EE – PPG - Programas de Pós-Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/3205
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemAnálise da contribuição e suporte da manutenção produtiva total para a indústria 4.0 na fabricação mecânica(2024) Orselli, Lauro José Dória; Gomes, Leonardo de Carvalho; Baierle, Ismael CristoferO surgimento e a evolução das tecnologias digitais, na chamada 4a Revolução Industrial (I4.0), tornaram os processos produtivos (fabricação mecânica) e a interatividade entre todos os processos nas empresas mais ágeis. Porém, a dependência dessas novas tecnologias digitais também aumentou, gerando uma necessidade de manter os sistemas confiáveis a ponto de não falharem e comprometerem todo o funcionamento da empresa. A aplicação de uma gestão da manutenção nas tecnologias estruturantes da Industria 4.0, visa identificar e detectar as condições operacionais dos componentes, mitigar as falhas e desta forma melhorar a eficiência destas tecnologias. A Manutenção Produtiva Total (Total Production Maintenance - TPM), tem sido a metodologia de gestão mais disseminado para garantia dos equipamentos e sistemas das empresas, em conjunto com a aplicação das técnicas de manutenção preditivas. Desta forma o objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição da metodologia do TPM no processo produtivo da indústria 4.0 na fabricação mecânica e nas tecnologias digitais que estruturam a Indústria 4.0. Para alcançar este objetivo foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, visando demonstrar as contribuições do TPM para suportar as tecnologias digitais. Além desta proposição teórica, a pesquisa realizou estudos em empresas que utilizam as tecnologias digitais da Indústria 4.0 no processo produtivo para avaliar o cenário atual e as ações na gestão dos ativos de tecnologias digitais. Os resultados da RSL demonstraram que as atividades da metodologia do TPM que podem contribuir e suportar as tecnologias digitais, assim como a pesquisa de campo demonstrou que a utilização da manutenção produtiva total para suportar as tecnologias digitas é aplicável, que 100% das empresas que participaram das pesquisas utilizam manutenção corretiva; que as empresas que participaram da pesquisa não aplicam uma gestão da manutenção estruturada e que 100% das empresas que participaram da pesquisa entendem que a aplicação da metodologia do TPM aprimoraria o controle sobre a vida útil dos equipamentos, sobre a confiabilidade e sobre o desempenho destas empresas. A pesquisa em questão demonstra que o surgimento das novas tecnologias digitais (4a revolução industrial) também afetará a gestão de manutenção dos ativos que compõem estas tecnologias.
- ItemDesenvolvimento de um sistema para tomada de decisão em relação ao desgaste de um digestor prevendo a sua vida útil(2023) Gutierres, Matheus Duarte; Gomes, Leonardo de CarvalhoO presente trabalho aborda a aplicação da regressão linear como uma ferramenta de apoio à tomada de decisões, com o intuito de otimizar a disponibilidade dos digestores de penas em uma fábrica de farinhas e gorduras. A pesquisa foi conduzida em uma unidade frigorífica de grande porte, onde ocorre o abate diário em torno de 420.000 aves. Observou-se que a indisponibilidade produtiva dos digestores de penas afeta significativamente a capacidade produtiva de farinha de penas, especialmente devido a reprovações durante as inspeções da Norma Regulamentadora 13 (NR-13). A retirada de operação dos digestores é desencadeada por reprovações imprevistas de componentes durante as inspeções, devidas à detecção de pontos com baixa espessura durante as inspeções, principalmente os tampos. Em caso de reprovação, o processo completo para a substituição de um tampo é relativamente longo, podendo se estender por até seis meses. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é demonstrar que por meio da utilização da regressão linear, enquanto ferramenta, é possível de prever o desgaste dos componentes dos digestores, permitindo intervenções de forma preditiva. Para atingir esse objetivo, foi criado e implementado um sistema de banco de dados para registrar medições de espessura ao longo do tempo, utilizando a regressão linear para analisar essas medições e prever a vida útil dos componentes, especialmente os tampos. Os resultados obtidos confirmam a eficácia da regressão linear enquanto ferramenta, a qual revelou-se crucial para a estratégia de manutenção da referida fábrica em 2022. A análise das curvas de tendência geradas pelo sistema embasou decisões relacionadas à substituição de tampos, evitando perdas de produção e mantendo a capacidade produtiva nominal da fábrica ao longo do ano. Isso demonstra a viabilidade da aplicação da regressão linear como uma ferramenta valiosa para monitorar o desgaste de equipamentos, com potencial para ser usada em outros processos e equipamentos, resultando em uma gestão de manutenção mais eficiente e econômica. Assim sendo, este estudo apresenta uma abordagem inovadora para lidar com a questão da indisponibilidade dos digestores de penas, com resultados consistentes, que não apenas preservaram a capacidade produtiva de uma fábrica de farinhas e gorduras, mas também, esses resultados oferecem oportunidades de melhorias para os processos de manutenção em outros ramos da indústria.
- ItemEstudo do uso da técnica de termografia asociada ao medidor de espessura ultrassônico como método de manutenção preditiva em tubulações industriais de carregamento de grãos(2020) Silva, Everton Rodrigues da; Biehl, Luciano VolcanogloA aplicação de técnicas de manutenção preditiva no cenário industrial vem se intensificando nas últimas três décadas. Desta forma o uso de ensaios não- destrutivos é de grande relevância, pois permite antecipar problemas futuros, propiciando agir antes que estes ocorram. A termografia já ocupa um papel importante como técnica de manutenção preditiva na área industrial, aplicada a sistemas elétricos, como em quadros de comandos, subestações, etc. Neste trabalho foi proposto o uso da termografia, como técnica preditiva para a identificação de pontos potenciais de colapso em tubos de transporte de grãos por gravidade. Em seguida, ao escolher o ponto, objeto deste trabalho, com o uso de um medidor ultrassônico de espessura, este ponto foi monitorado quanto a sua taxa de perda de espessura da parede ao longo do tempo. Ao extrapolar os dados encontrados, relacionados à taxa de perda de espessura da parede, foi obtida uma equação, que permitiu identificar o tempo de vida remanescente da tubulação. Esta equação também permite identificar, ainda na fase de projeto, a espessura mínima da chapa para a construção da tubulação, levando em conta a relação de custo beneficio entre espessura da chapa e tempo desejado de operação, reduzindo desta maneira custos desnecessários com material empregado para a fabricação da tubulação.
- ItemAnálise de curvas de degradação de correias transportadoras do circuito da britagem semimóvel 1 (BSM1) através do modelo de regressão múltipla considerando covariáveis inerentes ao transportador de correia(2020) Aguiar, Sandro Felix de; Biehl, Luciano VolcanogloNo ramo da mineração, os transportadores podem ser utilizados em áreas diversas, tais como nas áreas de extração, beneficiamento, estocagem e embarque de minérios. A maneira com que ela transporta minério para todo o complexo a coloca numa posição importante no processo. Diante disto se faz necessário o desenvolvimento de ferramentas que possam auxiliar na tomada de decisões relativas à troca de correias, componente principal dentre os das correias transportadoras. Para a realização desse trabalho utilizou-se a abordagem quantitativa com o objetivo de realizar modelagem da degradação de correias em transportadores de correias utilizados no circuito da britagem semimóvel 1 (BSM1) como função do tempo e de outras variáveis independentes, que fazem parte do processo de mineração e que influenciam no desgaste das mesmas através do modelo de regressão múltipla. Outros objetivos, os específicos foram identificar quais covariáveis influenciam no desgaste de correias transportadoras do circuito da britagem semimóvel 1 BSM1; desenvolver equações que modelem o processo de desgaste das correias dos circuitos das britagens semimóveis. Como resultado foi possível identificar através do modelo de regressão múltipla a equação do modelo de degradação do circuito e que as covariáveis comprimento, velocidade, produção acumulada e dias operacionais são realmente significativas e influentes e impactam no modelo de degração. De posse dos modelos das curvas de degradação utilizando o método de regressão múltipla obtivemos o modelo onde o mesmo obteve uma boa representatividade e comprovou que o modelo é fidedigno ao perfil de desgaste estudado neste trabalho.
