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Federal do Rio Grande
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IE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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    A produção do conhecimento de licenciandos compartilhada no Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo
    (2020) Raubach, Patrícia de Werk; Chaigar, Vânia Alves Martins
    Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e teve como foco a produção do conhecimento de licenciandos da FURG, Campus Carreiros, partilhada em Cirandas do VI Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa realizada por meio de análise documental do livro eletrônico que contém os resumos expandidos dos trabalhos apresentados na sexta edição do evento supracitado. Foi utilizada como metodologia de análise a Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011) aliada a organização dos dados com elementos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Foram identificados os licenciandos sujeitos dessa pesquisa e os trinta trabalhos associados a eles. Do processo analítico, resultaram três categorias finais que inspiraram quatro textos construídos no diálogo com teóricos, onde buscamos responder “Qual a produção do conhecimento partilhada por licenciandos da FURG campus Carreiros nas cirandas do VI Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo?” com base nos trabalhos que formaram o corpus de análise. O primeiro, intitulado “Releituras das narrativas: o elo das escritas”, considerou os passos de construção de um texto como apresentação das propostas, a metodologia, os recursos e resultado apresentados nas escritas dos licenciandos. Com mais dados quantitativos, desse material emergiram elementos sobre a importância da escola pública na formação inicial dos professores, a diversidade de autores que embasam as pesquisas feitas pelos licenciandos e a escolha de materiais com objetivos que vão além dos propostos no plano de aula. O segundo texto, “Desenvolvimento dos sujeitos: Processos de aprendizagem” discute a intencionalidade dos licenciandos sobre os processos que estimulam o desenvolvimento pleno dos estudantes, considerando-os como seres biopsicossociais. O terceiro “Leitura de mundo: sujeito como produto e produtor de conhecimento”, foi produzido considerando a historicidade dos sujeitos que aparecem nas escritas e a luta para manterem viva a memória coletiva dos grupos que são marginalizados pela concepção eurocêntrica e capitalista colonial. E o quarto emergiu do problema central dessa pesquisa “O que se apresentou como produção de conhecimento”, esse texto apresenta o amálgama da produção de conhecimento dos licenciandos, que emergiram durante o processo de análise. Nos trabalhos pesquisados, a intenção dos licenciandos, conforme se mostrou na análise, era estimular o desenvolvimento dos estudantes com os quais interagiram na escola, considerando o contexto emocional, intelectual e na relação com o outro, promovendo a percepção de si e do outro, respeitando as diversidades na busca pela autonomia.
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    Formação inicial de professores de História : organizações curriculares e saberes constituintes
    (2019) Silveira, Maria Caroline Aguiar da; Tauchen, Gionara
    A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes dois saberes necessários à construção da identidade docente: os saberes do conhecimento e os saberes pedagógicos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a organização curricular dos cursos de licenciatura em História, mapeando a presença e a natureza dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos e suas decorrências formativas para os professores de História. Assim, referente à primeira parte da pesquisa, buscamos compreender os processos de institucionalização da História enquanto um curso superior, atentando para a relação que a licenciatura estabeleceu em termos curriculares desde a gênese desse processo. A partir desse movimento, procurando ampliar as compreensões a respeito das temáticas referentes à formação de professores de História e do currículo, realizamos uma pesquisa do tipo Estado da Arte (FERREIRA, 2002), utilizando a base de dados da SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Em seguida, foram mapeadas e analisadas a organização e a distribuição dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos nos currículos de 51 cursos de História Licenciatura e 30 projetos pedagógicos de universidades federais brasileiras e suas relações com as Diretrizes Curriculares para os cursos de História e para a formação de professores da Educação Básica. Na última parte da pesquisa, buscamos compreender se os saberes integrantes dos currículos e as propostas formativas dos projetos dialogam e proporcionam coerência entre o profissional que se deseja formar e a formação que é disponibilizada, a partir do cruzamento dos Projetos Pedagógicos de 30 cursos de História licenciatura de universidades federais brasileiras, das legislações e do mapeamento dos componentes curriculares presentes no desenho curricular dos cursos. O conjunto da dissertação foi estruturada em 3 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Utilizamos como instrumentos de produção e análise de dados a Análise de Conteúdos em nossas fontes documentais. Como resultados da pesquisa percebemos, em termos quantitativos, uma predominância curricular dos saberes do conhecimento, e dentro desse, dos conhecimentos específicos. Historicamente, nos cursos de licenciatura, a formação está contida nos conteúdos específicos da área de atuação, portanto, a ênfase na formação recai sobre o bacharelado. Nesse sentido, compreendemos que ainda persiste, em termos de percurso formativo curricular, uma predominância da área específica de atuação sobre as demais, além da percebida desarticulação entre os saberes necessários a atuação docente. Constatou-se, também, que existe um descompasso entre as intencionalidades presentes nos projetos e a materialidade dos saberes organizados no desenho curricular, evidenciando que ainda predomina nos cursos uma formação mais voltada aos saberes do conhecimento e uma desarticulação entre a formação específica e a formação pedagógica, mesmo que o discurso dos projetos esteja alinhado as Diretrizes curriculares e formação do professor-pesquisador e professor-reflexivo.
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    A (re)significação da docência no Projeto Cirandar
    (2019) Oliveira, Larissa Rodrigues de; Schmidt, Elisabeth Brandão
    Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto Cirandar? Assim, foram selecionados diários de professores que participaram do Projeto Cirandar: rodas de investigação desde a escola, um projeto de formação docente implementado na cidade do Rio Grande - RS. Para a análise das informações, contidas nos relatos dos diários, foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi, que apresenta caráter hermenêutico e fenomenológico. O processo analítico propiciou o aprofundamento acerca do entendimento sobre a formação docente a partir das narrativas dos/as docentes que escreveram os diários propostos pelo Projeto entre os anos de 2013 e 2017. Com base nas escritas reflexivas, contidas nos diários, emergiram (re)significações a respeito da docência, visto que o processo de escrita possibilita reviver a experiência e compreendê-la sob um viés diverso. Da análise das escritas resultaram três categorias finais: a (re)significação da docência, docência: uma história escrita a muitas mãos e o protagonismo que emerge da experiência. Freire, Dewey, Larrosa, Giroux, Contreras, Pimenta, entre outros, foram os autores que embasaram o diálogo do campo empírico com o teórico. Do processo analítico emergiram discursos a respeito da docência tais como: docência como processo coletivo de aprendizagem; autonomia e protagonismo do docente na transformação da realidade profissional; Projeto Cirandar como espaço de acolhida e incentivo para mudanças; importância da reflexão sobre a prática; escuta e reconhecimento de si e do outro - pares, discentes e comunidade escolar - como parte indissociável para a (re)significação e identificação do profissional com a profissão.
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    Percepções sobre o processo de formação continuada no ciclo de alfabetização do CAIC/FURG
    (2018) Menezes, Bruna Pires dos Santos de; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
    Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da formação continuada realizada na escola por meio do trabalho colaborativo das docentes deste espaço. A pesquisa foi realizada junto ao Programa Planejamento Coletivo, Atendimento Diferenciado e Formação Continuada (PAF) desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande, que é integrante do Centro de Atenção Integral à criança e ao adolescente CAIC/FURG. Ao longo do estudo procurou-se analisar as relações entre as temáticas abordadas nos encontros de formação continuada e o contexto escolar cotidiano vivenciado pelas professoras, também perceber como acontece a partilha de ideias entre os pares nos momentos de formação. Neste movimento de partilha foi necessário compreender os saberes docentes construídos na atividade da profissão docente. A pesquisa se insere no âmbito das investigações qualitativas, configurando um estudo de caso. Foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa documental, por meio dos documentos que estabelecem o funcionamento do CAIC/FURG, com o propósito de revisitar a história da instituição. No segundo momento, foram coletados dados do portfólio reflexivo da instituição CAIC/FURG, que registra as reuniões de formação continuada do grupo do ciclo de alfabetização e também foram coletados dados por meio de questionário aberto com as professoras alfabetizadoras. Ao revisitar a história do CAIC/FURG se percebe o investimento desta instituição no processo da formação continuada, que ocorre desde 1994. Assim, é traçado um panorama sobre o histórico da profissão docente, por meio de reflexões sobre os saberes e o trabalho docente desenvolvido no âmbito do objeto da pesquisa o PAF. Além disso, são trazidas reflexões sobre a formação docente, envolvendo aspectos da formação inicial e da formação continuada, entrelaçadas pelas políticas públicas instaladas. Como resultados são articulados as contribuições e os limites do PAF, compreendendo a formação continuada no espaço da escola como um movimento permanente. Enfim, foi refletido sobre a formação continuada apoiada no trabalho colaborativo, compreendendo que cada instituição possui seu contexto, mas que a formação continuada caminha junto com as políticas públicas.
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    Formação de professores em Língua Inglesa : os ruídos e os silêncios da prática de sala de aula
    (2018) Pereira, Eveline Caren Genesini; Gomes, Vanise dos Santos
    A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. Aborda como temática as discussões acerca da constituição do professor de Língua Inglesa (LI) frente a sua própria prática. Com o intuito de significar o saber que o professor desenvolve sobre a sua prática docente, investigando as ações e as relações que configuram o dia a dia da docência, a questão que norteia como constituinte desse estudo é: "(Como) os professores de LI percebem a prática como constituinte da sua formação e da identidade profissional?" O estudo foi realizado em duas etapas: na primeira, envolvendo os professores de LI da rede municipal de ensino, a fim de traçar um perfil e entender a importância da prática para esses docentes e na segunda, com duas educadoras, buscou-se investigar como essas percebem a prática na sua constituição. Tal investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados produzidos por meio de questionários e escritas sobre o ser professor, uma aula significativa e as percepções sobre a sua própria prática. A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva -ATD, de Moraes e Galiazzi (2007). Inicialmente realizou-se a impregnação do material produzido pelos sujeitos da pesquisa, para então proceder com a unitarização, a construção de categorias analíticas e a escrita de metatextos. As problematizações feitas ao longo da dissertação encaminham para compreender que a constituição do professor é um caminho longo, que é anterior ao processo de graduação, perpassa pela formação acadêmica e se consolida na prática a partir da vivência com o outro - o aluno.
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    Educação de jovens e adultos : estudo sobre o processo de formação continuada de seus educadores
    (2017) Altamor, Pâmela Rodrigues; Gomes, Vanise dos Santos
    A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FURG. O estudo foi realizado com três educadoras da EJA e teve comotemática principal a formação continuada para os educadores de jovens e adultos. Paratanto, buscou-se investigar como os educadores da Educação de Jovens e Adultos-EJAatuantes na Rede Municipal de Educação do Rio Grande-RS percebem o processo deformação continuada do qual participam. Tal investigação caracteriza-se como umapesquisa qualitativa, sendo os dados produzidos por meio de entrevistas semiestruturasrealizadas individualmente, gravadas e posteriormente transcritas. A análise dos dadosfoi construída a partir da Análise Textual Discursiva -ATD, de Moraes e Galiazzi,inicialmente realizou-se a impregnação do material produzido pelos sujeitos dapesquisa, para então proceder com a unitarização, a construção de categorias analíticas ea escrita de metatextos. As problematizações realizadas no decorrer da dissertaçãoforam apontando compreensões sobre a importância da formação continuada paraeducadores de jovens e adultos enquanto espaço de reflexão individual e coletiva, o qualultrapasse a visão puramente técnica do trabalho docente, oportunizando ao professoresassumir a autonomia do seu próprio desenvolvimento profissional. A escola é apontadacomo lócus privilegiado de formação e o trabalho coletivo como instância de reflexão epesquisa do professor. Neste contexto, a troca de saberes da experiência entreprofessores da EJA assume posição de destaque, de modo a ser considerada enquantometodologia fundamental nos espaços de formação, de forma que os professores sejamcompreendidos enquanto produtores de saberes e colaboradores nas políticas públicasabrindo espaço para desenvolver reflexões a respeito do docente enquanto ser ativo noseu processo de formação. Entendemos que no decorrer de sua formação, os própriosprofessores desenvolvem saberes específicos da docência na EJA, os quais devem serreconhecidos e compartilhados em seu espaço de formação. Neste sentido, pensar aformação dos professores para a EJA, sobretudo a formação continuada, encontra-seimbricada uma formação específica de professores, de modo que oportunize a seuseducadores pensar sobre os significados da sua prática docente diante de suasespecificidades. Conclui-se ser fundamental pensar em processos de formaçãocontinuada que tenham como propósito atender aos interesses dos professores da EJA, oqual se constitua enquanto um espaço de diálogo e reflexão, de modo a perceber assituações e condições históricas que envolvem o seu trabalho. Essa concepção deformação continuada tem por objetivo incentivar a análise da prática profissionaldocente, de modo que possibilite ao professor da EJA pensar, questionar, refletircriticamente acerca do seu trabalho junto a seus pares.
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    Cartografando experiências no ensino de história : a mídia cinemática como fonte educativa em sala de aula
    (2017) Soares, Luiz Paulo da Silva; Chaigar, Vania Alves Martins
    Este trabalho investigativo é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos. O problema de pesquisa buscou compreender concepções sobre mídias cinemáticas e seu papel no ensino são percebidas nos trabalhos realizados pelos professores no ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Teve por objetivo principal compreender as concepções sobre as mídias cinemáticas que embasam as experiências educativas dos professores de História investigados. Para tanto, parte-se do pressuposto de que os materiais audiovisuais como as mídias cinemáticas propiciam um ensino-aprendizagem significativo para os estudantes, potencializando a aprendizagem. Amparei a análise na contribuição significativa e propositiva do material empírico: vinte e seis (26) questionários semiestruturados respondidos por professores da rede básica de ensino de dezoito (18) escolas públicas, e entrevistas realizadas com cinco (05) professores que haviam respondido ao questionário. Optou-se por trabalhar com esses dois instrumentos de coleta de dados, por considerar que ao narrar sua prática docente, o sujeito reflete sobre as contribuições da sua experiência sobre o contexto em que está inserido, estabelecendo pontes e refletindo sobre a complexidade da profissão. Como aporte metodológico, foi utilizado a análise de conteúdo proposta por Bardin (2012) para realizar o tratamento das fontes primárias. A pesquisa fundamenta-se em Carmo (2003), que salienta as mídias cinemáticas como "produtos culturais" produzidos e encenados no tempo e espaço pela sociedade e sua utilização na sala de aula pode levar o estudante a se envolver mais com o conhecimento, mediante processos investigativos e "mais vivos"; Fonseca (2012) sobre as potencialidades de utilização do cinema no contexto do ensino de História; Ferro (2010) sobre a estreita relação da História e Cinema e suas singularidades; Thompson (2011) sobre os meios de comunicação em massa e suas relações com a sociedade em que vivemos. Dessa forma, a fundamentação teórica sobre a utilização das mídias cinemáticas no ensino de História está ancorada em autores de campos distintos, como: Educação, História, Filosofia, Sociologia, Cinema e outros. Dentro dessa perspectiva a experiência do professor torna-se um elemento chave para abarcar a problemática proposta na investigação. Alguns dos resultados encontrados durante o percurso investigativo revelaram a compreensão de uma mídia cinemática que se configura como uma fonte histórica e, como tal, capaz de desenvolver os conteúdos de História, bem como o seu caráter educativo gerador de habilidades como análise, interpretação, reflexão, além de propiciar a ampliação dos sentidos estéticos dos estudantes. Ratifica-se, portanto, que a mídia cinemática na sala de aula é mais do que uma ferramenta didática, pois envolve questões subjetivas, históricas, políticas que exigem que o professor a conheça bem. O desenvolvimento da pesquisa potencializou o argumento de que o cinema é um importante mobilizador de aprendizagens, propiciando a reflexão, a curiosidade, a imaginação, a criticidade e a sensibilidade dos estudantes.
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    A formação inicial de professores : um estudo comparativo entre Peru e Brasil
    (2016) Hernani, Maria de Los Angeles Chavez; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
    A presente dissertação busca abordar a questão da formação inicial de professores depedagogia em um estudo comparativo entre Peru e Brasil. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as normatizações e currículo para a formação docente de ambos os países, procurando identificar aproximações e diferenças em seus princípios, objetivos, currículos, conteúdos, tempo de duração, organização curricular na Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM) no Peru e Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Brasil. Este trabalho está amparado nos pressupostos da pesquisa qualitativa, realizada por meio da análise documental. Para a realização do estudo realizou-se a análise de documentos oficiais do Peru e do Brasil que tratam a formação de professores para a etapa inicial de escolarização. Nas duas universidades definidas, foi feito a análises do currículo do curso de graduação que formam estes professores, procurando analisar as disciplinas que compõem os percursos formativos para que possamos compreender quais os pressupostos estão sendo tratados na formação docente. Para análise dos dados fundamentamos o estudo em autores comoMeszaros, Aguerrondo, Brezezinski, Carnoy e Evangelista. Como resultados percebemos que existem diferenças na duração do curso de pedagogia, local para realização da formação de professores, desenvolvimento de estágio, segue orientações dos organismos internacionais, entre outras. Esta dissertação pretende contribuir para traçar um paralelo entre a formação profissional no ensino administrada em Peru e Brasil, como se formam profissionais docentes na universidade, capacitados para lidar com situações de todos os tipos em sala de aula.
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    O cego e/na cidade : ressignificando saberes na interlocução com o outro
    (2016) Chagas, Priscila Wally Virissimo; Chaigar, Vania Alves Martins
    A dissertação, intitulada "O CEGO E/NA CIDADE: RESSIGNIFICANDO SABERES NA INTERLOCUÇÃO COM O OUTRO", tem como objetivo investigar "Que aprendizagens são tecidas a partir das vivências da pessoa cega na interação inclusiva com a sociedade, tendo a cidade do Rio Grande - RS e suas constantes modificações e reconfigurações, como mediadora?" Foi desenvolvida na linha tempos e espaços educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e esteve circunscrita ao Grupo de Pesquisa Educação e Memória, na linha Rede de culturas, estéticas e formação na/da cidade - RECIDADE. Teve como objetivos: ressignificar a memória dos sujeitos de pesquisa através de suas percepções e memórias na/da cidade; Compreender as relações travadas nos mais diversos lugares da cidade, trazendo as perspectivas de aprendizagem da pessoa cega, ligadas a sua memória visual e as novas estéticas experimentadas ao revisitar locais através de sentidos e sentimentos; Analisar que aprendizagens são tecidas entre os sujeitos investigados, grupos sociais contatados e a pesquisadora a partir das intervenções na cidade. Para buscar tais compreensões, a coleta da empiria ocorreu através da Metodologia de Pesquisa Investigação-Ação por seu caráter cíclico, prático, colaborativo e autoavaliativo que fornece subsídios ao professor pesquisador para significar a sua experiência educativa. A pesquisa foi realizada com alunos cegos da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo, todos adultos com idades entre 34 e 82 anos e com cegueira adquirida. As análises, através da Metodologia Autobiográfica, se deram a partir de inserções em lugares da cidade do Rio Grande - RS significativos à professora investigadora e aos sujeitos cegos. A pesquisa apresenta conceitos pertinentes às aprendizagens, destacando a Cidade como agente educativa, palco e ação de ensino e aprendizagens, bem como ao ressignificar dos cegos enquanto atores do processo através da memória e das relações estéticas presentes no processo. Destaco assim, como principais aprendizagens: a percepção - por parte dos cegos - da Cidade como espaço vivencial, bem como, deles enquanto sujeitos produtores de aprendizagens na coletividade e interlocução com os outros; A valorização da memória dos sujeitos que foi revisitada e, sobretudo, como mobilizadora de aprendizagens e interações, bem como o ressignificar-se da professora pesquisadora e dos cegos enquanto sujeitos ativos, protagonistas e de direitos na/com a cidade. Destaco ainda, o quanto a pesquisa trouxe aos cegos a independência em suas aprendizagens, independente da intervenção da professora pesquisadora, demostrando o quanto a metodologia Investigação-Ação, assume aqui, seu caráter cíclico que possibilita a troca de papéis.
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    Criatividade para quê? conversas, processos e produções na formação de professores
    (2015) Abrahão, Isabela Pandolfo Leusin; Schmidt, Elisabeth Brandão
    Esta pesquisa, intitulada CRIATIVIDADE PARA QUÊ? CONVERSAS, PROCESSOS E PRODUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, investiga a criatividade na formação de professores. Sua fundamentação teórica baseia-se, principalmente, na atividade criadora de Fayga Ostrower e é contextualizada nas relações existentes entre imaginação e criatividade, propostas por Vigostky. A investigação intentou compreender as concepções de criatividade de um grupo de estudantes de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Os objetivos específicos consistiram em investigar as condições inibidoras e estimuladoras da criatividade no ensino; identificar as necessidades, desejos e possibilidades dos estudantes de licenciatura em relação ao ensino atual; e discutir as evidências e as características do professor criativo. A produção de dados foi realizada a partir da execução de um projeto de extensão, no qual os participantes realizaram atividades com temáticas relacionadas ao tema de pesquisa, tais como a conceituação de criatividade; inibidores e potencializadores da criatividade; a escola criativa e o professor criativo. Os dados foram produzidos por meio de questionários, diários, áudio e criação de objetos tridimensionais, confeccionados com tecido e outros materiais. O projeto de extensão foi realizado em duas ocasiões com públicos distintos. A primeira versão foi realizada em 2013, com nove alunos de diversos cursos de licenciatura. A segunda ocorreu em 2014, com acadêmicos do curso de Artes Visuais - Licenciatura. A análise de dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva - ATD, de Moraes e Galiazzi, e os resultados foram apresentados a partir de histórias ficcionais, contadas por professores, personagens fictícios. Os personagens foram compostos por aspectos relacionados à criatividade, apresentados e discutidos pelos grupos durante o desenvolvimento do projeto, e as histórias identificam características que inibem ou potencializam a criatividade no processo de ensino-aprendizagem. Entre os aspectos apontados como inibidores do processo criativo estão o excesso de atividades ao qual estão submetidos os professores e alunos na universidade; o uso de vocabulário prolixo pelo professor; a repressão do sistema educacional, representada pela imposição de regras e pelo excesso de atividades que impedem os alunos de utilizarem a livre expressão. Como elementos que estimulam a criatividade, foram identificados o desejo pelo novo ou desconhecido; a contextualização dos conteúdos, relacionando-os ao cotidiano dos alunos; aulas realizadas em ambientes externos à sala de aula, entre outros. Os aspectos indicados pelos sujeitos da pesquisa como sendo criativos não são surpreendentes ou inovadores. Poucos professores universitários foram lembrados pelos alunos como sendo criativos, e muitas foram as críticas em relação à universidade e aos métodos de ensino utilizados pelos professores que, segundo os sujeitos, inibem o processo criativo. Embora a criatividade seja considerada vital ao homem, constata-se que, no ambiente universitário, há muitas barreiras, dificultando e inibindo o processo criativo dos futuros professores.