Universidade
Federal do Rio Grande
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C3 - Artigos Publicados em Periódicos

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    Desenvolvimento de um jogo sério para modelagem, operação e manutenção de plantas industriais
    (2014) Barbat, Mauro Medeiros; Adamatti, Diana Francisca; Werhli, Adriano Velasque
    Com o avanço tecnológico e o nível de imersão que a tecnologia representa na vida de seus usuários, novas metodologias de ensino surgem objetivando valer-se deste potencial para atingir os estudantes de forma mais eficaz. O uso de jogos sérios na educação conquista espaço junto a pesquisadores e educadores, dado seu poder imersivo e lúdico servindo como intermédio entre a teoria e a prática, facilitando a cognição de tópicos elementares e avançados. Baseado neste contexto, o foco deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo sério dos tipos educacional e simulador, visando expor aos estudantes do ensino médio e da graduação tópicos elementares sobre a modelagem, operação e manutenção de plantas industriais, devido sua importância em ambientes industriais.
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    Um modelo de ferramenta computacional aplicada ao processo de aprendizagem especial: as tecnologias assistivas
    (2012) Luz Junior, Dinarte Valdoir Mello da; Guimaraes, Marcus; Adamatti, Diana Francisca; Barwaldt, Regina; Felippe, Carla Imaraya Meyer de
    The objective of the Assistives Technologies is provide to disable people a better quality of life, more independence and a social inclusion with more mobility, more communication, better learning and familiar and social integration. This paper presents some specific actions that try to help these people, using as tool the education and technologies.
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    Uso de árvores de decisão para captura de comportamentos de agentes
    (2011) Silveira, Josimara de Avila; Paes, Thiago Lipinski; Adamatti, Diana Francisca; Emmendorfer, Leonardo Ramos
    Este trabalho apresenta a descrição de uma alternativa para detecção de padrões comportamentais de agentes. O principal propósito é analisar, através do estudo de cenários, com número diferente de agentes e de variáveis, o escopo de aplicação de árvores de decisão para a detecção comportamental de agentes
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    Desenvolvimento de um jogo sério para modelagem, operação e manutenção de plantas industriais
    (2014) Barbat, Mauro Medeiros; Adamatti, Diana Francisca; Werhli, Adriano Velasque
    Com o avanço tecnológico e o nível de imersão que a tecnologia representa na vida de seus usuários, novas metodologias de ensino surgem objetivando valer-se deste potencial para atingir os estudantes de forma mais eficaz. O uso de jogos sérios na educação conquista espaço junto a pesquisadores e educadores, dado seu poder imersivo e lúdico servindo como intermédio entre a teoria e a prática, facilitando a cognição de tópicos elementares e avançados. Baseado neste contexto, o foco deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo sério dos tipos educacional e simulador, visando expor aos estudantes do ensino médio e da graduação tópicos elementares sobre a modelagem, operação e manutenção de plantas industriais, devido sua importância em ambientes industriais.
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    NeuroFURG: uma ferramenta de apoio ao ensino de Redes Neurais Artificiais
    (2011) Madsen, Carlos Alberto Barros Cruz Westhead; Adamatti, Diana Francisca
    O presente artigo apresenta o ambiente computacional NeuroFURG, uma ferramenta voltada para a formação de estudantes de computação, tanto de graduação como de pós-graduação, na área da Inteligência Artificial conhecida como Redes Neurais Artificiais (RNAs), focando os modelos de neurônios Perceptron e Adaline. Além de permitir a construção e simulação deste dois tipos de neurônio para diferentes casos, o sistema ainda possibilita a geração de código fonte nas linguagens C, Java e PHP, permitindo que o estudante analise o código fonte e expanda a solução para um maior número de entradas ou redes com várias camadas.
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    Using Artificial Neural Networks in NPC Decision-Making Process
    (2013) Madsen, Carlos Alberto Barros Cruz Westhead; Adamatti, Diana Francisca
    The present paper presents the use of ANN (Artifical Neural Networks) in NPC (Non-Player Character) decisionmaking process in RPG (Role-Playing Games) electronic games. It mainly focus on the making of decision of attacking or not a certain opponent by analyzing the NPC and its opponent internal state.
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    Um Modelo de Suporte a Comunicação de Agentes Utilizando Ontologias e Sinônimos
    (2014) Sperotto, Fábio Aiub; Adamatti, Diana Francisca
    Este artigo descreve o desenvolvimento de um modelo na área de comunicação entre os agentes. Este estudo envolve os conceitos de agentes e problemas de comunicação em suas interações. Usando a ontologia como uma técnica de classificação do conhecimento, o modelo inclui uma abordagem para construir um componente de software intermediário entre os agentes e a base de conhecimento ontológico, utilizando a aplicação difusa no tratamento de informações imprecisão com base em sinônimos. O editor Protégé foi escolhido para desenvolver a ontologia em OWL. O componente de software usa Jena e SPARQL para a manipulação da ontologia. Para validação, o estudo de caso é o modelo do sistema multiagente que representa a horta urbana do Parque San Jerónimo (Espanha).
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    Simulação Baseada em Multiagentes como Ferramenta em Estudos Interdisciplinares
    (2011) Adamatti, Diana Francisca
    Este artigo apresenta estudos de casos com alunos de graduação e pós-graduação que foram introduzidos a área de Agentes e Simulação Baseada em Multiagentes, desenvolvendo experimentos com essas técnicas computacionais, visando desenvolver habilidades junto a fenômenos interdisciplinares.