Publicações da EaD da FURG
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/9300
Navegar
- ItemFormação de Professores em Tecnologias Educacionais: construindo práticas pedagógicas(Ed. da FURG, 2019) Rosa, Aline Brandalize Schwartzhaupt da; Moraes, Aline Reissuy de; Velho, André Ricardo Theodoro; Vaniel, Berenice Vahl; Billa, Cleo Zanella; Hahn, Cleonice Silvana Rodrigues; Silva, Cristiano da; Dutra, Cristina Dutra e; Michel, Dahiane; Rodrigues, Danielli Freitas; Ingrassia, Eduardo Rangel; Kohlrausch, Estela; Fernandes, Etiene da Silva Frömming; Santos, Flávia Cardoso Pereira dos; Silva, Geralcy Carneiro da; Maurell, Joice Rejane Pardo; Nunes, Juliana; Steiernagel, Laís Regina; Pozzebon, Lidiane Vieira; Marchioretto, Marina Textor; Silva, Michele Lavadouro da; Born, Míriam Blank; Chagas, Neidi Aparecida das; Santos, Rafael Augusto Penna dos; Silva, Raquel Silveira da; Barwaldt, Regina; Rosa, Sabrina Hax Duro; Gautério, Vanda Leci Bueno; Xavier, VirginiaApoiamo-nos em Moran para nos referirmos aos textos que compõem esse livro como um convite, impregnado de humildade, para pensar e repensar o aprender. Um conjunto de textos que possibilitam ao leitor conhecer projetos de educadores, que inseriram na sua prática pedagógica atividades que contemplam o uso de tecnologias digitais. Essa temática tem estado presente nas inúmeras discussões e pesquisas que vêm ocorrendo ao longo das últimas décadas no Brasil. A razão para isso são as incertezas que emergem na relação entre a sociedade, que é tecnológica e os estudantes que já nascem imersos nesse mundo digital e, a escola, com seus currículos, suas práticas e o entendimento que o uso das tecnologias digitais ainda é um grande desafio para os docentes. Na corrente dessa reflexão está a proposta deste livro, ao reunir artigos dos especialistas que concluíram o curso de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (TIC-Edu), no ano de 2014, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio a Secretaria de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A edição 2014 do referido curso foi ofertado nos polos de Cachoeira do Sul, Jacuizinho, Jaguarão, Picada Café, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga, e, esse livro é uma coletânea, organizada em capítulos, de alguns trabalhos produzidos e defendidos nesses polos. O livro apresenta 17 capítulos, nos quais os cursistas do TIC-Edu, professores de escolas das redes pública e privada, situadas em diferentes municípios do Rio Grande do Sul, relatam práticas desenvolvidas na sua sala de aula, a partir de elaboração de um Projeto de Ação na Escola (PAE), que foi construído no curso, com a mediação dos professores orientadores, os quais também são autores dos textos que compõem esse livro. Os projetos culminaram na escrita dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que são relatos das experiências vivenciadas, ao construir e desenvolver o PAE na escola. Além da utilização de diferentes tecnologias digitais, como Blogs, Redes Sociais, Ambientes Virtuais, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Mídia Interativa, Livro Digital e produção de vídeos, nos projetos, os autores assumem as Metodologias Educativas Construtivistas em suas práticas, sendo elas: Ensino por Projetos, Projetos de Aprendizagem e Unidades de Aprendizagem. Fica o convite ao conhecer!. O convite à leitura!. O convite à curiosidade sobre as práticas de educadores que inseriram, nos seus planejamentos, as tecnologias digitais!. E, ainda, o convite a olhar para aqueles que assumiram uma metodologia educativa construtivista em seus projetos e que, ao relatar suas práticas, refletem sobre as mesmas na condição de pesquisadores e aprendentes.
