Caroline CeolinEstudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente.
