Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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    Leitura e escrita na Educação Infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017)
    (2019) Brião, Eliane Costa; Nogueira, Gabriela Medeiros
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: De que modo a leitura e a escrita vêm sendo propostas no contexto das políticas nacionais para a Educação Infantil entre os anos de 1996 até 2017? Trata-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BICKLEN, 1994), realizada por meio de análise documental (CELLARD, 2016). O período que compreende a pesquisa justifica-se porque em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases - LDB estabelece a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica e em 2017, a pré-escola foi incluída na formação de professores realizada no âmbito do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Como fonte de pesquisa destaca-se os seguintes documentos nacionais produzidos para a Educação Infantil: o Parecer nº 22/98 e o Parecer nº 20/09 que estabelecem as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil - DCNEI, o Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - RCNEI (1998) e a coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil (2016) produzidas com apoio do Ministério da Educação - MEC durante o governo de Dilma Rousseff. Nestes documentos, buscou-se identificar e analisar as concepções de leitura e escrita, a fim de reconhecer as continuidades e rupturas bem como, compreender o contexto político de produção e implementação destes documentos. Dos resultados, destaca-se que o documento Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil apresenta críticas às práticas de alfabetização na Educação Infantil, que foram diagnosticadas no contexto da década de 1990. Contudo, nesta ocasião, o governo influenciado pela globalização e pautado pela lógica neoliberal, desconsiderou as críticas e as concepções propostas por este documento, inclusive estabelecendo troca de cargos da Coordenação Geral de Educação Infantil - COEDI/MEC. Com o intuito de atender aos interesses do governo, foram produzidos os RCNEI, com propostas que visam a sistematização da escrita, evidenciando uma concepção preparatória para alfabetização. Os RCNEI desconsideraram as orientações apresentadas no Parecer nº 22/98 das DCNEI, o qual foi produzido na mesma ocasião e tinha as diversas linguagens como proposta pedagógica para a Educação Infantil. Os RCNEI foram alvos de críticas de vários pesquisadores, entre eles, Cerisara (2005), Palhares e Martinez (2005), que identificaram problemas na linguagem e no conteúdo, e consideraram que o referido material não era adequado para Educação Infantil. Apesar das críticas, os RCNEI tornaram-se referência para a Educação Infantil. Um movimento similar, de ruptura política que envolve conflitos de concepções também ocorreu com a coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil publicada em 2016. Esta coleção segue os pressupostos das DCNEI de 2009, com foco nas interações e brincadeiras e, propondo a linguagem escrita como uma das diversas linguagens a serem propiciadas na Educação Infantil. Na coleção, há ênfase na apropriação da cultura escrita por meio da leitura de livros, registros escritos, portadores de textos, entre outros, explicitando que a finalidade não é alfabetizar as crianças, e sim possibilitar o conhecimento dos meandros da escrita. No contexto de produção e implementação deste material, houve uma ruptura política devido ao impeachment da presidenta Dilma em 2016, isso resultou novamente na troca de cargos da COEDI. Os resultados da pesquisa demonstram que as concepções de leitura e de escrita de documentos nacionais para a Educação Infantil, estão atreladas à continuidade e/ou rupturas de políticas governamentais, indicando portanto, a vulnerabilidade que esta etapa da educação está sujeita.
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    O projeto Acreditar é investir : os processos de in/exclusão e as estratégias de governamento no CAIC/FURG
    (2019) Chagas, Guilherme Botelho; Lockmann, Kamila
    Esta dissertação aborda o tema das políticas sociais, por meio da discussão e problematização acerca das estratégias de governamento presentes no projeto social Acreditar é Investir, desenvolvido no âmbito do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC. Utilizo como sustentação os estudos desenvolvidos por Michel Foucault e Alfredo Veiga-Neto e alguns conceitos-ferramenta como governamento, biopoder e biopolítica. Realizo uma volta ao passado para compreender o presente, analisando algumas políticas públicas que tornaram possível o surgimento do referido projeto, assim como as modificações ocorridas no mesmo até os dias de hoje. Com o objetivo de compreender os efeitos deste projeto e as estratégias efetivadas pelo mesmo na vida dos estudantes jovens realizei entrevistas semiestruturadas com os funcionários e ex-funcionários que acompanharam o referido projeto e redes de narrações com os adolescentes que participaram e participam do mesmo na condição de bolsistas ou aprendizes. A partir das análises, foi possível organizar quatro seções que discutem efeitos do projeto. Na primeira, Práticas de in/exclusão por meio da concorrência, analiso as práticas de in/exclusão e concorrência presentes não só na seleção, mas no decorrer do desenvolvimento do projeto analisado, pois a concorrência consigo mesmo e com os outros é constantemente convocada pelo mesmo. Na segunda seção, intitulada Estratégia biopolítica de gerenciamento do risco social: práticas de contraconduta, compreendo que o projeto atua dentro de uma estratégia biopolítica para gerenciar riscos futuros e que algumas contracondutas são percebidas dentro do mesmo. Percebeu-se que o projeto busca evitar determinados modos de vida, que possam ser supostamente prejudiciais à sociedade, colocando alguns comportamentos como sendo considerados mais adequados do que outros. No entanto, os sujeitos demonstram quando estão descontentes ao serem governados desta forma, buscando outras formas de vida e outras possibilidades por meio das contracondutas. Na terceira seção, Práticas discursivas salvacionistas: quem é o Messias na Contemporaneidade?, analiso, a partir do poder pastoral, algumas práticas que rondam o projeto e que se reconfiguram na Contemporaneidade. Por mais que o projeto se utilize de algumas técnicas desta forma de poder, foi possível perceber que existem algumas reconfigurações, que tornam este poder ainda mais insidioso e produtivo para o funcionamento do projeto analisado. Na quarta seção, Alargamento das funções da escola: as brumas do neoliberalismo, discuto acerca dos alargamentos da escola produzidos a partir da racionalidade neoliberal e suas estratégias. Tais estratégias visam um sujeito que seja capaz e desenvolva o desejo de entrar, permanecer e, caso saia, queira voltar para o jogo econômico, se tornando cada vez mais competitivo com os outros e consigo mesmo. Dessa forma, foi possível compreender o projeto Acreditar é Investir como estratégia biopolítica de gerenciamento dos riscos futuros, que age individualmente sobre as condutas dos sujeitos jovens a fim de gerenciar o risco social que os mesmos poderão produzir à população. Por meio de tais estratégias o projeto desenvolve ações de in/exclusão que alargam as funções da escola e visam a produção de sujeitos flexíveis e que possam concorrer no jogo econômico do neoliberalismo.
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    Percepções de professoras alfabetizadoras do município do Rio Grande/RS sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
    (2019) Conceição, Sheila Pedroso da; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
    Esta dissertação situa-se na linha de pesquisa Políticas educacionais e currículo ou Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, teve como objetivo compreender as concepções das professoras alfabetizadoras sobre formação continuada e os saberes produzidos por elas no processo de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC. O estudo foi realizado com oito professoras alfabetizadoras que participaram das formações do PNAIC no município do Rio Grandes no período de 2013 a 2015. O estudo insere-se no campo da pesquisa qualitativa e os dados foram coletados a partir de entrevistas, as quais foram gravadas e transcritas e produziram o corpus de análise. Como ferramenta de análise de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva - ATD de Moraes e Galiazzi (2013), resultando em três categorias finais. A primeira categoria "Formação continuada e os saberes docentes" demonstrou que na política do programa os saberes experiências ocuparam um lugar importante e possibilitaram momentos de partilha de práticas, reflexão e aprendizagem. Na categoria "Marcas do PNAIC na prática pedagógica de professoras alfabetizadoras" evidenciou que as contribuições da formação do PNAIC para as práticas das professoras entrevistas foram variadas, tendo em vista que mudaram sua forma de avaliar, planejar, suas metodologias de trabalho e começaram a utilizar mais os jogos e os livros literários em sua prática docente. E na última categoria "Sistema de monitoramento e a lógica da regulação", apontou que a política do PNAIC está permeada pela lógica neoliberal, onde o professor tem seu trabalho docente regulado e monitorado, por ações e mecanismos de controle.
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    A reforma do ensino médio : o que pensam os estudantes secundaristas da Escola Estadual Augusto Duprat da cidade do Rio Grande, RS
    (2019) Reyes, Lurvin Gabriela Tercero; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
    Esta dissertação investigou as percepções dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Duprat localizada na cidade do Rio Grande, RS, sobre as mudanças que vão ocorrer nesta etapa do ensino a partir da Reforma do Ensino Médio em curso no Brasil. O estudo se encontra inserido na linha de pesquisa: Políticas Educacionais e Currículo, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. A Lei nº 13.415/2017, que instituiu a referida Reforma, altera e revoga alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, revoga a Lei nº 11.161 de 5 de agosto de 2005 sobre a oferta obrigatória da língua espanhola, altera as Leis Trabalhistas e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Para uma compreensão mais ampla sobre esta etapa do sistema educativo brasileiro, discute-se as mudanças mais significativas que tem acontecido com o Ensino Médio a partir da promulgação da Lei de Bases e Diretrizes da Educação em 1996, chegando em sua concepção como última etapa da Educação Básica. Se apresenta também uma análise das alterações que a Lei nº 13.415, foco desta pesquisa, representa para a Educação tomando como base de análise os aspectos a saber: arranjos curriculares para o Ensino Médio, educação técnica e formação docente e parcerias com o setor privado. No campo empírico, os esforços se focaram em quatro aspectos: os principais meios de comunicação pelos quais os estudantes tomaram conhecimento da reforma, analisando sua influência na percepção sobre as mudanças; as mudanças no currículo, as condições da estrutura física e organizativa da escola que propiciam ou não a reforma e a possibilidade da reforma de preparar melhor para o ingresso na universidade ou para o trabalho. Para tanto, foram realizados grupos focais e aplicados questionários com 61 estudantes secundaristas. Na análise dos dados produzidos constatou-se que os professores se constituíram como a principal fonte de informação dos estudantes e as propagandas oficiais a segunda. Os alunos expressaram seu descontentamento a respeito das propagandas, considerando que estas oferecem informação enganosa e incompleta. Não concordam com a determinação de dispor de português e matemática como únicas disciplinas obrigatórias nos três anos de EM, de igual forma discordam da proposta de tornar uma percentagem do ensino a distância, afirmaram que atualmente o ensino é precário e que essas disposições iriam fragiliza-lo ainda mais. Nas falas identificou-se também, uma associação da retirada de disciplinas como filosofia e história com as intenções do Estado de controle sobre a população. Enquanto as condições físicas e organizativas da escola para a implementação da reforma os estudantes manifestaram que existe uma relação direta entre os insumos escolares, a qualidade do ensino e o desempenho escolar; acreditam que os recursos públicos destinados ao ensino são insuficientes para garantir a ampliação da jornada escolar e o atendimento em itinerários formativos. A respeito da dualidade do ensino, consideraram que as mudanças que a reforma implica promoveriam uma profissionalização compulsória e a diminuição das possibilidades de ingresso no Ensino Superior, situação que também delimitaria suas possibilidades de desenvolvimento social, forçando-os a formar parte de um contingente de mão de obra não qualificada para ser inserida no setor produtivo.
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    O Programa Criança Feliz e o governamento da infância contemporânea
    (2018) Capilheira, Carolina Dias; Mota, Maria Renata Alonso
    Esta dissertação pretende analisar quais as estratégias de governamento o Programa Criança Feliz do Governo Federal mobiliza e como vem produzindo efeitos sobre as formas de pensar e perceber a infância na contemporaneidade. Esta pesquisa traz contribuições de autores pós-estruturalistas e é embasada nos estudos de Michel Foucault. As ferramentas metodológicas utilizadas são: governamento e biopolítica, problematizadas através da governamentalidade, que neste estudo foi utilizada como grade de inteligibilidade para compreender os deslocamentos ao longo do tempo até os dias de hoje. Para a construção da pesquisa foram utilizadas as leis, decretos e documentos que instituem o Programa Criança Feliz e materiais midiáticos. Esse conjunto de materiais constitui o material empírico de análise, pois traz discursos de governamento dos sujeitos infantis, sendo potentes produtores de verdades. Os materiais foram divididos em eixos analíticos para que pudessem ser discutidos de uma melhor forma neste estudo. Através da construção desses eixos, foi possível compreender as estratégias de governamento dentro do Programa Criança Feliz. O primeiro eixo de análise demonstra como a infância é vista dentro do programa e do intenso investimento que é feito desde a gestação para que os indivíduos invistam em capital humano e se tornem responsáveis pelo seu futuro, investindo em si mesmos, dentro da lógica neoliberal. No segundo eixo, abordo o papel da família enquanto instrumento do Programa Criança Feliz para o governamento da infância, pois através do acionamento desta é que é possível a execução de estratégias biopolíticas para a infância, tornando os pais responsáveis pelo investimento nos seus filhos. O terceiro eixo aborda um aspecto fundamental dentro do Programa Criança Feliz: a intersetorialidade. Nele demonstro o quanto as estratégias de ação de várias esferas do Governo Federal se tornam potentes no governamento da infância. A intenção é compreender que as ações intersetoriais são pulverizadas em estratégias biopolíticas, tornando-as mais potentes para agir dentro das famílias em questões biológicas, econômicas e sociais. O último eixo aborda sobre os profissionais que são autorizados a falar no Programa Criança Feliz. Nele pretendo demonstrar os discursos científicos como produtores de verdade, sendo utilizados pelo Governo Federal como fundamentais para construir as políticas públicas. E, ainda, o quanto esses discursos de verdade, baseados nos saberes estatísticos são potentes como forma de governamento dos sujeitos e contenção dos riscos sociais. Nas discussões realizadas nesses eixos percebe-se que as ações que subsidiam o Programa Criança Feliz estão pautadas na racionalidade neoliberal, onde os sujeitos são convocados a investirem em si mesmos desde a gestação para que no futuro sejam capazes de concorrer no jogo econômico e não se tornem uma despesa ao Estado.
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    A Pedagogia Hospitalar : uma estratégia para incluir e conduzir crianças hospitalizadas
    (2018) Dominguez, Emiliane Rodrigues; Lockmann, Kamila
    Esta dissertação, vinculada a linha Espaços e Tempos Educativos, se constitui em um estudo acerca da Pedagogia Hospitalar, que busca problematizar as práticas recreativas-pedagógicas efetivadas na pediatria da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. Apoia-se nas contribuições da perspectiva pós-estruturalista, mais especificamente dos estudos de Michel Foucault, utilizando conceitos-ferramentas como governamento, capital humano, poder pastoral e poder disciplinar. Metodologicamente foi necessário recorrer ao passado utilizando-se de uma inspiração genealógica para poder compreender como o hospital se constituiu em um local de cura, bem como, contextualizar a Pedagogia Hospitalar no Brasil. Sendo um trabalho que inspira-se na cartografia social a partir da qual foram realizados dois movimentos: no primeiro, problematizei os discursos materializados em documentos oficiais que legislam sobre a Pedagogia Hospitalar no Brasil; o segundo movimento foi denominado de estar lá e congrega tanto "o olhar do pesquisador", composto pelas observações que foram registradas em um diário de campo quanto "a escuta do pesquisador", definida pelas conversas realizadas com diferentes sujeitos que transitam pelo hospital. As recorrências possibilitaram que o trabalho fosse dividido, para fins didáticos, em quatro dimensões problematizadoras: 1) A Pedagogia Hospitalar como uma forma de inclusão que investe em capital humano: percebeu-se por meio dos discursos que legislam sobre essa modalidade de ensino os investimentos que precisam ser desenvolvidos sobre os sujeitos infantis hospitalizados para que eles se tornem participativos do jogo neoliberal e, por isso, precisam ser incluídos nos processos educativos até mesmo em um momento de doença e/ou hospitalização. 2) A reconfiguração das práticas caritativas na Pediatria da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande: problematizo esse viés caritativo percebido em algumas práticas presenciadas no meu estar lá. Práticas que fazem referência ao Poder Pastoral estudado por Michel Foucault. 3) O tempo para a criança e/ou adolescente hospitalizado: recorro a alguns excertos para elucidar a preocupação em preencher o tempo ocioso das crianças hospitalizadas, buscando, para isso, subsídios nos estudos de Foucault acerca das disciplinas e do poder disciplinar. 4) Pedagogia Hospitalar: os paradoxos entre os discursos legitimados e os achados no estar lá: verificou-se que não há, no hospital investigado, uma Pedagogia Hospitalar como prevista nos documentos e que as práticas ali efetivadas se constituem em ações isoladas desenvolvidas por pais, voluntários, professores, colegas e até mesmo por profissionais da saúde.
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    A tríade Ciclo de Alfabetização-PNAIC-ANA como um Fluxo Biopolítico Circular que gerencia a alfabetização no Brasil
    (2018) Machado, Rosimar Isidoro; Lockmann, Kamila
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar as atuais políticas públicas de alfabetização no Brasil, a partir da problematização de como a tríade- Ciclo de Alfabetização-PNAIC-ANA - opera sobre o professor alfabetizador e que efeitos produz nesse sujeito docente. Este estudo, de perspectiva pós-estruturalista ancorado nas contribuições de Michel Foucault, vincula-se à Linha de Pesquisa Espaços e Tempos Educativos, justamente por investigar as relações pedagógicas e formativas que se dão no espaço/tempo da escola contemporânea, focando o âmbito da docência na educação básica, sobretudo no Ciclo de Alfabetização. Os caminhos metodológicos percorreram algumas relações estabelecidas entre as atuais políticas de alfabetização, os processos de formação continuada dos professores alfabetizadores no município de Tavares - RS, a partir do PNAIC, e os modos dos professores reagirem a tais políticas. Nesse caminho foram contempladas duas etapas: 1) análise documental da legislação que envolve essas políticas; 2) entrevistas semiestruturadas com nove professores alfabetizadores que participaram das formações do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e se mantiveram atuando no ciclo de alfabetização até 2017. A partir das análises, foi possível perceber um movimento que denominei de Fluxo Biopolítico Circular, o qual constitui-se numa estratégia da sociedade de controle para gerenciar os riscos da não alfabetização no Brasil. Tal fluxo opera por meio de três dimensões: do saber, do poder e da subjetivação, atuando sobre o sujeito docente por meio de processos de subjetivação e como efeitos produzem subjetividades docentes. No primeiro eixo - do saber - visualizou-se a produção do saber estatístico como uma forma de produzir verdades sobre a alfabetização no Brasil. No segundo eixo - do poder - analisou-se as formas de condução, de governamento do trabalho docente, e no terceiro eixo - da subjetivação - foi possível identificar como efeitos dobras e rasgaduras estabelecidas nas relações que o sujeito docente estabelece com essas políticas e consigo mesmo. O efeito dobradura é visualizado quando os professores alfabetizadores se curvam, se dobram às verdades produzidas no campo da alfabetização; já o efeito rasgadura aparece quando o sujeito docente rompe as relações estabelecidas, problematizando os discursos desse campo e mostrando que, onde há poder, há resistência. Assim, foi possível perceber três dimensões de uma biopolítica contemporânea (saber-poder-subjetivação), operando num fluxo complexo de relações que não só acomodam os discursos tomados como verdadeiros numa determinada época, mas também, e justamente pelos fluxos, possibilitam escapes, paradoxos, tensões e resistências à ordem instituída pelas políticas.
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    Professor comunitário : saberes produzidos no âmbito da implantação do Programa Mais Educação no município de Jaguarão/RS
    (2018) Lima Junior, Agnaldo Mesquita de; Tauchen, Gionara
    Nesta dissertação buscamos investigar e compreender os saberes construídos pelos Professores Comunitários no contexto de implementação do Programa Mais Educação (PME) na rede municipal de Jaguarão/RS. Temos ainda como objetivos específicos: a) compreender a historicidade dos conceitos estruturantes do PME; b) compreender a concepção e as funções do Professor Comunitário no âmbito do PME; c) investigar os saberes e as necessidades formativas dos Professores Comunitários no âmbito da gestão do PME no município; e d) sugerir estratégias de formação e de qualificação para a gestão do PME ou de outra política de educação integral. A dissertação está organizada por artigos, os quais correspondem a cada um dos objetivos da pesquisa. Inicialmente um artigo qualitativo de cunho Hermenêutico, perpassando as principais experiências e vertentes teóricas de educação integral. Após, realizamos uma pesquisa do tipo Estado da arte, realizando um levantamento a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes das pesquisas que abordassem a figura do professor comunitário. Este artigo teve por objetivo compreender como se dava a atuação do Professor Comunitário junto ao PME. O terceiro e o quarto artigo, foram orientados por uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 06 sujeitos que atuaram na função de Professor Comunitários por pelo menos um ano. Com a realização dos artigos foi possível perceber o PME como uma importante experiência de educação integral. Nesse sentido, o Professor Comunitário representou um sujeito central para o planejamento, avaliação e desenvolvimento do referido programa. Assim, as experiências desses sujeitos no desenvolvimento de suas funções representam um movimento de produção de saberes. Além disso, a troca de experiência entre esses sujeitos possibilitou observar ainda um outro movimento: o de produção coletiva de saberes, denominada nesta dissertação como de "saber-fazer coletivo". Destacamos ainda a necessidade de novos estudos que abordem as questões relativas à educação integral e à produção coletiva de saberes como proposta de formação.
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    Inclusão das pessoas com deficiência na universidade: a efetividade do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE)
    (2014) Silva, Alessandra Nery Obelar da; Tauchen, Gionara
    O presente trabalho tem por finalidade investigar e analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram daanálise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade.
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    Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
    (2015) Penalvo, Claudia; Caetano, Marcio Rodrigo Vale
    O objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas abordam o tema da homofobia. A homofobia, em linhas gerais, relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e atitudes de interdição, controle e vigilância de comportamentos sexuais não-heterocentrados e/ou não representados pelos padrões identitários de gênero. Assim, o presente estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS, busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a homofobia ainda é um tema sensível e está engendrada com outras problemáticas, como racismo e classismo, e muitas vezes não é percebida; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar, contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos.