Universidade
Federal do Rio Grande
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C3 - Artigos Publicados em Periódicos

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    ICTM: an interval tessellation-based model for reliable topographic segmentation
    (2004) Aguiar, Marilton Sanchotene de; Dimuro, Graçaliz Pereira; Costa, Antonio Carlos da Rocha
    This work introduces a tessellation-based model for the declivity analysis of geographic regions. The analysis of the relief declivity, which is embedded in the rules of the model, categorizes each tessellation cell, with respect to the whole considered region, according to the (positive, negative, null) sign of the declivity of the cell. Such information is represented in the states assumed by the cells of the model. The overall configuration of such cells allows the division of the region into subregions of cells belonging to a same category, that is, presenting the same declivity sign. In order to control the errors coming from the discretization of the region into tessellation cells, or resulting from numerical computations, interval techniques are used. The implementation of the model is naturally parallel since the analysis is performed on the basis of local rules. An immediate application is in geophysics, where an adequate subdivision of geographic areas into segments presenting similar topographic characteristics is often convenient.
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    Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
    (2006) Marchi, Ana Carolina Bertoletti de; Costa, Antonio Carlos da Rocha
    Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos.
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    CV-Muzar - Um ambiente de suporte a comunidades virtuais para apoio à aprendizagem em museus
    (2006) Marchi, Ana Carolina Bertoletti de; Costa, Antonio Carlos da Rocha
    Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem (OA), ferramentas comunicacionais e produção de OA por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a colaboração são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a colaboração são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Assim sendo, por meio de um entendimento do aprender baseado na comunicação e na linguagem, percebemos os museus interativos como espaços discursivos em que os visitantes mergulham e por eles são modificados. Neste sentido, argumentamos que as comunidades virtuais de aprendizagem, com a possibilidade de virtualizar a linguagem, são excelentes mecanismos para ampliar o poder comunicacional dos museus, criando novas estratégias comunicativas. Para atingir o objetivo, foi necessário reunir quatro conceitos técnicos da área de informática, são eles: comunidades virtuais de aprendizagem; objetos de aprendizagem; metadados e mapas de tópicos. A junção destes conceitos permitiu a construção do ambiente de comunidade virtual, denominada CV-Muzar. Diante do exposto, de modo a identificar os meios pelos quais se podem motivar os visitantes a realmente produzirem novos conhecimentos durante sua visita informal ao museu, examinando essa questão tanto do ponto de vista quantitativo, como também qualitativamente, foi realizada uma experimentação do ambiente com um grupo de pessoas convidadas segundo suas áreas de formação.
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    Uma experiência de ensino integrado dos fundamentos matemáticos da ciência da computação
    (2000) Dimuro, Graçaliz Pereira; Costa, Antonio Carlos da Rocha; Rodrigues, Francisco de Paula Marques
    Este trabalho tem por objetivo relatar os resultados preliminares de uma experiência de integração curricular, em andamento na Escola de Informática da UCPel, na área de fundamentos matemáticos da Ciência da Computação. A concepção curricular da experiência está baseada nas idéias de Basil Bernstein sobre currículos de coleção e/ou integração, na idéia de desenvolvimento autônomo do aluno e na organização do ensino em forma semi-presencial (com apoio da Internet) e cooperativa (com apoio de softwares matemáticos).
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    The stochastic geometric machine model
    (2004) Reiser, Renata Hax Sander; Dimuro, Graçaliz Pereira; Costa, Antonio Carlos da Rocha
    This paper introduces the stochastic version of the Geometric Machine Model for the modelling of sequential, alternative, parallel (synchronous) and nondeterministic computations with stochastic numbers stored in a (possibly infinite) shared memory. The programming language L(D! 1), induced by the Coherence Space of Processes D! 1, can be applied to sequential and parallel products in order to provide recursive definitions for such processes, together with a domain-theoretic semantics of the Stochastic Arithmetic. We analyze both the spacial (ordinal) recursion, related to spacial modelling of the stochastic memory, and the temporal (structural) recursion, given by the inclusion relation modelling partial objects in the ordered structure of process construction.
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    Systems of exchange values as tools for multi-agent organizations
    (2005) Dimuro, Graçaliz Pereira; Costa, Antonio Carlos da Rocha; Palazzo, Luiz Antônio Moro
    This paper introduces systems of exchange values as tools for the organization of multi-agent systems. Systems of exchange values are defined on the basis of the theory of social exchanges, developed by Piaget and Homans. A model of social organization is proposed, where social relations are construed as social exchanges and exchange values are put into use in the support of the continuity of the performance of social exchanges. The dynamics of social organizations is formulated in terms of the regulation of exchanges of values, so that social equilibrium is connected to the continuity of the interactions. The concept of supervisor of social equilibrium is introduced as a centralized mechanism for solving the problem of the equilibrium of the organization The equilibrium supervisor solves such problem making use of a qualitative Markov Decision Process that uses numerical intervals for the representation of exchange values.
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    O modelo de máquina geométrica intervalar
    (2003) Reiser, Renata Hax Sander; Costa, Antonio Carlos da Rocha; Dimuro, Graçaliz Pereira
    Mostra-se neste trabalho que a linguagem e a correspondente semântica associada às interpretações obtidas na estrutura ordenada da Máquina Geométrica Intervalar, fundamentada nos espaços coerentes, são ferramentas importantes para construção, desenvolvimento e análise semântica de algoritmos da matemática intervalar, envolvendo paralelismo e não-determinismo, definidos por estruturas matriciais e operando de forma sincronizada.
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    The stochastic geometric machine model
    (2004) Reiser, Renata Hax Sander; Dimuro, Graçaliz Pereira; Costa, Antonio Carlos da Rocha
    This paper introduces the stochastic version of the Geometric Machine Model for the modelling of sequential, alternative, parallel (synchronous) and nondeterministic computations with stochastic numbers stored in a (possibly infinite) shared memory. The programming language L(D! 1), induced by the Coherence Space of Processes D! 1, can be applied to sequential and parallel products in order to provide recursive definitions for such processes, together with a domain-theoretic semantics of the Stochastic Arithmetic. We analyze both the spacial (ordinal) recursion, related to spacial modelling of the stochastic memory, and the temporal (structural) recursion, given by the inclusion relation modelling partial objects in the ordered structure of process
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    Probabilidades intervalares em modelos ocultos de Markov
    (2006) Santos, André Vinícius dos; Dimuro, Graçaliz Pereira; Barboza, Luciano Vitória; Costa, Antonio Carlos da Rocha; Reiser, Renata Hax Sander; Campos, Marcilia Andrade
    Este trabalho apresenta um estudo sobre modelos ocultos de Markov onde as probabilidades consideradas são representadas por intervalos. Utilizando-se técnicas da Matemática Intervalar, foram desenvolvidos algoritmos intervalares para os problemas relacionados a esses modelos (Problema da Avaliação, Problema da Decodificação e Problema da Estimação de Parâmetros). Apresentam-se versões intervalares para os algoritmos Forward, Backward, Viterbi e Baum Welch. As implementações foram realizadas utilizando-se o toolbox Intlab para a Matemática Intervalar, no ambiente Matlab. Exemplos de aplicações são apresentados, mostrando-se a validade dos algoritmos desenvolvidos.
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    Utilização de metodologias para desenvolvimento de agentes: um estudo de caso na microeconomia
    (2005) Berny, Vanessa Maia; Adamatti, Diana Francisca; Gomes, Daniela Ferreira; Costa, Antonio Carlos da Rocha
    Este artigo apresenta algumas metodologias para engenharia de software orientada para agentes e um estudo de caso aplicado a microeconomia, especificamente em abastecedoras de combustível. Estas metodologias modelam todos os aspectos ligados a agentes, diferentemente de uma metodologia de modelagem orientada a objetos.