IE - Mestrado em Educação (Dissertações)
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31 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemEducação e ativismo de mulheres nas redes sociais: um estudo sobre o Movimento #EleNão(2021) Pires, Desirée De Oliveira; Castro, Amanda MottaA presente dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG), analisou de que forma o Movimento #EleNão se originou e se organizou dentro das redes sociais, a partir do grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro (MUCB), visando impedir que um candidato com princípios que vão na contramão dos direitos humanos fosse eleito. Na última década, o movimento feminista tem se apropriado das redes sociais, entendendo esses espaços como potentes para discussões políticas e sociais. Assim, o movimento feminista tem os utilizado como uma importante ferramenta política capaz de construir não apenas espaços de informação, mas também que promovem uma educação política emancipadora para/pelas mulheres. Por conseguinte, este trabalho teve por objetivo compreender como o Movimento #EleNão oportunizou uma educação política, sendo ela partidária ou não, para/pelas mulheres; assim como analisar quais as práticas e os saberes que emergem da organização e da participação das mulheres no interior do MUCB. Para isso, utilizaram-se, como campo teórico-metodológico, pressupostos de uma etnografia digital que, atrelada a uma metodologia feminista, chamamos de uma etnografia digital feminista. Seguindo esse caminho e utilizando, como técnicas de pesquisa, as entrevistas, ouvimos mulheres que participam do movimento desde sua criação em 2018 e constatamos o quanto as redes sociais, se bem utilizadas, podem se configurar enquanto importantes ferramentas de transformação social. O trabalho que as mulheres participantes da pesquisa realizam, contribui para uma educação política para/pelas mulheres e demonstra o quanto as mulheres são um grupo protagonista de resistência ao conservadorismo.
- ItemVivências de catadoras na cooperativa de reciclagem Santa Rita(2021) Ferreira, Cristiane Troina; Castro, Amanda MottaO presente trabalho foi desenvolvido para o Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU- FURG, na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças, e apresenta a história de três mulheres trabalhadoras da Cooperativa de Reciclagem Santa Rita de Cassia. Usamos, nessa pesquisa, pressupostos teóricos de história oral e analisamos à luz de teóricas feministas como Helena Saffioti (1986, 1987, 2014) e Silvia Federici (2019, 2020) a trajetória de trabalho dessas mulheres. Essa dissertação tem por objetivo geral compreender como as mulheres que se ocupam da catação de material reciclado reconhecem sua identidade atrelada a esse trabalho. E os objetivos específicos são: discutir o processo de construção identitária dessas mulheres; entender o lugar que as mulheres ocupam na cooperativa; identificar a percepção sobre o mundo do trabalho das mulheres participantes da pesquisa. Essa dissertação é de caráter qualitativo, que vislumbra através de pressupostos metodológicos de história oral, compartilhar a vivência de mulheres por muito tempo silenciadas, analisando através de suas trajetórias as suas perspectivas de vida e seus cotidianos na rotina do trabalho com a catação de matérias recicláveis. A luta cotidiana se entrelaçou com os referenciais teóricos utilizados nesse trabalho e proporcionaram o fortalecimento do debate a respeito das mulheres e o trabalho, possibilitando a compreensão da lógica capitalista e patriarcal que resulta na exclusão das mulheres no trabalho e, sobretudo as mulheres mais pobres. Reconhecendo a luta, sororidade e o direito de ser que essas mulheres conquistaram e conquistam todos os dias.
- ItemFormação inicial de professores de História : organizações curriculares e saberes constituintes(2019) Silveira, Maria Caroline Aguiar da; Tauchen, GionaraA formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes dois saberes necessários à construção da identidade docente: os saberes do conhecimento e os saberes pedagógicos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a organização curricular dos cursos de licenciatura em História, mapeando a presença e a natureza dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos e suas decorrências formativas para os professores de História. Assim, referente à primeira parte da pesquisa, buscamos compreender os processos de institucionalização da História enquanto um curso superior, atentando para a relação que a licenciatura estabeleceu em termos curriculares desde a gênese desse processo. A partir desse movimento, procurando ampliar as compreensões a respeito das temáticas referentes à formação de professores de História e do currículo, realizamos uma pesquisa do tipo Estado da Arte (FERREIRA, 2002), utilizando a base de dados da SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Em seguida, foram mapeadas e analisadas a organização e a distribuição dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos nos currículos de 51 cursos de História Licenciatura e 30 projetos pedagógicos de universidades federais brasileiras e suas relações com as Diretrizes Curriculares para os cursos de História e para a formação de professores da Educação Básica. Na última parte da pesquisa, buscamos compreender se os saberes integrantes dos currículos e as propostas formativas dos projetos dialogam e proporcionam coerência entre o profissional que se deseja formar e a formação que é disponibilizada, a partir do cruzamento dos Projetos Pedagógicos de 30 cursos de História licenciatura de universidades federais brasileiras, das legislações e do mapeamento dos componentes curriculares presentes no desenho curricular dos cursos. O conjunto da dissertação foi estruturada em 3 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Utilizamos como instrumentos de produção e análise de dados a Análise de Conteúdos em nossas fontes documentais. Como resultados da pesquisa percebemos, em termos quantitativos, uma predominância curricular dos saberes do conhecimento, e dentro desse, dos conhecimentos específicos. Historicamente, nos cursos de licenciatura, a formação está contida nos conteúdos específicos da área de atuação, portanto, a ênfase na formação recai sobre o bacharelado. Nesse sentido, compreendemos que ainda persiste, em termos de percurso formativo curricular, uma predominância da área específica de atuação sobre as demais, além da percebida desarticulação entre os saberes necessários a atuação docente. Constatou-se, também, que existe um descompasso entre as intencionalidades presentes nos projetos e a materialidade dos saberes organizados no desenho curricular, evidenciando que ainda predomina nos cursos uma formação mais voltada aos saberes do conhecimento e uma desarticulação entre a formação específica e a formação pedagógica, mesmo que o discurso dos projetos esteja alinhado as Diretrizes curriculares e formação do professor-pesquisador e professor-reflexivo.
- ItemPrograma Acelera Brasil : discursos de verdade, regulação e desprofissionalização docente(2019) Matias, Andrea Maria; Lockmann, KamilaA presente dissertação tem por objetivo problematizar os discursos de verdade que sustentam o Programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, e como este opera sobre o trabalho docente. Na esteira das contribuições pós-estruturalistas, sobretudo do pensamento de Michel Foucault, fez-se uso de algumas ferramentas teórico- metodológicas, como governamento e biopolítica, para analisar os discursos do Programa. Tais discursos foram analisados a partir de alguns documentos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna que compõem o material de análise da pesquisa. A partir das incursões nos materiais de análise, foi possível construir cinco unidades de análise, as quais denominei: "A estatística como ferramenta para conhecer e governar" na qual mostro de que maneira o Instituto Ayrton Senna se utiliza da estatística como um saber necessário para mapear os problemas da educação no Brasil e justificar sua existência. Na segunda unidade, "O capital humano como valor de mercado", mostro que as intervenções do Programa Acelera podem ser compreendidas como investimentos em Capital Humano, com o intuito de gerenciar o risco da improdutividade dos alunos não aprendentes. Na terceira unidade, "A aceleração como busca da normalidade", percebe-se que os sujeitos posicionados com problema de aprendizagem são alvos do programa, que pretende normalizá-los e torná-los aptos a participar do jogo neoliberal, cuja tônica é a concorrência. Na quarta unidade, "O caráter salvacionista do Instituto Ayrton Senna", compreende-se um viés salvacionista nos discursos do Instituto, pois o mesmo acena com a possibilidade de acabar com as mazelas educacionais, colocando-se como o agente principal para resolver os problemas da educação brasileira. Por fim, na quinta unidade, "Regulação e desprofissionalização do trabalho docente no contexto do Programa", aponto que o Programa analisado se utiliza de estratégias como capacitação e controle externo para regular o trabalho docente e conduzir suas condutas, o que configura os professores do Acelera Brasil como meros executores de encargos, ensejando um processo de desprofissionalização docente. A partir dessa problematização este estudo possibilitou compreender que o Programa Acelera Brasil desqualifica a ação docente e conduz as condutas dos professores que dele participam, ao mesmo tempo que os exclui do processo educativo.
- ItemA (re)significação da docência no Projeto Cirandar(2019) Oliveira, Larissa Rodrigues de; Schmidt, Elisabeth BrandãoEsta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto Cirandar? Assim, foram selecionados diários de professores que participaram do Projeto Cirandar: rodas de investigação desde a escola, um projeto de formação docente implementado na cidade do Rio Grande - RS. Para a análise das informações, contidas nos relatos dos diários, foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi, que apresenta caráter hermenêutico e fenomenológico. O processo analítico propiciou o aprofundamento acerca do entendimento sobre a formação docente a partir das narrativas dos/as docentes que escreveram os diários propostos pelo Projeto entre os anos de 2013 e 2017. Com base nas escritas reflexivas, contidas nos diários, emergiram (re)significações a respeito da docência, visto que o processo de escrita possibilita reviver a experiência e compreendê-la sob um viés diverso. Da análise das escritas resultaram três categorias finais: a (re)significação da docência, docência: uma história escrita a muitas mãos e o protagonismo que emerge da experiência. Freire, Dewey, Larrosa, Giroux, Contreras, Pimenta, entre outros, foram os autores que embasaram o diálogo do campo empírico com o teórico. Do processo analítico emergiram discursos a respeito da docência tais como: docência como processo coletivo de aprendizagem; autonomia e protagonismo do docente na transformação da realidade profissional; Projeto Cirandar como espaço de acolhida e incentivo para mudanças; importância da reflexão sobre a prática; escuta e reconhecimento de si e do outro - pares, discentes e comunidade escolar - como parte indissociável para a (re)significação e identificação do profissional com a profissão.
- ItemO projeto Acreditar é investir : os processos de in/exclusão e as estratégias de governamento no CAIC/FURG(2019) Chagas, Guilherme Botelho; Lockmann, KamilaEsta dissertação aborda o tema das políticas sociais, por meio da discussão e problematização acerca das estratégias de governamento presentes no projeto social Acreditar é Investir, desenvolvido no âmbito do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC. Utilizo como sustentação os estudos desenvolvidos por Michel Foucault e Alfredo Veiga-Neto e alguns conceitos-ferramenta como governamento, biopoder e biopolítica. Realizo uma volta ao passado para compreender o presente, analisando algumas políticas públicas que tornaram possível o surgimento do referido projeto, assim como as modificações ocorridas no mesmo até os dias de hoje. Com o objetivo de compreender os efeitos deste projeto e as estratégias efetivadas pelo mesmo na vida dos estudantes jovens realizei entrevistas semiestruturadas com os funcionários e ex-funcionários que acompanharam o referido projeto e redes de narrações com os adolescentes que participaram e participam do mesmo na condição de bolsistas ou aprendizes. A partir das análises, foi possível organizar quatro seções que discutem efeitos do projeto. Na primeira, Práticas de in/exclusão por meio da concorrência, analiso as práticas de in/exclusão e concorrência presentes não só na seleção, mas no decorrer do desenvolvimento do projeto analisado, pois a concorrência consigo mesmo e com os outros é constantemente convocada pelo mesmo. Na segunda seção, intitulada Estratégia biopolítica de gerenciamento do risco social: práticas de contraconduta, compreendo que o projeto atua dentro de uma estratégia biopolítica para gerenciar riscos futuros e que algumas contracondutas são percebidas dentro do mesmo. Percebeu-se que o projeto busca evitar determinados modos de vida, que possam ser supostamente prejudiciais à sociedade, colocando alguns comportamentos como sendo considerados mais adequados do que outros. No entanto, os sujeitos demonstram quando estão descontentes ao serem governados desta forma, buscando outras formas de vida e outras possibilidades por meio das contracondutas. Na terceira seção, Práticas discursivas salvacionistas: quem é o Messias na Contemporaneidade?, analiso, a partir do poder pastoral, algumas práticas que rondam o projeto e que se reconfiguram na Contemporaneidade. Por mais que o projeto se utilize de algumas técnicas desta forma de poder, foi possível perceber que existem algumas reconfigurações, que tornam este poder ainda mais insidioso e produtivo para o funcionamento do projeto analisado. Na quarta seção, Alargamento das funções da escola: as brumas do neoliberalismo, discuto acerca dos alargamentos da escola produzidos a partir da racionalidade neoliberal e suas estratégias. Tais estratégias visam um sujeito que seja capaz e desenvolva o desejo de entrar, permanecer e, caso saia, queira voltar para o jogo econômico, se tornando cada vez mais competitivo com os outros e consigo mesmo. Dessa forma, foi possível compreender o projeto Acreditar é Investir como estratégia biopolítica de gerenciamento dos riscos futuros, que age individualmente sobre as condutas dos sujeitos jovens a fim de gerenciar o risco social que os mesmos poderão produzir à população. Por meio de tais estratégias o projeto desenvolve ações de in/exclusão que alargam as funções da escola e visam a produção de sujeitos flexíveis e que possam concorrer no jogo econômico do neoliberalismo.
- ItemOrdenamentos e diferença : o que pode um currículo?(2019) Silva, Luciana Vitoria da; Hecktheuer, Luiz Felipe AlcantaraEsta dissertação persegue a pergunta "O que pode um currículo?", tomando currículo enquanto um conjunto de arranjos que visa produzir egressos que são previamente projetados. Certa desconfiança em relação ao que é produzido ao final deste percurso levou ao acompanhamento de um processo revisional de um curso específico - Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - investigando e problematizando o que sustenta as decisões que tornaram o arranjo atual existente e o que está sustentando as decisões que levam a um novo arranjo curricular. A problematização foi perseguida ao longo de todo empreendimento de pesquisa, configurando-se como uma atitude que mantém estreita relação com as questões de método que a pesquisa apresentou. Em termos de método, estão descritas três rodadas analíticas: 1. Análise de documentos; 2. Acompanhamento do Ciclo de Debates; 3. Conversas. Tais rodadas correspondem a decisões tomadas em relação a necessidades que emergiram da própria pesquisa. Dois blocos analíticos destacaram-se como resultados da investigação: ordenamentos e diferença. Estes são resultados, principalmente, dos argumentos colocados em jogo durante o que se chamou de Ciclo de Debates, no processo revisional do arranjo curricular acompanhado, que apontam para uma vontade de ordem e uma vontade de diferença explicitada. Em relação ao primeiro - ordenamentos - pode-se elencar que, desde sempre, apresentou-se ao arranjo curricular certa necessidade de ordem que foi registrada ao longo do acompanhamento do processo revisional como uma vontade de ordem assumida pelos participantes e interposta pelas exigências normativas maiores. Em relação ao segundo - diferença - destaca-se algo reivindicado pelos participantes, também, desde a criação do curso. As implicações de uma intenção de diferença foram perseguidas já no primeiro desenho curricular que criou o curso e, propaga-se até os dias de hoje quando se reafirma uma vontade de diferença durante o processo revisional de tal desenho. Além disso, algo inusitado se interpôs ao processo que foi tomado como ocasional ou acidental e que visava produzir uma nova ordem: exigências em relação a créditos de atividades em extensão que produziram naquilo que pode um currículo em revisão efeitos ainda não perfeitamente calculável.
- ItemPercepções de professoras alfabetizadoras do município do Rio Grande/RS sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)(2019) Conceição, Sheila Pedroso da; Gonçalves, Suzane da Rocha VieiraEsta dissertação situa-se na linha de pesquisa Políticas educacionais e currículo ou Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, teve como objetivo compreender as concepções das professoras alfabetizadoras sobre formação continuada e os saberes produzidos por elas no processo de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC. O estudo foi realizado com oito professoras alfabetizadoras que participaram das formações do PNAIC no município do Rio Grandes no período de 2013 a 2015. O estudo insere-se no campo da pesquisa qualitativa e os dados foram coletados a partir de entrevistas, as quais foram gravadas e transcritas e produziram o corpus de análise. Como ferramenta de análise de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva - ATD de Moraes e Galiazzi (2013), resultando em três categorias finais. A primeira categoria "Formação continuada e os saberes docentes" demonstrou que na política do programa os saberes experiências ocuparam um lugar importante e possibilitaram momentos de partilha de práticas, reflexão e aprendizagem. Na categoria "Marcas do PNAIC na prática pedagógica de professoras alfabetizadoras" evidenciou que as contribuições da formação do PNAIC para as práticas das professoras entrevistas foram variadas, tendo em vista que mudaram sua forma de avaliar, planejar, suas metodologias de trabalho e começaram a utilizar mais os jogos e os livros literários em sua prática docente. E na última categoria "Sistema de monitoramento e a lógica da regulação", apontou que a política do PNAIC está permeada pela lógica neoliberal, onde o professor tem seu trabalho docente regulado e monitorado, por ações e mecanismos de controle.
- ItemA reforma do ensino médio : o que pensam os estudantes secundaristas da Escola Estadual Augusto Duprat da cidade do Rio Grande, RS(2019) Reyes, Lurvin Gabriela Tercero; Gonçalves, Suzane da Rocha VieiraEsta dissertação investigou as percepções dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Duprat localizada na cidade do Rio Grande, RS, sobre as mudanças que vão ocorrer nesta etapa do ensino a partir da Reforma do Ensino Médio em curso no Brasil. O estudo se encontra inserido na linha de pesquisa: Políticas Educacionais e Currículo, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. A Lei nº 13.415/2017, que instituiu a referida Reforma, altera e revoga alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, revoga a Lei nº 11.161 de 5 de agosto de 2005 sobre a oferta obrigatória da língua espanhola, altera as Leis Trabalhistas e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Para uma compreensão mais ampla sobre esta etapa do sistema educativo brasileiro, discute-se as mudanças mais significativas que tem acontecido com o Ensino Médio a partir da promulgação da Lei de Bases e Diretrizes da Educação em 1996, chegando em sua concepção como última etapa da Educação Básica. Se apresenta também uma análise das alterações que a Lei nº 13.415, foco desta pesquisa, representa para a Educação tomando como base de análise os aspectos a saber: arranjos curriculares para o Ensino Médio, educação técnica e formação docente e parcerias com o setor privado. No campo empírico, os esforços se focaram em quatro aspectos: os principais meios de comunicação pelos quais os estudantes tomaram conhecimento da reforma, analisando sua influência na percepção sobre as mudanças; as mudanças no currículo, as condições da estrutura física e organizativa da escola que propiciam ou não a reforma e a possibilidade da reforma de preparar melhor para o ingresso na universidade ou para o trabalho. Para tanto, foram realizados grupos focais e aplicados questionários com 61 estudantes secundaristas. Na análise dos dados produzidos constatou-se que os professores se constituíram como a principal fonte de informação dos estudantes e as propagandas oficiais a segunda. Os alunos expressaram seu descontentamento a respeito das propagandas, considerando que estas oferecem informação enganosa e incompleta. Não concordam com a determinação de dispor de português e matemática como únicas disciplinas obrigatórias nos três anos de EM, de igual forma discordam da proposta de tornar uma percentagem do ensino a distância, afirmaram que atualmente o ensino é precário e que essas disposições iriam fragiliza-lo ainda mais. Nas falas identificou-se também, uma associação da retirada de disciplinas como filosofia e história com as intenções do Estado de controle sobre a população. Enquanto as condições físicas e organizativas da escola para a implementação da reforma os estudantes manifestaram que existe uma relação direta entre os insumos escolares, a qualidade do ensino e o desempenho escolar; acreditam que os recursos públicos destinados ao ensino são insuficientes para garantir a ampliação da jornada escolar e o atendimento em itinerários formativos. A respeito da dualidade do ensino, consideraram que as mudanças que a reforma implica promoveriam uma profissionalização compulsória e a diminuição das possibilidades de ingresso no Ensino Superior, situação que também delimitaria suas possibilidades de desenvolvimento social, forçando-os a formar parte de um contingente de mão de obra não qualificada para ser inserida no setor produtivo.
- ItemEducação das relações étnico-raciais na formação de professores(as) através das danças circulares(2018) Machado, Gisele Maria Rodrigues; Quadrado, Raquel PereiraEsta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar narrativas de professores(as) sobre as relações étnico-raciais na educação básica. A educação para as relações étnico-raciais possibilita para estudantes e professores(as), independentemente de sua etnia, conhecer e refletir sobre a cultura e história afro-brasileira e africana na perspectiva da Lei no. 10.369/03. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos a metodologia de Investigação Narrativa. A investigação que utiliza narrativas como metodologia é, ao mesmo tempo, investigação e formação, constituindo um movimento sem fim de aproximação e distanciamento entre a teoria e o contexto social, gerando conhecimento. Para a produção dos dados narrativos, desenvolvemos um curso de formação continuada de 40 horas, do qual participaram nove professores(as) e uma acadêmica de Licenciatura em Sociologia. As narrativas analisadas foram registradas nos cadernos de narrativas docentes dos(as) participantes. A partir dos movimentos de análise, as categorias e os eixos foram tomando forma, incialmente a partir das palavras/ideias emergentes e depois do agrupamento dessas ideias. As narrativas indicaram as dificuldades que os(as) professores(as) enfrentam ao discutir e tentar combater, na sala de aula, situações de racismo, de preconceito, de discriminação e de intolerância religiosa. A ausência da educação das relações étnico-raciais na formação básica e na formação inicial de professores(as) também foi apontada. A partir disso, consideramos que a implementação da Lei no. 10.639/03 não está sendo cumprida, apesar de sua existência há mais de 15 anos. As análise feitas dão indícios sobre a importância da educação das relações étnico-raciais na formação continuada de professores(as) para o trato pedagógico das manifestações de racismo e discriminação racial e para a aprendizagem de novas metodologias para a construção coletiva de uma educação antirracista na escola.
