EE – PPG - Programas de Pós-Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/3205
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemAplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres brasileiros(2013) Oliveira, Maiquiel Schmidt de; Azambuja, Ana Maria Volkmer de; Lima, Milton Luiz Paiva deA produção de um país depende, além da boa relação com outras nações, da sua eficiência logística. Para o crescimento econômico que se desenha para o Brasil é necessária uma logística adequada para escoar os produtos e, dessa forma, aumentar a competitividade com o exterior e a produtividade do país. Considerando que atualmente em torno de 70% das cargas transportadas utilizam contêineres, é de interesse verificar a eficiência das operações em terminais de contêineres como formar de torná-los mais competitivos a nível mundial. Para tal, aplicou-se a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA). Utilizou-se o modelo BCC orientado para produto para construir um escore de eficiência a partir dos insumos e produtos relevantes no processo de movimentação das cargas, focando a questão da acessibilidade aos terminais de contêineres. De posse desse índice foi analisada a eficiência nos terminais de contêineres no ano de 2011. Ainda, verificou-se a eficiência desses terminais no período de 2004 a 2011 utilizando o modelo de Análise de Janelas (Window Analysis). Com a aplicação do modelo BCC os terminais Tecon Santos (SP) e Multi Rio (RJ) apresentaram eficiência nas suas operações. Através da Análise de Janelas verificou-se que o Tecon Santos (SP) se manteve eficiente em todo o período analisado, sendo que os terminais Tecon Rio Grande (RS), TECONVI (SC), Libra Santos (SP), Tecon Vila do Conde (SP), Tecon Suape (PE), TCP (PR), Multi Rio (RJ) e Libra Rio (RJ) apresentaram eficiência somente em alguns períodos. A eficiência do Tecon Santos (SP) pode ser atribuída ao fato desse terminal ser o maior do país em movimentação. Em 2011, esse terminal chegou a realizar 80 mph (movimentos por hora) estabelecendo um novo padrão de produtividade na América do Sul, o que o coloca em patamar semelhante aos melhores terminais europeus.
- ItemUma proposta de metologia para análise de eficiência em portos brasileiros: a técnica de análise envoltória de dados (DEA)(2008) Acosta, Cristina Maria Machim; Lima, Milton Luiz Paiva deOs portos brasileiros após a Lei nº. 8.630/93 conhecida como “Lei de Modernização dos Portos”, atravessam um processo de profundas alterações. Após a privatização dos serviços operados nos portos brasileiros, tem ocorrido um incremento nos investimentos em melhorias para o aumento na movimentação de cargas. É de interesse que se conheçam quais os portos brasileiros vêm realizando esse serviço de forma mais eficiente. Neste contexto, é muito importante a busca de melhores índices de eficiência, com o objetivo principal de dar suporte ao crescimento das relações de comércio com o exterior, uma vez que este é um dos principais instrumentos de viabilizar o desenvolvimento econômico e social do País. Dessa forma é importante e necessária a utilização de avaliações permanentes de eficiência com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade nas operações portuárias. Neste trabalho é avaliada a eficiência técnica dos portos brasileiros, utilizando a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados (AED). Aplicando os conceitos dessa metodologia, foi construído, a partir de um modelo orientado para o produto, um índice de eficiência composto por insumos e produtos. No referido índice foram incluídos como insumos extensão de cais, profundidade do canal e área de armazenagem e como produto a soma geral dos granéis sólidos, líquidos, carga geral e contêineres. Com a aplicação desse escore para os anos de 2004 e 2005 foram identificados os portos de Areia Branca (RN), Itaqui (MA), Natal (RN), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC), como eficientes. Esses portos eficientes poderão servir de referência para os ineficientes.
